Processo de atribuiçao somente pela mae

Boa noite, preciso de uma ajuda. Posso requerer a cidadania do meu pai, sem apresentar a certidao de nascimento do meu avô. Somente com os documentos da minha avó, pois ela tambem era portuguesa,e conheceu meu avo aqui no Brasil onde se casaram.

Comentários

  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    Sonia, você continua abrindo diversos tópicos com o mesmo assunto!

    Já lhe respondi no outro tópico! Vai ficar difícil ajudá-la porque as informações ficarão diluídas em vários tópicos.
  • Desculpa Theresa Lima, mas fiz por orientação da Daniela Simarro. Agradeço sua explicação. Entao hj tenho em maos os documentos da minha avó (Assento de batismo, certidao de casamento, certidao de obito e RE), do meu avô que foi declarante somente a certidao de casamento. Nesta certidao somente consta que ele era do Distrito de Viseu. Hoje o que voce me orientaria a fazer, transcrever o casamento e dar entrada pela mãe ou tentar mais algumas tentativas de busca do assento do meu avô?
    *Lembrando que nao possuo mais informações pois meu pai era muito pequeno quando meu avô faleceu. Os portugueses se conheceram no Brasil, portanto nao sei se ele veio sozinho ou com familia, etc. e essa falta de informação esta dificultando as buscas.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    Oi, Sonia.

    Como ambos os avós são portugueses, você terá de fazer a transcrição de casamento deles.
    Para essa transcrição, bastará o assento de batismo da avó e a certidão de casamento dela.

    Depois da Transcrição do Casamento, basta fazer a atribuição do seu pai usando o assento de batismo de sua avó.

    Ou seja, os documentos que você tem já são suficientes.

    Sugiro que leia todas AS POSTAGENS dos tópicos ATRIBUIÇÃO PELA ACP PORTO e ATRIBUIÇÃO CRC PONTA DELGADA.
  • Ok Obrigada Theresa Lima

  • Theresa Lima boa tarde,
    Me surgiu uma duvida, encontrando ou nao o assento de batismo do meu avo eu terei que averbar o casamento deles?
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    @Sonia

    Perdoa-me. Fui informada de que bastava um dos assentos para se fazer a Transcrição de Casamento.

    Mas essa semana recebi a informação de PD e da CRC do Porto de que são necessárias as certidões de nascimento de AMBOS os nubentes para se fazer a transcrição.

    A transcrição do casamento é necessária quando os pais são AMBOS portugueses ou ainda quando o filho é do segundo casamento do português (principalmente se o português é nascido ANTES de 1911).
  • Theresa Lima, eu consegui creio que seja os numeros do passaporte do meu avo saberia me dizer onde e como buscar o passaporte por numero?
  • Sonia,
    Os passaportes de Viseu estão online até 1877. Nesse blog tem uma planilha que facilita a pesquisa:
    http://genealogiafb.blogspot.com.br/2014/08/indexacao-de-passaportes-do-arquivo.html
  • Mariza Guerra, pelas contas que fizemos entre data de nascimento 1892 e 21 anos que consta no microfilme do cartorio esse passaporte é de 1913, sabe onde posso encontrar?
  • Sonia,
    Peça ao Arquivo Distrital de Viseu cópia do processo do passaporte ou apenas informação de freguesia e data de nascimento. Envie os dados que possui.
  • Entao Mariza esse é o problema o que possuo esta no microfilme do cartorio so tem o numero, livro e pagina, e a idade 21 anos. Voce acha que com isso eu consigo descobrir a freguesia?
  • Bom dia
    Moramos no Brasil e minha mãe acabou de obter a dupla nacionalidade portuguesa, e eu (que tenho 40 anos) gostaria de pedir a minha através dela. Ela e meu pai são divorciados e atualmente ela é casada com outro homem. ( ja tenho as certidões de casamento de ambos apostilados e do divórcio dela com meu pai)

    Eu terei algum impedimento no processo de nacionalidade?

    Quais outros documentos preciso para dar entrada no processo da minha dupla cidadania?

    Em outubro 2018, estou indo para Portugal. Qual é a melhor e mais rápida Conservatória de Registo de Civil que eu possa ir pessoalmente fazer esse processo?


    Agradeço desde já pela ajuda.
  • @Juliana vc terá que antes fazer a transcrição de casamento dos seus pais em Portugal mesmo eles estando divorciados.
    Vc pode dar entrada no ACP do Porto.

    Documentos:

    Copia do registro português da sua mãe
    Sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade
    Cópia do R.G apostilado ou CNH tb apostilada
    Vale postal de €175 euros ou pgto em dinheiro(pessoalmente) ou cartão de crédito internacional

    Para transcrição de casamento :

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Olá, tenho a seguinte duvida: Minha mãe era portuguesa (falecida) já registrei o óbito dela, meu pai Brasileiro, também falecido, ele foi o declarante do meu nascimento e meus pais não eram casados, fui informado pelo consulado que não é possível requerer a nacionalidade, procede isso ?

  • editado August 2018
    @MILANOV vc terá q comprovar sua maternidade pela sua mãe portuguesa como: sua carteira escolar e carteira de vacinação assinada pela sua mãe,declaração da maternidade onde vc nasceu , declaração de batismo, etc.Sem esses documentos adicionais o processo pode sim ser negado.
  • ok, muito obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.