Ajuda sobre legalização de documentos no Consulado RJ

edited February 2016 in Consulados
Prezaos,

gostaria da ajuda de vocês. Vou dar entrada no meu pedido de naturalização e a única coisa que falta é a legalização dos documentos no consulado português no RJ.
Liguei para o consulado pra saber quanto é o valor para legalizar os documentos e, após dizer que era pra naturalização, a atendente me disse que eu não preciso fazer isso (??) e que era pra ver a documentação que precisa no site do consulado. Fiquei sem ter o que argumentar depois de tanto descaso da atendente, pois em todo lugar leio que preciso legalizar no consulado antes de dar entrada.

Alguém sabe como é o processo no consulado do RJ?
«1

Comentários

• No de SP é tudo feito pelo correio, com rapidez e eficiencia.No proprio site eles indicam onde baixar o requerimento e o endereco para o qual enviar.Olha esse link, parece que o do RJ tambem:
    http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/legalizacao-de-documentos/
  • PS: Eu legalizei todos no Itamaraty ( escr. de SP) na hora, de graca, e depois enviei todos legalizados para o consulado de Portugal legalizar tambem. Embora tenha lido que alguns precisam e outros nao, na duvida, ja que tinha que mandar alguns, mandei todos.
  • Obrigado Luiza, fiquei na duvida quanto ao que a atendente falou.
    No site tem as seguintes opções:

•Reconhecimento de Assinatura Presencial

•Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade

Acredito que seja a primeira para a assinatura do formulário, correto?
  • Luiza,

nenhum documento precisa passar no Itamaraty. Infelizmente, alguns consulados continuam cobrando. Os de São Paulo e do Rio, com certeza não exigem para a legalização de certidões.
  • Guilherme,

Como assim nenhumas das duas, o consulado não precisa reconhecer a assinatura no formulário preenchido assim como as certidões de nascimento e documento de identidade?
  • Guilherme
    Pois nao é que fiz inúmeras coisas que nao precisaria?
    Dei foi muita cabecada.
    hehehe
    O que importa é que o processo foi!!! :)
  • Quer dizer,, lendo o link acima vi que.... o chao abriu. Meu pai foi o declarante, mas nunca se casou com minha mae, filha de meu avo portugues. Meu avo portugues nao foi o declarante do nascimento de minha mae, e nao consigo localizar a cert. de casamento dele, com minha avo brasileira, pois o unico cartorio da cidade diz que nao consta, e pois estou desconfiada que lasquei-me.
  • Galera o formulário vc imprime no site. Só pode datar e assinar no consulado. À legalização no Itamaraty não precisa ser mais feita . Fui 24/03 no RJ.
  • GenteM,

O único documento que precisa passar pelo Itamaraty é o Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela internet. Essa exigência é exclusiva de Ponta Delgada nos processos de Aquisição, que também exige a legalização no Consulado do Atestado.

Embora seja gratuito, não há necessidade nos outros documentos.
  • Não, @Fatima! Datar e assinar no consulado é muito mais caro do que fazer o mesmo num cartório (assinatura presencial).
  • edited March 2016
    @Wesley,o Consulado não cobra pra fazer reconhecimento de firma,porém,não aconselho porque da minha filha colocaram a etiqueta no Modelo 1 C bem em cima de onde eu teria que escrever o numero do vale postal.E só percebi isso nos correios.
    Resultado:como eu tinha levado outros formulários em branco,preenchemos outro,abrimos firma em um cartório perto dos correios e reconhecemos a firma lá.
    Achei que era a melhor opção do que voltar no consulado pra reclamar.
    Essa foi a primeira e única vez que reconheci qualquer coisa no Consulado.Depois disso só faço em cartórios.
  • @MariaNelida, obrigado pelo esclarecimento, e @Fatima, me desculpe a informação incorreta.
  • Mil vezes pagar cerca de R$ 6 para reconhecer por AUTENTICIDADE no Cartório do que enfrentar o stress do Consulado só por ser gratuito.
  • Concordo com vc,@Thereza.
    Eu só fiz isso por inexperiência e porque fomos lá legalizar as certidões.Então já que estávamos lá,aproveitamos pra reconhecer a firma.
  • Olá pessoal,
    Terei que ir ao consulado do Rio de Janeiro legalizar 2 certidões de nascimento de inteiro teor ( do meu avô e do meu pai ), além do certificado de antecedente criminal do meu pai.
    No caso, meu pai que está fazendo o processo de naturalização.
    Como ele já tem 84 anos, não queria que ele passasse por toda a espera do consulado.
    Eu gostaria de fazer a legalização dos documentos. É necessário que ele faça uma procuração para mim me dando direitos de representá-lo? Ou posso ir sem procuração? Ou ele é obrigado a ir pessoalmente?

