Diferença em nome na Certidão de Portugal e o nome do Português no Brasil.

samundorsamundor Member
editado May 2016 em Outros assuntos
Boa noite pessoal.
Preciso de ajuda.
Consegui a certidão de nascimento do meu avô porém quando está chegou, me informaram que meu avô estava com nome diferente, do nome que mencionei na busca pela certidão, mas que era sem duvidas está a certidão que eu estava procurando. Já os demais nomes, batem todos com os documentos do Brasil, o que devo fazer?

Obrigado

«13

Comentários

  • Mariza GuerraMariza Guerra Member
    editado May 2016
    samundor,
    Me parece que alguém deve ter escrito ou transcrito errado. Algum cartório poderá te orientar.
  • samundorsamundor Member
    editado May 2016
    Marisa Guerra obrigado pela resposta.
    Olhando a Certidão de Nascimento de Portugal não sei o que fazer, pois se eu solicitar a retificação do assento do meu avô aqui no Brasil pode ser que na conservatória quando os documentos chegarem lá eles interpretem o contrário. Sinto que estou a um passo de fechar os documentos para dar a entrada porém não estou conseguindo.
  • samundor
    Acredito que o cartório no Brasil consideraria o documento de entrada, no caso o passaporte, que a principio estaria certo. Tente decifrar a certidão portuguesa com uma lupa e comparando letras de outras palavras. Se você quiser mandar o link posso tentar ler para você.
  • samundorsamundor Member
    editado May 2016
    Oi Mariza, mais uma vez obrigado pelo retorno.
    Fiz o que disse. Estou achando que a certidao que me mandaram de Portugal esta errada. Acho que amanha vou ligar la na conservatoria.
    Vc acha possivel eles mandarem documento errado?
  • samundor,
    Não sei se a conservatória erraria, estão acostumados com os garranchos antigos. Se o erro não foi de transcrição em Portugal, com certeza aconteceu quando chegaram aqui. A conservatória pode te orientar, esses erros eram comuns na época.
  • samundor,
    Leia o tópico que acabei de postar "Como obter Certidão de Inteiro Teor". Leia TODO, são poucos tópicos e podem te ajudar.
  • Ops! Tópico errado.
    Veja, o que eu queria dizer:
    "Quando os portugueses vieram para o Brasil, a maioria absoluta não viajou de primeira classe e muitos vieram como clandestinos.
    Durante a viagem foram expostos a tempestades (as certidões eram escritas a nanquim) ou tiveram seus pertences furtados. Sem falar no fato que algumas crianças viajaram sozinhas e outras tantas sem passaporte.
    Assim, uma grande parte dos portugueses (alguns analfabetos) tiveram que fazer declarações para poderem se casar. Aliado ao fato que alguns funcionários de cartórios tinham dificuldade de entender o sotaque português...
    Por isso, você vai precisar verificar nas certidões brasileiras (de Inteiro Teor) onde constam seus descendentes portugueses se consta que as informações foram "declaratórias".
    Assim, meu amigo descobriu que seu avô português (chegou com 7 anos ao Brasil) usou o sobrenome do padrinho dele como sobrenome da avó. Olha a confusão!
    Sem esquecer do fato que até 1911 a pessoa nascia era registrada sem sobrenome em Portugal e só quando casava ESCOLHIA o sobrenome do pai ou da mãe para compor seu nome.
    Então, você vai precisar pesquisar DATAS também para ver se há alguma coincidência ou semelhança"
    Espero que te ajude.
  • Theresa
    Obrigado pela ajuda.
    Sim a certidao q tenho esta certa e alguns nomes nao batem mesmo.
    A idade dos meus bisavos tambem nao batem.
    Vc acha que irei precisar de um advogado para corrigir as certidōes daqui?
    Acha wue conseguirei?
  • Esse meu amigo usou como base as certidões portuguesas. Foi aos cartórios onde estão as certidões incorretas e fez uma espécie de petição ( eles fornecem o formulário para você preencher argumentando com detalhes os erros/motivos), pagou uma taxa de cerca de 250 reais para cada processo e anexou cópias autenticadas das certidões portuguesas comprobatórias. O cartório remeteu para o juiz responsável pelo Cartório que aceitou autorizar as averbações. O processo todo deve ter durado em torno de 1 mês.
    Outra coisa, os 250 reais inclue a certidão já averbada.
    Sabemos que ele poderia questionar a cobrança dos 250 reais por certidão (ele teve que corrigir duas certidões diferentes em dois cartórios distintos) porque os erros foram dos cartórios quando fizeram os registros de forma declaratória. Mas poderia demorar muito e ele tinha pressa, por isso preferiu pagar.
    Então, você deve primeiro definir como certo os conteúdos das certidões portuguesas e depois ir até os cartórios providenciar as retificações.
  • Boa noite,

    Só para ajudar com a minha situação:

    Meu bisavô chegou ao Brasil com 9 anos e em seu passaporte constava o nome de Armando da Cruz Pimentel, e assim em todos os documentos posteriores no Brasil, inclusive a certidão de nascimento da minha avó. Quando achei a sua certidão em Portugal, a surpresa, seu nome de batismo era Armando de Jesus.
    O processo da minha avó está em vias de ser finalizado.

