Fazer dupla cidadania em Portugal

Eu estou viajando para Portugal e gostaria de tentar fazer a dupla cidadania em Portugal. Pelo que me informei tenho que levar a minha certidão de inteiro teor autenticada pelo consulado. Vocês sabem me informar se consigo resolver tudo por lá porque o atendimento no consulado do RJ é péssimo e demorado. Quanto tempo devo demorar? E onde tenho que ir para resolver isso nas lojas do cidadão resolve? Quero tirar o bilhete de identidade e o passaporte português também. Desde já agradeço.
«13

Comentários

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    Fátima,

    Sempre aconselho enviar os documentos de cidadania pelos Correios. Primeiro porque o tempo de viagem é muito valioso para ser perdido enfiada dentro de cartórios portugueses estressantes. Depois porque, dependendo do caso, sempre pode faltar algum documento e aí colocar tudo a perder. E terceiro porque nem todas as Conservatórias trabalham de maneira tão eficiente, rápida e flexível quanto Ponta Delgada.

    Sugiro que você faça o seu processo do Brasil e deixe apenas para tirar o Cartão de Cidadão em Portugal (sai a 15 euros nas Conservatórias sem urgência).

    Você é filha de português ou de portuguesa? O casamento dos seus pais está transcrito em Portugal? Seus pais são AMBOS portugueses? É preciso saber a linha de descendência do português até você para saber exatamente qual é o seu caso e os documentos necessários para a SUA cidadania.
  • Olá boa noite a todos,venho por meio deste pedir aos nobres membros alguma orientação.
    Sou filho de português vivo ,meu pai casado com minha mãe mora no Brasil, assim como eu..
    Minha irmã já fez a alguns anos atrás todo processo e tem a cidadania dela portuguesa.
    Estou indo para Portugal em junho deste ano,poderei dar entrada lá em porto na minha cidadania no período que ficar legal ,no caso 3 meses depois revalido para mais três,
    Neste período total de 6 meses acham que consigo pegar meu cartão cidadão mais passaporte português??
    Agradeço toda ajuda é informações que puderem já.
    Papai do céu abençoe a todos
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    Bom dia, Omin.

    Pode sim. Mas veja bem, por que você não faz a sua Atribuição pelos Correios AGORA e deixa para tirar o Cartão do Cidadão e o Passaporte em Portugal?

    Se você enviar pelos Correios os seus documentos para a Conservatória de Ponta Delgada, em cerca de 15 dias o seu Assento Português já estará disponível enquanto no Porto está levando cerca de 40 dias.

    Você tem alguma dúvida sobre a documentação referente a sua Atribuição?

    Se a sua irmã fez pelo Consulado, saiba que você fazendo direto em Portugal pelos Correios é muito mais simples e envolve menos documentos.
  • Boa tarde! Meu pai e minha mãe se casaram em Portugal e vieram para cá nasci aqui, mas já faleceram. Onde posso começar a tirar Dupla cidadania para mim e depois meus filhos e maridos. Sou de São Paulo-SP
  • @Gloria, se um dos seus pais, ou ambos, são portugueses, http://www.cidadaniaportuguesa.com/filhos/
  • Obrigada!!! Abçs
  • Thereza Lima...
    Então meu processo de cidadania estando pronto eu posso sair daqui com meu passaporte brasileiro e fazer tanto o cc quanto o passaporte português la em Lisboa já que estou indo para morar ?
    Agradeço...
  • @Katia Gonzaga,

    vc pode sair do Brasil com seu passaporte brasileiro.
    Porém, não se esqueça que terá que comprar passagem de ida e volta e contratar o seguro.
    Não sei se isso é interessante neste caso, já que vai morar em Portugal.
  • Valeria BragaValeria Braga Member
    editado July 2016
    Boa tarde,
    Estou retirando minha residência permanente para vivem em Portugal como reformada, o que está correndo de vento em popa. Mas minha intenção real é solicitar a cidadania portuguesa em Portugal, já que vou estar morando lá, porém me preocupa o tempo para isso: estando com toda a documentação em mãos, esse processo pode demorar quanto tempo? um ano ou mais? alguma recomendação adicional? agradeço qualquer informação.
  • Boa tarde pessoal, primeiramente fico muito feliz nesse momento em achar um fórum esclarecedor sobre o assunto. Em segundo gostaria de saber se alguém pode me ajudar com as seguintes dúvidas. Minha mãe é Portuguesa, viva e viúva de meu pai Brasileiro, está com documentações todas em dia e atualizadas, inclusive como viúva. Somos em 7 irmãos homens, 5 já tem a nacionalidade. 1 desses cinco conseguiu realizar o envio diretamente a Portugal muito provável "Ponta Delgado" com declaração de pobreza e conseguiu tirar sua cidadania e em seguida dos seus 2 filhos sem custos. Alguém sabe como seria esse procedimento? Vejo pelos coments que enviar os documentos direto á Ponta Delgado é até mais rápido que o próprio consulado português no Brasil, isso procede? Ficarei grato se puderem me ajudar. Viajarei em agosto 2017 á frança e de lá pra Portugal se conseguisse uma maneira de ir adiantando documentações seria ótimo. Abs e Feliz Ano Novo á Todos!
  • @Michael,

