Autenticação consulado SP recusada

edited February 2016 in Consulados
Olá!

Enviei certidão de nascimento em inteiro teor obtida em cartório no interior de São Paulo, com a assinatura do escrevente reconhecida.
A autenticação no consulado de SP foi recusada pelo seguinte motivo:
"A Chanceler do Consulado Geral de Portugal em São Paulo devolveu os documentos
por apresentarem deficiência, a saber: não consta o sinal público da escrevente que
autentica o documento no sistema deles ( do Consulado).
Deverá autenticar o documento em nome de outro escrevente."

Alguém sabe algo sobre isto?

Grato pelo apoio!

Marcelo
«1

Comentários

• Você deve ter legalizado a certidão no consulado errado.
    Legalize a certidão no consulado mais próximo do registro civil.
  • Olá César,

impossível. O registro civil é do interior de SP e o consulado que o recusa é da capital do mesmo Estado.
    Escrevi para o Cartório de Registro Civil pedindo uma opinião da escrevente sobre a recusa. Creio que o consulado deve ter uma lista fornecida por algum órgão de classe ou governo, onde pode conferir os dados do escrevente que assina a certidão.
    Se alguém teve alguma experiência relacionada agradeço o comentário.

Grato,

Marcelo
  • edited July 2015
    Se é assim, faça o seguinte: considerando que a certidão de nascimento esteja em intº-teor e com a firma reconhecida do escrevente, vá ao cartório que emitiu e peça ao escrevente que coloque no sistema eletrônico o sinal publico da assinatura dele.

Feito isso, vá em qualquer cartório da capital de São Paulo e peça que lhe seja reconhecida a firma por sinal publico do escrevente (ou algo assim, vão entender o que vc quer).

Ia fazer isso na minha certidão, mas desisti porque na época o sistema estava muito lento, então peguei o autocarro e subi a serra.
  • Aconteceu isso comigo também. Vai no Cartório da Praça da Liberdade e peça pra reconhecer o sinal público do Cartório do interior de São Paulo. No Consulado não tem o sinal público de todos os cartórios do Estado de SP.
  • Bom saber disso em galera, pq tenho também uma certidão de nascimento em inteiro teor obtida em cartório no interior de São Paulo, na cidade de Bariri e com a assinatura do escrevente reconhecida.

Vou entrar em contato com o cartorio para saber se o escrevente tem o sinal publico da assinatura dele no sistema eletronico.
  • edited July 2015
    O que o Luciano falou está certo, porém, corre-se o risco de o escrevente não ter digitalizado a assinatura no banco de dados. Na dúvida ligue no cartório emissor e pergunte se a assinatura do funcionário já está disponível e se o caso, cobre a digitalização.
  • A informação do Luciano e a do César juntas são a resposta perfeita.

Ligue pro cartório emissor da certidão e pergunte quais cartórios da capital reconhecem o sinal público do tabelião/escrevente. Escolha o que melhor e peça sinal público. Isso resolverá a questão.
  • Agradeço a todos!
    Já fiz contato com o cartório e informei os comentários de vocês. Estou esperando a resposta da escrevente.

Obrigadinho!

• Site do Cartório Praça da Liberdade em São Paulo.

http://www.17tabeliao.com.br

End;

17° Tabelião de Notas de São Paulo
    Praça da Liberdade, 84 - Liberdade - São Paulo/SP
    CEP 01503-010 - Fone/Fax (11) 3291-2500

(Próximo ao metrô Liberdade)

O valor do reconhecimento de sinal público é de R$ 4,80, só levar a certidão original.
  • pessoal estou com uma dúvida. Eu pedi a certidão aqui em São Caetano do Sul, que é do lado de São Paulo - Capital. Quando falei sobre o sinal público, Eu acho que eu não soube explicar, parece que a pessoa não entendeu que o Consulado não reconhece todos os cartórios de São Paulo. E disse que o reconhecimento de firma vale em todo o Estado. Então pedi a reconhecimento de firma somente e agora estou em dúvida.

1- Só saberei se é reconhecido quando eu for no consulado e eles eventualmente recusarem ?

2- Eu perco a taxa que paguei nesse caso ?

3- Caso o escrevente não seja reconhecido pelo consulado, a certidão toda deve ser tirada novamente, ou com essa mesma cópia eu posso levar a um outro cartório em SP Capital e reconhecer novamente ?