    Boa sorte
  • Boa noite pessoal.

    Nossa, incrível como ainda existem pessoas boas e de bom coração neste mundo. Estou muito feliz por muitos aqui estarem tentando me ajudar. De coração, obrigado.

    Theresa Lima.
    Muito obrigado pela ajuda.
    Meu avô se casou e apresentou no cartório um certificado de inscrição consular, inclusive este tem uma numeração, e até após descobrir este documento entrei em contato no consulado para saber quais documentos do meu avô eles possuíam lá e para minha surpresa eles disseram que desconhecem este documento. Portanto acredito que não conseguirei solicitar a correção desta certidão tendo em vista o fato de não ter sido um erro do consulado. Estou checando com um advogado para o custo para me corrigir esta certidão.

    Klebergarcya.
    Obrigado pela ajuda.

    Você conseguiu provar que seu avô era a pessoa da certidão de nascimento de Portugal mesmo com o nome errado? Vc solicitou a retificação do assento? Como fez o processo?
    O nome do meu avô em Portugal está Antonio José Fevereiro
    O nome do meu avô em todos documentos do Brasil está Antonio José de Souza.
    O nome do meu bisavô em Portugal está Antonio José Fevereiro Souza.
    O nome do meu bisavô em todos documentos do Brasil está Antonio Ferreira de Souza.
    Já o nome de minha bisavó assim como os nomes dos meu tataravós, está tudo igual.
    Claro que o nome da minha bisavó que está na certidão de Portugal com nome de solteira e na de casamento do meu avô com o nome atual de casada.

    Bom pessoal é isso.

    Vocês acham que eu conseguirei?

    Abraço a todos.
  • Samundor,

    Estamos aqui para TODOS NOS ajudarMOS. Um por TODOS e TODOS por UM!

    A princípio você não precisa de nenhum advogado para isso. Basta se dirigir aos Cartórios onde constam os registros a serem retificados. Converse com o tabelião de cada cartório para verificar o que fazer. Depois do formulário específico preenchido com as explicações sobre as alteraçoes a serem feitas e anexados os documentos portuguese comprobatórios, o tabelião encaminha para o juiz responsável por retificações em Registro Civil. Facinho.

    Anexar mais documentos sempre ajuda. Aqui no Rio de Janeiro, o Arquivo Nacional tem muitos documentos dos portugueses que entraram pelo Porto do Rio. Pedi para levantarem vistos de entrada, check in na Ilha das Flores e no vapor em que vieram de Lisboa, habilitações de casamento, identidades de estrangeiros, registros de Nada Consta, enfim TUDO que tivessem sobre os meus parentes estrangeiros. Levaram cerca de um mês procurando mas consegui até fotos do meu avô e dos irmãos dele. Para quem reside distante, eles têm um serviço que atende pela internet. Se for o seu caso, envie os nomes de todos os seus parentes portugueses (nomes portugueses e brasileiros), data de nascimento, filiação, data e Porto em que chegaram ao Brasil, localidade de Portugal que vieram, etc.

  • Bom dia Samundor,

    No meu caso tinha a cópia do passaporte dele quando veio de Portugal, ele alterou o nome dele no momento que fez o Passaporte, como o passaporte é um documento oficial, foi aceito. Também fui atrás da cópia da registro do passaporte e neste documento tinha a informação dos 2 nomes. O Sr. Mário informou que será aceito, só pediu para retificar a certidão de nascimento da minha avó para excluir o nome do seu avô paterno, pois o mesmo não contava nem no passaporte e nem na certidão de nascimento.

    Abs
  • samundorsamundor Member
    editado May 2016
    Kleber bom dia.
    Meu avô chegou com 8 meses e tenho passaporte da mãe dele dizendo que veio com uma criança de colo e tals. Porém neste passaporte o nome do meu avô está diferente. Tem como eu encontrar mais informações seguindo o passaporte?
  • Acredito que pelo passaporte da mãe dele, que consta onde foi emitido, o dia, fls, etc, vc pode pedir a cópia do registro do passaporte da mãe dele, pois deve haver alguma informação referente ao seu avô.
    Mas de antemão te digo que vc enviando os documentos vai ser bem difícil ser negado, haja vista que tanto a certidão de nascimento quanto o passaporte são documentos oficiais.
    No caso do meu bisavô, no registro do passaporte que pedi diretamente à guarda, se fazia referência aos 2 nomes dele.
  • Entendi Kleber.
    Onde eu consigo pedir a cópia do registro do passaporte dela?
  • Procura ver no próprio passaporte, qual foi o distrito que emitiu?
  • samundorsamundor Member
    editado May 2016
    Pessoal vou semana que vem no cartório onde meu avô registrou seu casamento munido de sua certidão de nascimento e tentar solicitar a retificação. Porém, será apenas uma tentativa pois o nome tem uma diferença significativa. Vou tentar provar levando documentos da minha bisavó, que constam inclusive o nome de seus pais que estão corretos em todos documentos.
    Alguem tem alga ideia complementar pessoal.
  • samundor, pesquise o passaporte http://tombo.pt/d/braganca
  • Mariza boa tarde, obrigado pela ajuda.

