Retificação de assentos brasileiros

13

Comentários

  • Vou tentar mandar o óbito do português, que comprova o nome dele.
    Caso ainda caia em exigência o nome do pai dele, eu tento a retificação via judicial.
    Fica dificl resolver a pendencia sem receber nenhum oficio, email ou telefonema.
    E o tempo continua correndo.....
  • Pessoal, bom dia!
    Gostaria de agradecer por todas as informações deste fórum que é excelente! Consegui obter as certidões dos meus bisavós em Portugal!!

    Estou precisando de uma ajudinha de vocês.
    Existem algumas divergências de sobrenomes nos documentos de meus bisavós:

    Certidão de nascimento (antes de 1911):
    Abílio
    Filiação: Marcelino Rodriguez de Carvalho e Maria Clara Rodriguez
    Rosalina
    Filiação: José Francisco Dias Júnior e Ana Rodrigues

    Certidão de casamento (1917):
    Eles se declararam e assinaram como: Abílio Rodrigues e Rosalina Rodrigues da Silva. Não há menção a como eles passaram a se chamar após o casamento.

    Porém na certidão de nascimento de minha avó, meus bisavô se declarou com o sobrenomes de seu pai Rodrigues de Carvalho e minha bisavó com o de sua mãe Rodrigues.

    Após a transcrição de casamento, haverá mudança dos sobrenomes de meus bisavós? Será necessário fazer alguma retificação? Se sim, qual seria a melhor alternativa: retificar a certidão de casamento de meus bisavós ou a certidão de nascimento de minha avó?

    Muito obrigada.
  • CreedCreed Member
    Estou com a seguinte situação:

    Minha mãe, com naturalidade portuguesa recente, está com Assento Civil emitido com o nome de solteira.
    Ela é casada com meu pai, que é brasileiro.

    Faremos o pedido da Transcrição do Casamento por Ponta Delgada.

    Ocorre que na Certidão de Casamento do meu pai consta o nome do meu Avô Paterno, enquanto que na Certidão de Nascimento do meu pai NÃO consta o nome do meu Avô Paterno.

    Estou com receio de ter problemas no momento da Transcrição, ou para a retirada do Cartão de Residência do meu pai ou mesmo a Naturalidade Portuguesa dele.

    Acham que posso ter problemas em alguma dessas fases??
    Alguma dica?
  • Estou preparando os documentos para nacionalidade por aquisicao (filho de portugues) e estou com um problema e peco a dica de vcs.
    No assento de batismo portugues do meu pai o nome do pai dele esta Alberto Leandro Novo
    Na minha certidao de nascimento brasileira o nome do avo (pai do meu pai) esta como Antonio Leandro
    Preciso pedir correcao aqui no Brasil na minha certidao de nascimento incluindo o NOVO igual no assento portugues no nome do meu avo??
    Obrigado e boa noite.
  • @alex acho q vc precisará retificar sua certidão de nascimento
  • @alex e @Vlad

    A depender da Conservatória não precisaria retificar. Basta uma carta justificando que o sobrenome Novo foi suprimido por alguma razão de foro íntimo da família.
  • Pessoal, boa noite!

    Meu caso é que na certidão de nascimento do português, está assim:
    - mãe está como Joaquina Romila, e na certidão de nascimento de sua filha brasileira está como Joaquina Dias Ladeira.
    - pai está como Candido Augusto Gomes Corrêa, e na certidão de nascimento de sua filha brasileira está como Candido Augusto Correa.

    Pela suas experiências, será que terei problemas?

    Vinicius


  • Oi, pessoal.
    O processo de atribuição do meu pai (filho do português) caiu em exigência sendo solicitado “retificação dos assentos de modo a que haja coincidência de dados”.

    Ocorre que meu bisavô chegou ao Brasil em 1920 e ele passou a utilizar o prenome (Bonifácio) do avô dele (meu tataravô) como seu sobrenome. Assim, em todos os documentos no Brasil o sobrenome do meu bisavô e avô (portugueses) está como Freitas Bonifácio, mas na certidão portuguesa consta apenas Freitas. Até a certidão de óbito do meu bisavô português (falecido no Brasil) tem o Freitas Bonifácio.

    Comparando as certidões de batismo (bisavô) e de nascimento (avô) portuguesas todas as filiações são idênticas, a única diferença é que nas certidões brasileiras tem um sobrenome a mais (Bonifácio). O único documento brasileiro idêntico ao português é o Registro de desembarque do meu bisavô e sua família no Porto de Santos (Museu da Imigração).