Outra dúvida :
    Na hora de entrar no site do consulado e escolher as opções para a legalização destes documentos eu tenho que escolher qual opção?
    1-Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura
    2-Legalização de Documentos - Fotocópia Simples
    3-Reconhecimento de Assinatura Presencial
    4-Reconhecimento de Assinatura do Notário em Requerimento de Nacionalidade
    5-Certificado de Inscrição Consular - (Documento para a Polícia Federal)

Se alguém puder me ajudar nesta questão eu ficarei muito grata.
  • edited March 2016
    @Monique,

para legalizar documentos no consulado não precisa ser a própria pessoa, e não precisa de procuração.
    Opção 1 - Legalização de documentos - reconhecimento de assinatura

Acho que vc já fez essa pergunta...
  • Boa noite a todos,

PD está exigindo legalização de certificado do registro criminal no consulado de Portugal no Brasil, não mencionaram nada sobre Itamaraty. Estou tentando fazer o agendamento no consulado do RJ e para as certidões já achei a resposta no fórum: a opção do agendamento é:
    Opção 1 - Legalização de documentos - reconhecimento de assinatura
    E para a legalização dos antecedentes criminais gerado pela internet? Cliquei em " legalização de documentos - Fotocópia Simples" e foi gerado um boleto de R$ 105,00. Está certo? Achei caro, será que é isso mesmo?

• edited March 2016
    @Elaineq,

É a opção 1- Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura. Você deveria ter informado que o número de documentos a serem legalizados é 2.

Após cerca de 2 dias de feito o pagamento, o sistema abrirá pra você os dias disponíveis para o agendamento.

O valor equivale a 20 euros. Como o euro está nas alturas...
  • Obrigada @Thereza, e para legalizar os antecedentes criminais? Também foi exigido que fosse no consulado, qual a opção?
  • @Elaineq,

é a mesma opção!
  • @Marcia, imprimi a certidão de antecedentes criminais emitida pela internet, ela não tem assinatura para ser reconhecida, por isso acho que baixar a opção 1. Talvez Legalização de documentos - fotocópia simples?
  • @Elaineq,

Você vai passar primeiro no Itamaraty para legalizar o Atestado de Antecedentes Criminais emitido pela internet. Vão carimbar e assinar/rubricar.

Daí você passa no Consulado e legaliza a assinatura/rúbrica do funcionário do Itamaraty. Ou seja,

Opção 1- Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura. Você deveria ter informado que o número de documentos a serem legalizados é 2.
  • @Theresa Lima,

Então nos casos de Aquisição, devemos Legalizar 3 docs no consulado (Nascimento do Requerente, Nascimento do Filho de Português -pai\mãe do requerente- e certidão de antecedentes, legalizada antes no Itamaraty?
    Tudo opção 1 - Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura (Entregue RJ ou ES), informando tratar-se de 3 Docs. Pagamos o boleto e agendamos. Isso?
  • @Rodrigo,

No SEU caso, vai precisar apresentar certidões de casamento?

Se tiver, já sabe, Inteiro Teor com firma reconhecida do notário E legalizada no Consulado.

Somente as certidões brasileiras (nascimento e casamento) e os Atestados de Antecedentes Criminais precisam ser legalizados.
  • Alguém sabe quanto tempo o Consulado do RJ demora para legalizarem e enviarem para o endereço os documentos? Qual o prazo é melhor, o enviado pelo correio ou pessoalmente, considerando o prazo de agendamento que no site do Consulado não diz nada?
  • Ruy,

Sempre consegui marcar algum horário pros 7 dias seguintes, de preferência nos primeiros horários, e fica tudo pronto em média em 1-2 horas.
  • Pessoal, já pesquisei em todo o site do consulado no RJ mas não consegui achar "Legalização de Documentos - Fotocopia Simples - Entrega no consulado".
    Preciso legalizar meu diploma pra me candidatar à uma Pós que pretendo fazer em Lisboa.

Alguém pode me ajudar, por favor?

Obrigadão, desde já!
    Abs a todos!
  • Olá Mei, já entrei em contato com a universidade e me disseram que posso fazer como Apostila de Haia. Porém, no cartório me disseram que o reitor que assinou o diploma precisa ter firma autenticada. Enfim, já melhor que os 116 do consulado hehe

Obrigado!
    :)
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.