    Estou falando com Guilherme com mensagens fechadas e ele me passou este link.

    Passei os nomes que tenho e ele esta tentando me ajudar.

    Não entendo muito destes foruns. rs

    Agora, eu so tenho a data da chegada do meu bisavô e estou tentando achar olhando folha por folha do livro. complicado.
    rs
  • Guilherme
    Vamos conversar por aqui. Estou me atrapalhando por la.
  • Mariza
    Obrigado.
    Nossa que dificil viu. rs
    Vou salvar esta quem sabe pode ser util, deve ser parente mesmo.
  • Pessoal bom dia, tudo bem?
    Voces acham que mesmo com esta bangunça nos nomes é possivel eu conseguir a correção?
    Sera que da para fazer sozinho, ou precisarei de um advogado?
  • samundor,

    Leve o registro português em um cartório e faça a consulta. Talvez seja preciso rastrear o documento usado como fonte para que ele tivesse documentos aqui, tipo o registro de estrangeiro
  • Pessoal boa tarde.
    Dando sequencia no meu processo.
    Como ja sabem o nome do meu avô em Portugal era um e todos seus documentos por aqui outro.
    Peguei a certidao de nascimento dele que consegui em Portugal e fui ate o cartorio onde ele registrou seu casamento para pedir a retificação e me informaram que como o nome esta diferente e não apenas uma letra ou outra coisa simples qualquer, a unica forma para conseguir a retificacao era atraves de ordem judicial. Encontrei um advogado que trabalha com isso e ele esta querendo cobrar por cada certidao que ele ira solicitar a correção, esta certo isso? Alguem aqui ja usou advogado para isso? Eu imaginava que o advogado entrava com pedido de retificacao de assento e que apos o juiz deferir eu levaria este documento nos cartorio e regularizava todos documentos necessarios. Qual a forma correta?
  • Pessoal boa tarde.

    Agradeço a todos pelo empenho em me ajudar.

    Entrei em contato com Nilopolis, e ele me deu uma dica de bastante valia é que estou seguindo.

    Entrei em contato com uma pessoa de Ponta Delgada e enviei por e-mail os documentos que possuo para eles pudessem analisar e me passar uma posição. Recebi o retorno e a pessoa confirmou o que já sabia que todos documentos do Brasil estou com um nome e a certidão de nascimento de Portugal com outro. Eles me pediram para eu enviar os documentos e o que for preciso eles me retornam fazendo as solicitações.

    Os documento que me pediram foram:

    -Certidão de nascimento legalizada no Consulado de Portugal no Brasil. OK

    _ Formulário devidamente preenchido e com reconhecimento de assinatura. (Junto minuta). ONDE CONSIGO ESTE?

    - Fotocópia certificada do documento de identificação ONDE CONSIGO ESTE

    - Cópia do assento de casamento dos pais ou indicação do nº do assento e Conservatória em Portugal. ESTOU PEDINDO A CIDADANIA PARA MEU PAI A QUEM ELES SE REFERIRAM NESTA SOLICITAÇÃO.

    -Vale postal no valor de 175.00€.


    Pessoal eu pergunto. Será que só estes documentos são suficientes?
    Não tenho de fazer a transcrição de casamento e óbito do meu avô? Como fazer com nome diferente?
    Se eu mandar tudo que eles pediram e estiver algo errado, eu perco essa grana?
    Alguém sabe qto tempo leva para eles darem retorno?

    Bom é isso.

    Obrigado a todos
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    GenteM, traduções:

    Junto Minuta: ver o formulário em anexo que te enviaram por email.

    Fotocópia autenticada do documento de identificação: xerox da identidade autenticada em cartório.
  • Tereza LimaTereza Lima Member
    editado March 2016
    @samundor,

    Peça que confirmem a não necessidade da retificação no documento. Se confirmarem, imprima o email e anexe ao jogo de documentos que for enviar.

    Transcrições de óbito não são exigidas nos processos feitos diretamente em Portugal.

    O documento de identificação, é o RG do seu pai.

    O formulário em anexo, é o formulário modelo 1C (que deve ser impresso colorido e frente/verso na mesma folha).

    A transcrição do casamento é desnecessária se o seu avô foi o declarante na certidão de nascimento do seu pai.

    Mas se o português nasceu ANTES de 1911, é preciso apresentar a Certidão de Casamento dele (pode ser xerox autenticada). Se foi depois, não precisa.

  • Nossa Theresa que rápido.

    Obrigado

    Transcrição de casamento é necessário?
  • Você me mandou e-mail?
    Não recebi.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.