Transcrição de casamento por Ponta Delgada

1162163165167168256

Comentários

  • @Aline J M eu mandei os meus docs via EMS dia 18/12, saíram de SP dia 19/12 e consta chegada em Lisboa no dia 27/12. Aí não movimentou mais. O seu não consta nem a chegada em Portugal?
  • Pessal,

    Transcrição de Casamento da minha mãe concluída!

    Envio via DHL: 16/11/2018
    Recebimento em Portugal: 26/11/2018
    Averbamento do casamento na certidao de nascimento: 14/12/2018

    18 dias! PD está a todo vapor!

    Finalmente iniciar minha atribuição!!!
  • Processo feito é concluído. Mandei um vale postal para fazer a transcrição de casamento da minha mãe e em 1 mês a certidão chegou na minha casa com o assento tudo direitinho, recomendo muito por ponta delgada.
  • Alguém saberia me dizer se é preciso fazer a transcrição de casamento no caso do português ser a mãe, para pedir a cidadania dos filhos?

    O declarante na certidao dos filhos é o pai, que é brasileiro. Mas a mãe é portuguesa por atribuição.
  • @Viviane Barreto sim, quando a mãe é a portuguesa a transcrição do casamento tem que ser feita.
  • Boa noite!

    Solicitei a certidão de nascimento do meu avô português através do Civil online há 5 meses.
    Fiz o processo de transcrição de casamento dele com minha avó brasileira por Ponta Delgada e o processo já foi concluído, como não houve alteração no nome não aparece alteração na certidão do Civil online.

    O que devo enviar para o processo de atribuição da minha mãe relativo ao item:
    - certidão de nascimento do português com estado civil atualizado?
  • @Andreia Karine pode apenas indicar o número/ano e local do assento. Pode também optar por mandar essa certidão mesmo impressa e juntar uma copia simples da certidão de casamento que Ponta Delgada emitiu, acredito que você já deve ter recebido pelo tempo que citou.
    Mesmo se mandar apenas o impresso dessa certidão que você tem eles devem emitir uma certidão original para o processo e nesta já estará averbado o casamento mas acho mais seguro fazer de uma das maneiras anteriores.
  • Bom dia pessoal do fórum.
    Estou indo enviar os documentos para Transcrição da minha mãe, gostaria de saber se o Vale postal envio com o meu nome a remetente, pois sou eu que vou requerer, e primeiro eu envio pelo correio o Vale postal,e depois vou em uma empresa da DHL para enviar os documentos.
    Só ontem descobri que o correio não faz o envio pela DHL.
    Obrigada
  • @Sandra barros sim, coloque seus dados como remetente do Vale postal. Junte um xerox do comprovante do Vale a documentação que vai enviar.
    DHL é outra empresa, não tem relação com os Correios.
  • @daniel Henriques obrigada pela ajuda.
  • Pessoal, bom dia.

    Meus bisavós portugueses casaram-se em Portugal, porém o casamento não estava averbado nas certidões de nascimento. Quando a certidão de casamento finalmente foi encontrada numa igreja, fizeram um assento de casamento na Conservatória em junho/2017. Tenho essa certidão de casamento digitalizada.

    É necessário fazer a transcrição?

    Na certidão de nascimento da minha avó, o declarante não é o meu bisavô português, mas um terceiro desconhecido.
  • @Daniel Henriques, muito obrigada pela resposta. Poderiam me ajudar com mais uma dúvida?

    Eu fiz a transcrição de casamento dos meus pais por Ponta Delgada, que foi concluída. Porem, quando solicitei a certidão pelo registro pelo civilonline e recebi a certidão, vi que o endereço dos meus pais que vem no assento de casamento é o endereço de quando eles ainda eram noivos, ou seja, na certidão da transcrição aparece no campo "residência habitual" está o endereço de cada um quando eles eram noivos. É assim mesmo? Porque no requerimento eu preenchi no campo "residência habitual" o endereço deles onde eles moram hoje em dia. E coloquei o endereço em que eles moravam antes de casar apenas no campo "residência à data da celebração".

    Pergunto isso pq não vi em nenhum lugar do assento de casamento o endereço atual deles. No assento de casamento, aparece na parte do nubente o endereço antigo do meu pai, onde ele morava antes de se casar, e, no campo da nubente, vem o endereço da minha mãe, onde ela morava antes de se casar.

    Se for assim mesmo e estiver correto, eles vão enviar o assento para qual endereço afinal? O que preenchi no requerimento como "residencia habitual", mas que não aparece no assento?

    Muito obrigada.
  • @Pessoal, a certidão de casamento de minha avó não veio com firma reconhida do oficial, somente com o selo eletronico e apostilada, pode ser enviada assim?
  • @Daniel Henriques obrigada!
  • Estive no correio para fazer o Vale Postal, eles não aceitam se eu não enviar com o nome de uma pessoa física. Me informaram que no dia 20/12 mudaram as leis.
    Alguém pode me ajudar.
    Obrigada
  • blancoutblancout Member
    editado January 2019
    @Sandra barros poucas agências estão fazendo Vale Postal para pessoas jurídicas (no caso as conservatórias), existem relatos de pessoas que conseguiram em uma ou outra agência. Se você estiver em São Paulo Capital a agência da Rua Boa Vista no centro ainda está fazendo.Uma dica caso não encontre é dizer que o Vale Postal é para o Sr IRN IP, eu já usei esse artifício uma vez e consegui. Boa sorte!
  • @blancout eu moro em Curitiba.
    Fui na central dos correios, vou tentar na agência do centro pra ver.
  • Boa tarde pessoal,

    Estou juntando os documentos para realizar a transcrição de casamento de meus pais, mas me surgiu uma dúvida.

