Certidão de nascimento

editado September 2015 em Outros assuntos
Olá, estou com dificuldades para encontrar qualquer informação da certidão da minha avó portuguesa (falecida) albertina maria tavares de aguiar (nome de casada) filiação joaquim fontes e emilia maria tavares, do cônjuge antonio jose de aguiar (avô) e o que tenho é apenas rg de estrangeiro escrito nascida em porto-portugal e o re. Alguém que puder ajudar agradeço.

Comentários

  • Kleber, teve algum avanço nisso?
  • Olá Gustavo

    Sim, o Guilherme encontrou as informações que eu precisava para ingressar com os processos de nacionalidade e já em dezembro de 2015 eu (neto) e o meu pai (filho da portuguesa) estávamos com os processos concluídos. Hoje quase toda família é portuguesa, fiquei muito grato por isso e agora, aqui no form, tento ajudar as pessoas a conseguir o mesmo.
  • Entendido, que bom ^^.
  • Olá,estou a algum tempo na procura dos documentos para tirar a minha cidadania,com uma enorme ajuda da Mariza Guerra, ela pediu que entrasse em contato para eu lhe pedir ajuda pois ela encontra-se em viagem, aí vai...,estou precisando do assento da minha avó para transcrição do casamento ,ela chegou ao Brasil no navio Orinta no ano de 1906, última saída diz Lisboa, São Vicente, chegada Rio de Janeiro,creio que deva ter vindo desse concelho,nome Maria do Patrocínio,nascida dia 15 de maio de 1891, Portugal, Peço sua ajuda, agradeço desde já, obrigada.
  • Oi,nome dos pais: Antônio Marques Baptista e Maria da Luz, Obrigada!
  • ola, procuro o assento de Miguel Orfão, filho de António Orfão e Ana Rosa Gonçalves, data de nascimento 21\03\1911, encontrei a irmã Piedade Gonçalves , nascida em 21\01\1907 na freguesia de Soure. Quem puder me ajudar, agradeço!!
  • Prezado Kleber, boa tarde.

    Suas informações foram de grande valia. Abrimos os endereços que nos enviou, o registro do Antonio Júlio Pires, confere, ele é o irmão do Martinho.

    A antiga freguesia de São Jorge de Vila Nova pertenceu, depois, à freguesia de Donai e já foram pesquisados os respectivos livros paroquiais. Infelizmente, nada foi encontrado.

    No momento, estamos seguindo sua orientação e pesquisando o Arquivo Distrital de Bragança. Já havíamos entrado no site, havia solicitado 6 pesquisas, todas sem sucesso.

    KIeber, desde que iniciamos a busca pelo Registro de Nascimento do Martinho, fizemos contato com várias pessoas, Advogados aqui no Brasil, Museu do Imigrante, Family Search, Advogados de Portugal, Torre do Tombo, Torre de Vinhais, entre outros, nenhuma delas nos forneceu informações tão precisas e em tão pouco tempo, quanto você. Mostrou conhecimento, interesse e capacidade para tal. Por este motivo, gostaríamos de conversar com você, quanto a possibilidade de contratar o seu serviço, para fazer a busca do Registro de Nascimento para nós. Nosso tempo é curto, temos muita, muita pressa. Temos certeza que você será capaz de nos ajudar.

    Estamos esperançosos e no aguardo de uma resposta positiva,
    Cordialmente,

    Rogério do Santos
    Santos / São Paulo / Brasil
  • Boa tarde a todos!

    Criei uma nova discussão solicitando ajuda para encontrar o assento de nascimento do meu bisavô João da Costa Nunes, data de nascimento: 01/06/1891. Local de Nascimento: São Martinho do Porto, Filiação: Joaquim da Costa Nunes e Maria de Oliveira.

    Solicitei ajuda a conservatória de Leiria porém até o momento não recebi resposta.

    Alguém ter informação ou contato de uma conservatória que responda ou oriente?

    Muito obrigada!
    Fernanda
  • Bom dia Sr @Kleber Silva Aguiar
    Já procurei nos Arquivos distritais de Vila Real e passei e-mail e não consigo nada de Sanfins.
    Do Meu bisavô
    Antônio Xavier Moutinho
    Filho de
    Francisco Xavier Moutinho
    E Isabel Maria Mendes
    Nascido em Sanfins, Valpaços, Vila Real
    A data exata do nascimento não sei .
    Mas em por volta de 1890 acredito q já estava no Brasil.
    Meus tios avós começaram a nascer por volta de 1894.
    Se puder me orientar te agradeço
  • Guilherme,

    como sabe a freguesia e o concelho de nascimento?

    Na certidão de casamento ou óbito do seu bisavô não tem a idade?

    Já folheou o livro com os batismos de 1849 a 1879?
    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1088038
  • Kleber esses eu já tinha achado . O problema é q não tem a data , nem certidão de óbito ou de casamento.
  • Até achei Sanfins nos livros 66 e 247. Obrigado pedi uma busca
  • Oi @Kleber Silva Aguiar

    Tudo bem?

