Aposentadoria em Portugal

2»

Comentários

  • Bom dia
    Sou aposentado do serviço público, tenho 63 anos, dupla cidadania luso brasileiro, desejo morar em Portugal, a minha dúvida é sobre os 25% que tenho que pagar para o governo brasileiro, mesmo com dupla cidadania eu tenho que pagar?
    Após aposentar no serviço público, comecei trabalhar no serviço privado, dúvida posso transferir minha comtribuição para previdência, para Portugal?
    OBRIGADO
  • Bom dia @Romeu Juiz

    Entre no grupo aposentados em Portugal no facebook.
    Lá você tira todas as suas dúvidas!!!

  • @Claudia,

    De que Carta de Residência você está falando? Para a Prova de Vida basta a identidade e o Cartão Bancário do benefício.

    Sou aposentada e meu benefício é de uma agência do Bradesco do município do Rio de Janeiro. Sempre faço a prova de vida em outra agência num município do interior do RJ e nunca me solicitaram o comprovante de residência. Infelizmente não há agências do Bradesco em Portugal.
  • Oi @Teresa Lima

    Estava me referindo a fazer a Declaração Definitiva de Saída do País, mas já estou informada.
    Acabei de me aposentar e estou indo morar em Portugal a princípio o ano que vem.
    Se você não quiser ser descontado de 25% sobre os seus rendimentos do INSS, é melhor não fazer a declaração de saída definitiva. Eu virei uma vez ao ano para o Brasil, aí aqui farei minha prova de vida e tranferirei minha aposentadoria através do transferwise.

    Um abraço
  • Cláudia,

    Verifique com o banco por onde recebe o benefício se tem sede em Portugal. Sei que tem Banco do Brasil e Itau.

    O BB diz que não faz mas o Itau eu não sei. O que sei é que as agências podem enviar documentos entre elas via malote interno.

    Caso tenha interesse, verifique com o Itau ou com o seu banco essa possibilidade.
  • Obrigada @Theresa

    Vou verificar, tenho conta e recebo pelo Itau, sei que tem agência em Lisboa, o problema é o valor da conversão para o Euro, os bancos cobram taxas bem altas.

    Abraço
  • Boa tarde pessoal,gostaria de tirar uma dúvida,meu pai e português e mora aqui no brasil,ele foi militar da aeronáutica e veio para o brasil por motivo de guerra,gostaria de saber se ele pode se aposentar ou se reformar aqui no brasil?
  • Oi @Paulo

    Creio que sim, basta marcar agendamento no 135 e levar todos os comprovantes de pagamento do Brasil e de Portugal e verificar quanto tempo tem de contribuição, ou se já tem o tempo para solicitar a aposentadoria.
  • ou verificar direto na aeronáutica como é o procedimento para os militares!!! boa sorte!!!
  • Pessoal estou prestes a ir para Portugal em definitivo e tenho duvidas de como transferir para la meu tempo de servico aqui do Brasil... Alguem com alguma info para ajudar? Muito Obrigado
  • VetyVety Member
    Na verdade, a pessoa que vai residir no exterior, em qualquer país, deve fazer a declaração de saída definitiva do país, junto à receita federal. A partir daí o governo brasileiro vai taxar na fonte, a título de IR, 25%, mesmo que a aposentadoria seja de um salário mínimo. Porém quem é taxado com outra alíquota, por ex. 27,5%, deixará de pagar e passará a pagar apenas 25%.
    Se a aposentadoria for do INSS, a pessoa vai escolher um banco português , abrir conta, ir no INSS, com o documento de saída definitiva e indicar o banco português para receber sua aposentadoria lá. Independente do valor da aposentadoria, a taxa de IR será de 25% apenas. Não haverá pagamento de 0,38 % que os bancos cobram p transferir $. Neste caso não haverá deduções de qualquer espécie, nem de gastos com saúde.
    A pessoa pode optar, por não fazer a declaração de saída definitiva do país, mas neste caso, deverá vir ao Brasil no mínimo uma vez a cada 12 Meses.
  • VetyVety Member
    Aposentadoria por Portugal(outra forma) a pessoa que quiser se aposentar em Portugal, deverá procurar a previdência aqui no Brasil e pedir uma certidão com seu tempo de serviço, apostilar, de acordo com a convenção de Haia, nos Cartorios do Brasil fazem esse tipo de serviço. Com esse documento em mãos, e estando com autorização de residência legalizada em Portugal , procurar os órgãos da previdência de Portugal e pedir o reconhecimento do período de contribuição do Brasil, para contar para aposentadoria em
  • VetyVety Member
    @claudia Menina Barreto, vc pode optar por não fazer a declaração de saída definitiva - DSDP- , e continuar a movimentar a conta no Banco brasileiro , on line, que recebe a aposentadoria. O risco que corre é se o governo brasileiro perceber a sua SDP, vai começar a taxar automaticamente em 25%. Outro ponto importante, se não fizer DSDP, e adquirir Patrimônio no exterior, quando quiser trazer esse patrimônio para o Brasil, o governo vai cobrar taxas absurdas. Há pessoas que estão morando no que optaram por não fazer a DSDP, e outras que fizeram, cada deve ponderar bem a agir de acordo com seu convencimento.
  • O percentual de 25% de imposto cobrado depois da saída definitiva é direto em cima do valor bruto, sem nenhuma dedução. Dependendo do valor fica acima do desconto de 27,5% por causa das deduções.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.