    Como se daria a retificação exigida por Portugal nesse caso, já que existe um sobrenome a mais?
    Será que uma carta explicando tudo isso é suficiente?
  • Alguém saberia me dizer se a seguinte divergência compromete um processo, a ponto de a CRC solicitar retificação?
    Em uma certidão está Rosa (com S) e na outra Roza (com Z).
    Já li muitos relatos aqui informando que erros simples como esse não comprometem, porém dizem que estão mais rigorosos ultimamente.
  • @Shirlei B, o processo de atribuição você fez em qual conservatória?
  • @Gustavo essa diferença em Z e S não será problema.
  • @MARGARETH, estou fazendo pela ACP Porto.
  • @Shirlei B estou com divergência no nome do meu pai. Fiz a transcrição de casamento em Ponta Delgada e eles aceitaram a divergência agora pretendo enviar minha atribuição para Ovar.
  • Luis AmericoLuis Americo Member
    editado June 2018
    Com licença, pessoal.
    Estou dando entrada na nacionalidade para meu pai que é filho de portugueses e depois entro com a minha.
    No RG do meu pai o nome da mãe dele esta com sobre-nome errado, ao invés de "NABAIS" está "NOVAES".
    Vamos dar entrada pelo meu avô português (pai do meu pai).
    Ainda estamos em processo do pedido dos documentos do meu pai e vamos enviar a cópia do RG do meu pai e registro de nascimento devidamente certificados.
    Poderá ter algum problema se vamos pedir atribuição pelo meu avô?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado June 2018
    @Luis Americo

    Essa divergência consta somente no RG do seu pai?
    Qual a data de emissão do RG?

  • @Maria Nélia (obrigado)
    Na verdade comecei errado, não chequei antes nomes e datas dos documentos.
    Meu pai e eu fomos ontem no cartório da minha cidade para solicitar o Registro de Nascimento de Inteiro Teor do meu pai e tirar a cópia do RG para devida certificação, ai eu vi que o sobrenome da mãe do meu pai estava errado no RG, ao invés de "Nabais estava Novaes", ainda não sei como que está no registro de nascimento do meu pai. Na hora eu não me preocupei porque vamos dar entrada para atribuição pelo nome do meu avô portugueses. Os documentos ficam prontos daqui 6 dias. Será que compeça enviar para PT os documentos assim, mesmo que a atribuição vai ser por parte do meu avô, caso não encontrar nenhuma diferença de nome e data por parte dele?


  • @Maria Nélia @Vlad Pen ou outros entendidos.
    com licença pessoal
    Peso desculpa por não me expressar melhor.
    Consegui uma cópia simples da Certidão de Nascimento do meu pai (que é filho de portugueses pai e mãe).
    Então, estamos dando inicio ao processo da cidadania portuguesa para o meu pai. A atribuição vai ser através do pai do meu pai que é português.

    Na certidão de Nascimento do meu pai o declarante é o pai dele (meu vô).
    Encontrei as seguintes divergências:
    Consta na Certidão de Nascimento do meu pai que o pai dele tinha quarenta e dois anos, não informa em formato de data (dd/mm/yy), só esta escrito por extenso de tinha "quarenta e dois anos" (42) porem na data o meu avô já tinha feito 43 anos recente.
    O sobrenome do avô paterno do meu pai esta diferente, o correto seria FONCECA escrito com "C" e esta FONSECA escrito com "S".

    Agora por parte da mãe do meu pai que também é portuguesa (a atribuição não sera por ela) encontrei as seguintes divergências:
    O sobre nome da mãe do meu pai esta escrito diferente, ao invés de NABAIS está NOVAES.
    O sobrenome do avô materno do meu pai também está diferente, o correto seria FONSECA e esta FONSECA.
    O nome da avó materno esta faltando sobrenome.

    Sera que que vai entrar em exigência? Mesmo que o pedido da atribuição será por parte do meu avô.



  • editado June 2018
    @LuisAmerico .o problema maior está no nome da sua avó .Novaes ao invés de Nabais.Como ambos seus avós são portugueses terá q fazer a transcrição de casamento em Portugal antes do inicio do processo de atribuição do seu pai.Terá q retificar essas divergências de nome, principalmente o da sua avó.
  • Luis AmericoLuis Americo Member
    editado June 2018
    @Vlad
    Tanto é que o meu pai também foi registrado com o sobrenome "Novaes".
    O casamento dos meus avós foi em Portugal, eu tenho uma cópia da Certidão de Casamento, consegui no Civil Online.
    Na Certidão de Casamento o nome da minha vó esta incompleto seguidos por ***.
    Exemplo: Fulana de Tal ***
    Não menciona como ficou o sobrenome apos a união.
    Na Certidão de Nascimento do meu pai o nome da minha vó esta assim: Fulana de Tal Novaes da Silva.