    Por gentileza, você pode me ajudar encontrar uma certidão?

    Assento de nascimento de Izabel Machado. Local de nascimento Alentejo, Portugal. Data 11/07/1910. Filiação Manoel Machado e Francisca da Conceição.


    São esses documentos que eu tenho.

    Eu busquei nos arquivos distritais das Paróquias de Alentejo, mas não consegui encontrar.

    Desde já, agradeço pela atenção.

  • @Mariana1

    Deve ser este o registro n°84 https://digitarq.adbja.arquivos.pt/viewer?id=1071424 ...0088.tif

    Freguesia de Aldeia Nova de São Bento / Serpa / Beja

  • @Kleber Silva Aguiar

    Nossa, que rápido!! Queria ter tido essa agilidade para encontrar kk

    Muito obrigada!

  • Olá @Kleber Silva Aguiar

    Como vai amigo? Não sei se poderá me ajudar com a informação que preciso, mas se puder pelo menos me dar alguma orientação, eu agradeço muito, pois estou meio perdido...

    Preciso encontrar o registro de Nascimento da minha bisavó. Ela veio solteira de Portugal e casou aqui com o meu bisavô também português. Eu consegui encontrar o assento de nascimento dele, mas não o dela.

    Como eles casaram fora de Portugal, vai ser necessário fazer a transcrição do casamento antes de dar início ao processo do meu pai (neto), correto? É por isso que estou buscando o registro de nascimento dela.

    Eu achei a certidão de casamento do cartório, mas neste documento só consta que eles são de Portugal. Então fiz uma pesquisa ampla buscando na Cúria aqui e em algumas igrejas diretamente, até que encontrei o livro de casamento deles. Lá informa que minha bisavó foi batizada na paróquia de “São Sebastião, Bispado de Vizeu”.

    Em pesquisa, descobri que a Diocese de Viseu engloba igrejas localizadas nos Distritos de Guarda e Viseu propriamente. E há paróquias com o nome de São Sebastião nas seguintes Freguesias: Dornelas, Sequeiros, Souto (Distrito de Guarda, Concelho de Aguiar da Beira); Maceira (Distrito de Guarda, Concelho de Fornos de Algodres) e Queiriga (Distrito de Viseu, concelho de Vila Nova de Paiva).

    Só que eu não encontrei nada. Absolutamente nada digitalizado para consulta destas Freguesias... Será que esses arquivos não estão disponíveis mesmo ou eu não estou sabendo pesquisar? Será que pode me ajudar?

    O nome da minha bisavó é Maria da Trindade Teixeira, nascida em 20 de abril de 1900, filha de Carlos Correa e Thereza da Conceição Teixeira.

    OBS: É possível que haja divergência quanto ao nome da mãe. Pode ser que conste "Tereza de Jesus".

    Desde logo agradeço por sua atenção!

  • Olá!

    Meu nome é Marcia e estou procurando o registro de nascimento de meu pai, que é brasileiro, nascido no RJ. Ele hoje tem 81 anos e me informou que foi registrado no cartório de Cascadura, que é 11° circunscrição- Freguesia de Inhauma. Porém, aos poucos foi lembrando que possivelmente não tenha sido registrado imediatamente ao nascer. Poderiam me ajudar? Segue as informações:

    Walterlino Paes de Figueiredo

    Nasc: 26/05/1942

    Mãe: Maria da Ascenção de Oliveira Figueiredo

    Pai: José Paes de Figueiredo

    Desde já, agradeço a ajuda.

  • Boa tarde pessoal,


    Gostaria de tirar uma duvida com vocês. Eu solicitei a certidão do meu avô, ela chegou e na mudança não estou achando o documento de jeito nenhum. Mas eu havia escaneado junto com os outros documentos, tenho salvo na pasta.

    Gostaria de saber se eu imprimir esse documento para enviar junto com toda documentação do processo, se ele serviria? Ou eu preciso solicitar uma nova certidão do meu avô para poder enviar?

  • @AnaSgrig_

    É um assento de nascimento pós 1911 (já informatizado) que você pediu no civilonline? Parecido com esse aqui:

    https://www.melhoresdestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/certidao-nascimento-portuguesa-820x707.jpg

    Se for, pode mandar só a cópia, pois o que interessa na prática é o número no alto e que conservatória emitiu. Pois eles vão usar esses dados para entrar no sistema e checar as informações.

    Mas se é batismo físico (pré-1911) emitido por um Arquivo Distrital não vai servir. Tem que mandar o original que recebeu do AD, com a assinatura de quem emitiu, aquele selo branco em alto relevo etc.

  • @CarlosASP Obrigada pelo retorno, vou procurar mais uma vez para ver se eu acho. 😓🙏

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.