Nacionalidade por Naturalização

Boa tarde pessoal,

Tenho uma pequena inquietação e gostaria de contar com a vossa opinião.

Em 2014, abri um processo de aquisição de nacionalidade portuguesa por naturalização (por ter vivido pelo menos 6 anos em Portugal, a estudar). Sou natural de Angola. Para dar entrada do meu processo de nacionalidade, precisei ir à Angola pedir a certidão de nascimento e o registo criminal (devidamente legalizados). Como em Angola, tratar documentos é um processo altamente "estressante" e moroso, e como dispunha de poucos dias de estadia em Angola, tive de contactar um "facilitador" que me prometeu conseguir estes documentos em tempo record, a troco de dinheiro, claro. Na situação aflitiva em que me encontrava, acabei por aceitar, e, para a minha surpresa, os documentos que ele conseguiu tinham carimbos de legalização falsos, apesar de conterem dados verdadeiros. Na altura, não percebi que os documentos eram falsos, só depois de dar entrada do processo na conservatória dos registos centrais de Lisboa, pelo que eles me notificaram, primeiro para providenciar uma nova certidão de registo criminal, e mais tarde uma nova certidão de nascimento devidamente legalizadas, porque os documentos que eu tinha entregue não continham, na sua legalização, o carimbo e a assinatura do agente diplomático português em Luanda. Já providenciei novamente ambos os documentos devidamente (e bem) legalizados. Desta vez não contei com os préstimos dos falsificadores, claro.

Em vista desta situação, vocês acham que tenho chances de conseguir a nacionalidade portuguesa? Estou um pouco dividido em termos de esperança. No fundo, acho que consigo a nacionalidade, uma vez que ao pedirem a nova certidão de nascimento, eles disseram que era "para efeitos de transcrição", e sei que, segundo a lei portuguesa, a atribuição de nacionalidade é feita através de averbamento que são adicionados à transcrição do assento de nascimento... Por outro lado, tenho a dúvida a tomar conta de mim, uma vez que esses documentos falsos podem ter comprometido o meu bom nome, apesar de não ser intencional, da minha parte. O que vocês acham, pela experiência que têm nesse assunto?

Comentários

  • nkadi22

    acho que, uma vez que já está de posse dos documentos verdadeiros, devidamente legalizados e contando que sejam todos os documentos solicitados pelas conservatórias de Portugal, você tem boas chances.

    Boa sorte!!
  • Obrigado pela sua opinião, Marcia. Vamos ver o desfecho :)
  • Boa noite!
    Alguém poderia me dar uma informação simples.
    Gostaria de saber qual é a conservatória hoje em dia que é MENOS EXIGENTE ao que se refere ao pedido de CIDADANIA? Por que pergunto isso...porque soube que há conservatórias muito rígidas e outras mais flexíveis, pois já possuo todos os documentos em mãos para dar entrada no pedido.
    Agradeço muito se alguém puder me dar uma dica.
    att,
    Sergio
  • @Serginho CRC de Ovar. Tempo de conclusão 11 a 12 meses.
  • Muito obrigado! Eu ouvi dizer que a CRC do Porto também seria uma boa opção...O que você me diz @vlad Pen?
  • @Serginho a ACP do Porto são bem exigentes com a documentação. Tem q estar tudo correto.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.