    A certidão de meu pai (não português) precisa estar averbado o casamento?

  • @André Mendes Martins não precisa estar averbado não.
  • @rennerfernandes o apostilamento contém o reconhecimento de firma do oficial
  • Sandra barrosSandra barros Member
    editado January 2019
    Acabei de fazer meu Vale Postal.
    Pra quem mora em Curitiba o correio da Vicente Machado 205, eles fazem. Mas eu nem disse nada sobre o Correio faz João Negrão. Fica a dica pra quem mora em Curitiba, e enviei pela DHL da Comendador Araújo. Obrigada a todos pela ajuda.
  • @gsilvestre e @rennerfernandes

    Apostilamento não contém necessariamente o reconhecimento de firma. Geralmente essa relação direta só existe qd o apostilamento eh feito no mesmo cartório que gerou o documento.

    Qd o notário tem firma em outro cartório , o ideal eh vc pegar o "sinal público " do registro que eh como se fosse um reconhecimento de firma atestando a validade da assinatura desse notário. Após o sinal público vc deve efetuar o apostilamento.

    Quando a certidão já vem com a forma reconhecida ou com sinal público basta apostilar.

    Esse detalhe é bastante importante sobretudo agora que dizem ter chegado uma conservadora mais rígida em PD.

    A certidão de casamento dos meus pais eu encomendei por e-mail ,já que o cartório era numa cidade onde já não moramos mais. O próprio cartório de lá me informou que o sinal público deveria ser feito em outro cartório . Paguei mais 7 reais e eles mesmos fizeram o sinal público nesse segundo cartório antes de me enviar pelos Correios.
  • Para acompanhamento, acabo de receber a certidão de mais um processo de transcrição que fiz por PD.
    PD eh MT eficiente.

    Vale emitido 12/11/2018
    Enviado via ems 12/11/2018
    Chegada a PD 23/11/2018

    Transcrição averbada 12/12/2018

    (19 dias após a chegada )

    Recebimento da certidão com o casamento averbado em minha residência no BR 03/01/2019
  • @esbarros
    acredito que você esteja equivocado. Se olhar no apostilamento, ele é a certificação da assinatura, logo, é um reconhecimento. O que pode ocorrer é que o Cartório em que se apostila não tem como fazer esse reconhecimento (inexistência de um sistema com as assinaturas de outros notários - normalmente ocorre em cartórios de diferentes estados), situação em que exige-se o sinal público ou o próprio reconhecimento pelo Cartório de origem, para só então fazer o apostilamento. Fato é: feito o apostilamento, a assinatura está reconhecida. Inclusive, meu processo em Ponta Delgada foi concluído na semana passada com uma certidão de nascimento apostilada por um Cartório que havia sido expedida por outro Cartório, sendo que o Cartório de origem não fez nenhum reconhecimento ou sinal público.
    Abs.
  • Oi gente, tudo bem? Meus documentos da transcriçao chegaram hoje e foi recebido pela uesa (acho que é EUSA)
    Agora é so esperar ne? O vale postal eles so sacam perto do vencimento ne?

    Quanto tempo ta demorando mais ou menos o processo de transcriçao? (Tem planilha pra acompanhar?) Com quanto tempo vcs ligam para a LR?

    Mes passado eu pedi a certidao de nascimento do meu pai pelo civil online... essa certidao vai att automaticamente com o casamento ou depois que a transcricao ficar pronta tenho que solicitar uma nova certidao?

    Feliz 2019 a todos
  • @gsilvestre

    Concordo . O apostilamento indica quem e onde carimbou. E justamente por talvez não existir um sistema unificado que possa verificar as firmas alguns cartórios pedem que o documento esteja com sinal público ou firma reconhecida antes de apostilar.

    Por isso disse que o IDEAL eh pegar o sinal público ou o reconhecimento antes do apostilamento.

    Se não me engano já até comentaram sobre a necessidade do sinal público aqui no fórum e de eventuais problemas pela falta deste. Por isso discordei de seu comentário de que o apostilamento contém o reconhecimento.

    Concordo com você que o apostilamento certifica o documento . Mas não tenho tanta certeza se não será motivo de exigência futura. A conclusão do seu processo sem problemas realmente é um bom exemplo.
  • @iza070216

    Não há planilha para acompanhamento de transcrição.

    Basicamente , ao que parece, PD ordena os processos de acordo com vencimento do vale postal. Então o tempo de conclusão tem menos a ver com a data de recebimento mas sim com a emissão do vale.

    Acompanha o rastreamento do envio p confirmar que chegou e quando completar 30 dias da emissão do vale (independentemente da data do recebimento em PD) vc manda um e-mail p CTT perguntado se o seu vale foi sacado. Eles costumam responder rapidamente.

    Caso tenha sido sacado vc já pode ligar p LR se quiser ou esperar uns 15 a 20 dias p receber a certidão em casa.

    Essa certidão que você pediu mês passado no civil on LINE não vai atualizar automaticamente. Ou você pede outra ou aguarda a que chegará em sua casa.
  • @esbarros o apostilamento é uma espécie de reconhecimento de firma, por isso afirmei que a apostila contém o reconhecimento. O sinal público pode ser exigido para o apostilamento, mas, uma vez apostilado, a firma está reconhecida. Informações nesse sentido no site do CNJ. Não há razão para cair em exigência em Portugal, sobretudo pelo sinal público não ter validade lá.
  • Bom dia a todos,

    Então, reconheci o formulário, porém na etiqueta de reconhecimento consta como “verdadeiro”.
    Eu terei algum problema?

    Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.