• edited September 2015
    Denis,

1- a legalização de documentos só é feita via correio, e não presencialmente;

Envie os documentos a serem legalizados + requerimento preenchido + cópia do boleto pago + envelope para devolução via correio, para:

Consulado Geral de Portugal em São Paulo
    “Legalizações”
    Rua Canadá, 324 – Jardim América
    CEP:01436-000 – São Paulo – SP

O pedido, estando correto, levará o prazo de 5 dias úteis para a devolução dos documentos para o endereço informado no “envelope para a devolução”.

2- Os documentos são devolvidos ao endereço do requerente

Pelo que eu entendi no requerimento do consulado de são paulo, tem este campo;

Caso não seja possível executar o seu pedido, pedimos a gentileza de informar os dados da sua conta bancária para eventual devolução dos valores que depositou: Banco _____________________ Agência _____________ Conta Corrente __________
    Nome do Titular da Conta _________________________________________________ CPF: _______________

Declaro, sob compromisso de honra que são verdadeiras as informações acima,

Data: __/__/____

Acredito que quando não rola a legalização eles fazem a devolução do dinheiro.

3- Não precisa tirar novamente basta levar neste cartório para reconhecer o sinal publico do escrevente;

Site do Cartório Praça da Liberdade em São Paulo.

End;

O valor do reconhecimento de sinal público é de R$ 4,80, só levar a certidão original.

Obs; Antes de tudo e bom voce ligar no cartório que emitiu os documentos e cobrar deles o sinal publico do escrevente que autenticou o documento, eles são obrigado a colocar no sistema.
  • Obrigado Lucao Lacerda. Você deu bastante informações. Agora fico mais tranquilo. Mandei email para o consulado de São Paulo falando do meu caso e eles disseram que "Nossa jurisdição é os cartórios do estado de São Paulo."

Mesmo assim eu vou verificar no cartório da liberdade quando eu tiver a certidão em mãos, eu perguntei lá e eles disseram que é só mandar uma foto / scan que eles procuram se o sinal público está constando no banco de dados deles.

• Denis, o cartório onde fiz (Santo André) não tinha sinal público no Consulado, mas a responsável pelo Cartório mandou o sinal atualizado para o Consulado. Só que esse processo demora alguns dias. Acho que vale a pena reconhecer o sinal público do cartório de São Caetano na Sé ou na Liberdade. É mais rápido!
  • Ok. Obrigado Luciano. Eu gostaria de saber então a forma correta de pedir. Pois da primeira vez eu não soube explicar ou a pessoa não entendeu direito. Eu só vou lá e peço para que o sinal público de quem reconheceu a firma da certidão seja reconhecido na sé ou na Liberdade ? Posso pedir para que mandem o sinal para o Consulado de SP também ? O que é mais prático e possível de ser atendido (independente do tempo que leve). Pois pode ser que o cartório não seja tão amigável então prefiro a opção que seja mais fácil deles aceitarem fazer.
  • na verdade o sinal público eu peço no cartório de São Caetano ou no cartório de São Paulo ?
  • edited September 2015
    Denis,

Eu fiz tudo na liberdade e deu certo, peça para reconhecer o sinal publico do escrevente que autenticou o documento (Certidão) não tem errro eles vão entender, feito isso e só mandar para o consulado e aguardar, no site do consulado você faz o cadastro e acompanha o processo de legalização.

• Sinal publico no CARTORIO DA LIBERDADE;

Site do Cartório Praça da Liberdade em São Paulo.

End;

É mais garantido, pelo menos no meu caso foi.
  • Grato a todos. Vou pegar a certidão aqui em São Caetano que ficará pronta semana que vem e fazer isso. Vou lá na liberdade. Eles (da liberdade) disseram que se tiverem a assinatura lá do escrevente que assinou o meu documento eles podem reconhecer.

Ou seja, esclarescendo...caso não tenha o sinal dele lá, minhas opções são:

1 - Pedir para o cartório/escrevente reconhecer seu sinal publico no cartório da liberdade.

2- Se por alguma razão não for possível, tirar outra do zero (pagar de novo etc) e reconhecer a firma direto na liberdade ?

Outra dúvida, minha certidão só posso tirar naquele local onde fui registrado pelo meu pai ? não posso tirar em outro lugar ?