    Boa noite!
    Em Ponta Delgada nao faz mais processo de cidadania, la agora só transcriçao de casamento. Mas temos outras conservatorias que fazem. Você pode juntar a documentaçao e enviar pelo correio. Só nao paga os filhos menores de 18 anos, para adultos o valor é de 175euros.
    Como sua mae tem dicumentaçao e seus irmão ja fizeram fica mais facil.
  • Boa tarde a todos.
    Pessoal minha esposa tem cidadania e a dois meses nasceu nosso filho (eeeeeeee), estamos planejando ao fim desse ano de 2017 para nos mudarmos para PT seria mais fácil fazer a cidadania dele lá? Visto a dor de cabeça que é aqui no querido Brasil estamos pensando sériamente em ir com o passaporte brasileiro dele e fazer o resto já em terras lusitanas. Pelo que os colegas comentaram anteriormente parece ser possível dar entrada em PT ainda aqui do Brasil mas em meu caso que entraremos com uma cidadã Portuguesa, teria algum problema de entrar apenas com passagem de ida mais o PB4?
  • Estou sem saber direito se os documentos que já possuo estão corretos

    Bom dia já tenho comigo a minha certidão de inteiro teor ou integral apostilada, e as fotocópias dos documentos dos meus pais portugueses já reconhecidos em cartório. Além do meu processo estou levando a procuração do meu irmão que o próprio notariado de Lisboa me indicou, junto com a fotocópia do passaporte dele é certidão tudo já autenticado e apostilado. Necessito de mais algum documento? Por favor me ajudem porque estou entrando em desespero de não saber e entender o que eles querem.
  • @Priscila Afonso De Sousa,

    boa noite.
    Para processo de atribuição, são necessários:
    - certidão do requerente do tipo reprográfica, apostila, com firma reconhecida de quem a assina
    (se for fazer em Ovar ou VNGaia, pode ser a do tipo inteiro teor, que contenha selos de fiscalização)
    - modelo 1C preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade (se fizer pessoalmente em Portugal, não há necessidade do 1C, pois irá preencher o formulário lá)
    - 175 euros (se fizer por correios, pagos por vale postal internacional. Pessoalmente, pode pagar em espécie)
    - certidão dos pais portugueses ou indicação dos assentos de nascimento deles
    - cópia autenticada e apostilada do RG (deve ter sido emitido há menos de 10 anos).

    Vc mencionou Lisboa. Não faça processos por lá. É o local mais burocrático e moroso de Portugal.
  • Boa noite Márcia,

    Obrigada pela suas informações, mas ainda tenho algumas dúvidas, tipo como vou fazer presencial não preciso preencher o formulário 1C, mas também estou levando a procuração do meu irmão, ele precisa preencher?
    Com relação as certidões dos meus pais precisam ser originais,ou fotocópias autenticadas? Pode ser fotocópia do meu passaporte autenticado ou é necessário apostilar essa fotocópia também?
  • @Priscila Afonso De Sousa,

    bom dia! Você pode levar o 1C do seu irmão já preenchido e assinado por ele (assinatura reconhecida por autenticidade), e somente entregar. Torna-se necessária a procuração quando o requerente tem impossibilidade de assinar o 1C ou impossibilidade de ir até o cartório. Faça assim, leve tudo dele já certinho. Se quiser, leve também a procuração (se tiver algum erro, na hora, você poderá consertá-lo).

    Com relação às certidões:
    brasileiras --> sempre originais apostiladas e com firma reconhecida de quem as assina
    portuguesas --> cópia simples (não precisa autenticar). A exceção é para certidões de batismo de quem nasceu antes de 1911, porque as conservatórias pedem que sejam certificadas pelos arquivos distritais.