  • editado June 2018
    @Luis Americo..ja q o casamento dos seus avós foi em Portugal..um problema a menos. Faça a atribuição pelo seu avô Fonseca.Essa diferença entre o S e C não será problema.Sugiro enviar esse processo para Ovar q é mais flexível apesar de os processos lá terem a conclusão bem demorada.
  • Estou com um problema na certidão de nascimento do meu marido, que vai fazer o processo de cidadania portuguesa. O pai dele recebeu a cidadania por atribuição. O nome da avó do meu marido saiu na certidão portuguesa do meu sogro, filho dela, como Amélia Rodrigues. O nome na certidão de nascimento dela consta apenas "Amélia", na certidão de casamento dela com o cidadão português, consta "Amélia Rodrigues", certidão
    o brasileira e certidão portuguesa. Mas nos outros documentos (certidão de nascimento do meu sogro, certidão de óbito do marido português e certidão de nascimento dela mesma) constam dois outros nomes: Amélia Fernandes Rodrigues e Amélia Rodrigues Teixeira. E na certidão do meu marido consta Amélia Fernandes Rodrigues. Precisamos fazer uma alteração na certidão de nascimento do meu marido para constar "Amélia Rodrigues"?
  • editado September 2018
    Pessoal, estou com uma tremenda dúvida. Se alguém puder me esclarecer, agradeço muitíssimo.
    Estamos tirando a cidadania portuguesa da minha mãe, mas na certidão dela, o nome da minha avó está com o sobrenome do meu avô, sendo que na certidão de casamento deles (se casaram em Portugal) só consta o nome dela como solteira. Acho que em Portugal, não se usava o sobrenome do marido. Precisamos fazer uma correção na certidão da minha mãe? Se for necessário, terei que procurar somente o cartório ou terá que ser por via judicial?

    Como os dois avós eram portugueses, temos que usar os dados dos dois para pedir a cidadania da minha mãe ou podemos pedir somente por um deles, pelo meu avô?
  • @Vlad
    O caso do Luís é parecido com meu. neste caso, se eu fizer somente pelo meu avô, não preciso enviar os documentos da minha avó?
  • @Claudia vc pode fazer somente pelo avô, mas terá que obrigatoriamente transcrever o casamento de ambos os portugueses.
  • Pessoal, acabei de receber a certidão do meu avô pelo civil online e percebi uma diferença, na certidão de nascimento dele o nome do pai consta como Manuel Martins e na do meu pai (que vai pedir a atribuição) o nome na cópia reprográfica é mais parecido com Manoel Martins. Será que isso pode dar algum problema ou basta que o nome do requerente e do cidadão português de quem vai pedir a atribuição estejam compatíveis?
  • @Isabela naum vai ter problema.
  • Pessoal, o meu bisavô (português) incluiu mais um sobrenome quando veio ao Brasil. Além disso foi trocada uma letra em seu nome.
    Pela Certidão de Batismo Portuguesa ele era ManUel Vieira e na certidão de nascimento da minha avó (sua filha que vai receber a cidadania) está ManOel Vieira ALVES.
    Antes de mandar os documentos para o processo de atribuição é necessário retirar o sobrenome ALVES da certidão brasileira e mudar o U por O?
    @Vlad Pen, você que é o grande guru deste tópico =) , pode me ajudar?
    Não sei se entendi direito, mas parece que a @Shirlei B teve uma situação igual?
  • Ah, só pra ficar claro, o nascimento dele é 1878 e na certidão de batismo diz:
    Nome: Manuel
    Filiação: José Vieira e Anna Augusta
    Eu não sei de onde veio o Alves. Além disso, na certidão de nascimento da minha avó (filha dele e futura portuguesa) está avô paterno José Vieira Alves.
    Será que esse Alves será problema na atribuição de cidadania da minha avó?
  • editado September 2018
    @pietrorondon, procure saber de onde veio o "Alves" na certidão brasileira..pode ser do pai dele, ou avô ou veio da parte da esposa.Talvez não seja o caso de retificar, mas fazer uma carta explicando motivo de constar o "Alves".
  • @Vlad Pen, Vou tentar achar então a origem do sobrenome Alves. Obrigado pela dica!
Esta discussão está fechada.