• Minha dúvida é a cerca de certidões religiosas para transcrições, como autenticá-las neste caso.
  • Denis,

1- PEÇA O QUANTO ANTES PARA O CARTORIO QUE EMITIU A CERTDÃO COLOCAR NO SISTEMA O SINAL PUBLICO DO ESCREVENTE QUE AUTENTICOU O DOCUMENTO.

2- NAO PRECISA TIRAR OUTRA DO ZERO

SIM, SUA CERTDÃO SÓ PODE TIRAR NO CARTORIO QUE VOCÊ FOI REGISTRADO.

• OBS; A CERTIDÃO TEM QUE SER EM INTEIRO TEOR.
  • Olá,
    tenho uma dúvida sobre pedido de nacionalidade para filhos.
    Uma certidão de inteiro teor do Rio de Janeiro deve ser reconhecida nos cartórios de São Paulo (sinal público); isso eu entendi.
    No entanto, vejo no site que devemos pagar legalizações dos documentos brasileiros no Consulado de São Paulo ou em Portugal. Que documentos são esses? Todos? Qual a diferença de fazer em Portugal ou em São Paulo? Em Portugal são legalizados os documentos do genitor com nacionalidade portuguesa? Esses não podem ser feitos no próprio Consulado, já que a nacionalidade do genitor foi obtida lá?
    Devo fazer isso (e receber as legalizações em meu endereço) antes de enviar todos os documentos para obter nacionalidade? Seriam duas etapas?
    Grata,
    Daniella Carvalho
  • Daniella, as certidões devem ser legalizadas para enviar pra Portugal. Se fizer o processo no consulado, só deverão apresentar sinal público, já que são do RJ e o consulado SP.

Fazer no consulado costuma demorar mais do que enviando para Portugal.
  • Boa tarde, com relação a certidão tenho uma dúvida. Uma das certidões é de um cartório no interior da Bahia e esse cartório não é digitalizado, como procedo com relação ao sinal público do tabelião ? É necessário saber se ele está inscrito no sistema de sinal público ?
  • Daniela, dependendo do seu caso, se for uma simples atribuição de nacionalidade, (de pai ou mãe portugueses) em que apenas um é português, você só precisa enviar para o consulado a certidão de nascimento de inteiro teor para o consulado para ser legalizada. Informações de como proceder com a legalização

http://consuladoportugalsp.org.br/legalizacao/ (seção a1)

Mas seria bom você especificar seu caso aqui detalhado para sabermos se é necessário mais algum documento a ser legalizado no consulado. Digo isso baseado no meu caso que é o mais simples (filho de pai português declarante e mãe brasileira). Então só precisei legalizar minha certidão de inteiro teor (e firma reconhecida) no consulado de são paulo e enviá-la junto com o resto dos documentos.

Não devemos legalizar nada em Portugal, a legalização de documentos brasileiros é feita aqui pelo consulado para dar validade á autenticidade deles, pois os consulados portugueses no brasil é quem tem registro dos sinais públicos dos cartórios brasileiros.

Obs.: Quando fazemos por conta própria, a única coisa que é obrigatória fazer no consulado é legalizar as certidões de nascimento (ou outros documentos necessários dependendo de cada caso).
  • @Marcelo e @Luciano, eles devolveram o dinheiro, pelo menos?
  • Pessoal, só para ajudar com informações, fiz o sinal publico no 5 tabelião de Campinas-SP e foi sem nenhum problema
  • Pessoal,

Sou do RJ, vocês sabem se eu conseguiria fazer pelo consulado de SP a autenticação dos documentos?
    Acontece que o atendimento do consulado do RJ é muito ruim.

Obrigado!
  • @Camilo Fontoura,poder,pode.Mas vai ter que fazer o sinal público.Além do mais,SP não faz legalizações de certidão presencialmente,vc teria que enviar pelos correios.
    E certidões são os unicos documentos que vc precisa LEGALIZAR e não AUTENTICAR..
    Autenticar somente formulários e documentos de identificação civil.Isso vc pode fazer em qualquer cartório.
    Pra legalizar as certidões no RJ,vc tem que entrar no site do Consulado,emitir um boleto,pagar,esperar 2 ou 3 dias,entrar de novo no site do Consulado e agendar o atendimento.
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.