    Cópia do seu RG ou passaporte --> se for passaporte, tem que estar na validade (claro!) e tem que constar a filiação nele. Se for RG, tem que ter sido emitido em menos de 10 anos. A cópia deste documento deve ser autenticada e apostilada.

    Tudo certo?
  • Na região de Lisboa, existe alguma conservatoria que podemos fazer o pedido de cidadania, sem ser a CRC Lisboa?
  • @Flávio Vieira Carlos,
    só pessoalmente. Conservatória do Registo Civil de Lisboa.
  • Obrigada Márcia. E em qual CCR seria melhor dar entrada no processo de atribuição , já que ficarei em Portugal por apenas 18 dias. Chego por Lisboa e volto pelo Porto.
  • Obrigado Marcia! Tem ideia de quanto tempo demora o processo?
  • @Flavio Vieira, Lisboa costuma demorar!! Se tem pressa agende por tel em Ovar, leve toda documentação certinha e fica pronto muito rápido!! Pelo relato de colegas aqui do fórum 1 semana.
    Esse colega foi em Lisboa e informaram que demoraria muito.
  • M Adelaide preciso agendar para dar entrada em Ovar?
  • Ou é melhor enviar por correios?
  • Essa é uma boa pergunta.
    Já li aqui no fórum que fazendo o processo pessoalmente (por inscrição e não por transcrição) lá em Portugal o processo sai bem mais rápido.
    Eu não me importo de ficar esperando todo o processo de nacionalidade em Portugal mesmo, só preciso que seja o mais rápido possível. Se demorar muito posso perder o emprego que consegui.. estou muito preocupada.
    Alguém sabe em qual CRC de Portugal sai mais rápido a cidadania?

    *Só pra esclarecer, meu pai acabou de conseguir a dele (ele é filho de português), já estou com a minha certidão repográfica de inteiro teor e passagens compradas pra Portugal pro dia 22 de março. Já liguei para várias conservatórias em Portugal, mas infelizmente quase todas mandavam pra CRC de Lisboa. Alguém me ajuda, por favor!
  • @Priscila eu liguei pra Ovar há 2 dias e a moça me respondeu que só agenda pra ir lá nos meses entre outubro e Dezembro (também nunca tinha lido isso aqui no blog, deve ter mudado tem pouco tempo).
    Você pode me mandar a procuração que vc vai usar pro seu irmão por e-mail, por favor (erikagpf@gmail.com)?
    Obrigada
  • Várias pessoas têm dúvidas se podem entrar em Portugal somente com passagem de ida. A legislação exige passagem de ida e volta, seguro e recursos suficientes para o período que ficarem na Europa. Recomendo que adquiram passagem de ida e volta porque a entrada em Portugal é rigorosa e não são poucas as deportações. É mais seguro ter uma passagem de volta porque se der alguma coisa errada podem ir ao Brasil e voltar a Portugal sem problemas.
  • @Pedro Sousa, isso sempre foi passado para as pessoas que querem ir e ainda não são cidadãos portugueses ou que ainda não fizeram o cartão cidadão ou passaporte..
    Mesmo assim, as pessoas sempre acham que vão mostrar o assento portugues e que vão entrar.
    Mas a orientação é essa que você colocou.
  • Só uma dúvida, estou mandando minha documentação para Tondela na próxima semana, pelo que li é o local mais rápido (sei que está demorando, mas é melhor que o consulado português aqui no Rio). Quando receber minha documentação pretendo ir morar em Portugal, espero que isso aconteça até o fim do ano de 2017. Mesmo com a documentação e passaporte português precisarei de passagem de volta?
  • @Maria da Gloria, claro que o melhor é você fazer direto para a conservatória, esquece consulado esta levando entorno de 1 ano pra sair a cidadania. Você mandando para Tondela acredito que em 4 meses saia, claro que esse tempo pode ser mais curto ou mais um poucquinho, mas nunca igual ao consulado.
    Se for com passaporte ou cartão cidadão( identidade portuguesa faz no consulado)vc não precisa de passagem de ida e volta. Vc entra em Portugal só com o cartao cidadão, nao precisa do pasaporte.
  • Obrigada M.Adelaide Velloso. Sou nova no fórum e tenho lido muitas informações e as vezes uma informação mais antiga não condiz com outra. Acabei ficando confusa.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.