Pretorias do Rio de Janeiro x Atuais Circunscrições

David LimaDavid Lima Member, Moderator
Pessoal, achei no Arquivo Nacional a certidão de nascimento do meu avô (nascido em 1929). Preciso emitir uma certidão bonitinha no atual RCPN. Alguém sabe qual Circunscrição de RCPN do RJ ficou responsável pela 5a. Pretoria Cível do RJ (Freguezia do Engenho Velho)?
«1

Comentários

  • David,

    Engenho Velho é a atual Tijuca - 8RCPN.
  • editado July 2015
    A 5ª Pretoria Cível corresponde ao que hoje são os cartórios das 7ª e 8ª circunscrições. No Estácio e na Tijuca.

    Para quem mais tiver essa dúvida, deixo a "cola": http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Vocês são demais! Obrigadíssimo!
  • 8 pretoria civil. Qual cartório??
  • editado June 2016
    Pessoal, deixo aqui um alerta sobre a 8 circunscricao do rj. Cuidado ao procurar certidao nesta circunscricao. Passei 3 meses procurando a certidao da minha vo, nascida em 32, registrada em 36 na 5 pretoria. Eles informam que não fazem buscas em período superior a 3 meses da data do ato informada e se recusam a procurar mesmo por valores de emolumentos. Estive pessoalmente no cartório, falei com o substituto que, afirmou o mesmo. Eles alegam que esta não dispõe de livros índices. Precisei contar com a ajuda da corregedoria para intervir ja que para o arquivo nacional, enviaram apenas parte dos livros. Em outro episodio, pedi também para fazer uma ratificação na certidao, e pude ouvir o atendimento de todas as pessoas que foram atendidas antes de mim que , para isto, elas deveriam antes dar a entrada no fórum. Ja na minha vez, falaram o mesmo, no em tando, informei que eu estava sendo assistida pelo corregedor xxxxxxx... e só assim me prestaram o atendimento e a informação correta.

    A boa noticia é que a parte dos livros que não haviam enviado ainda ao arquivo nacional, foram enviados no inicio desse ano ( de 1930 a 1939), e estão sendo digitalizados com previsão de em julho terminarem a digitalização.
    Datas anteriores a 1930, sugiro que procurem por si mesmo nos livros digitalizados https://familysearch.org/search/image/index#uri=https://familysearch.org/recapi/sord/waypoint/9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
    Os livros da 5 pretoria foram divididos para a 7 e 8 circunscricao. Se estiver na sétima, isso é ótimo, o atendimento é maravilhoso e a pessoa responsável pelas buscas é muito solicita.
    Um outro detalhe, nao tenho certeza se os livros da 7 esta no arquivo apenas uma parte, caso contate o arquivo , é bom perguntar.

    A quem vai precisar de certidões na 8 circunscricao, só posso desejar boa sorte.
  • Oi, Marcelly. A minha avó, nascida em 35, foi registrada em 39 na 5º Pretoria. Mas não temos a certidão dela pois foi entregue ao cartório onde se casou. Com isso que você falou significa que há a possibilidade de os documentos não estarem no arquivo nacional ainda? Porque eu vou la amanhã, para fazer uma busca pela certidão. Se não tiver sido enviado pra lá, eu só vou conseguir que o cartório da 8º circunscrição me ajude se eu acionar um corregedor? Sei que existe a possibilidade de ter ido pra 7º mas quero contar já com a pior das hipóteses. Agradeço desde já.
  • Gente, fui ao arquivo nacional hoje e eles estão com problemas na refrigeração das salas de documentos e não tem prazo para resolverem isso. A moça informou que inicialmente seria dia 04 mas ela mesma me declarou sua descrença com relação a esse prazo, o que me desanimou bastante. Chegamos a localizar no sistema a certidão da minha avó, mas como a mesma não está digitalizada ainda, não foi possível resolver nada. Cheguei aqui no trabalho e descobri que felizmente a certidão da minha vó está com a 7º e não com a 8º circunscrição, pois a certidão dela é 5º Pretoria - Freguesia do Espírito Santo. A atendente foi super solícita e atenciosa pelo telefone e minha tia está indo lá nesse momento solicitar a busca presencialmente. Estou muito mais animada agora e agradeço muito a este tópico porque ele me ajudou bastante. Mesmo que você não veja isso, obrigada Marcelly!
  • Boa tarde! Meu marido está procurando a certidão de nascimento dos Bisavós. O que ele tem é a certidão de casamento, que aconteceu no Brasil. Porém, neste documento não há muitas informações. Acredito que se procurasse no cartório em que o casamento aconteceu, talvez, encontrasse algum documento. O cartório foi na 3ª pretoria cível em 1912.
    Alguma sugestão?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Luciana, veja aqui a relação das pretórias e os cartórios correspondentes atualmente http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/

    Onde você geralmente também pode conseguir é na Igreja onde eles casaram. Do meu avô eu liguei e eles tinham estes dados
  • Bom dia, tenho duas questões. A 4 Pretoria do Rio de Janeiro hoje corresponde a qual Cartorio? E a rua Faroux, aonde ficava localizada? Obrigada
  • Olá, boa noite, estou tentando acessar o link :http://www.cbg.org.br/novo/auxilios-a-pesquisa/onde-pesquisar/registro-civil-de-pn/, porém diz que a página ou foi movida ou está indisponível; Alguém que tenha tido acesso a esta página saberia me dizer qual circunscrição atual corresponde a 13ª pretoria em 1903?
  • Boa noite!
    Estou em busca da 6a Pretoria do Rio de Janeiro. Qual a circunscrição e cartório correspondentes?
    Agradeço pela ajuda.
  • Vi que a 7 pretoria virou a 11 circunscrição... porém nos links enviados por vocês, os livros disponíveis nao chegam a 1938..... nao tenho certeza se foi lá realmente que minha avó foi registada em 1938, porém minha tia avó foi registrada em 1937 nessa pretoria...então pelo que ela me disse...as duas foram no mesmo lugar.
    Como descobrir quais cartórios visitar?
  • Isabela, os livros mais antigos da 11ª RCPN estão hoje em Cascadura, na Rua Sidoneo Paes 38
  • obrigada!
  • Olá, amigos,
    Meu bisavô nasceu em 1901, em Manguinhos, 13 pretoria. Na tabela verifiquei q corresponde a 11 rcpn. Os livros desta data ainda encontram-se neste cartório ou está no arquivo naacional? Ou algum outro lugar? Alguém saberia me informar? Preciso da certidão de inteiro teor para solicitar a transcrição do casamento de minha bisavó portuguesa com ele
  • Olá, boa tarde!!
    Preciso de uma ajuda, encontrei o registro de nascimento do meu avo e consta: Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 7 (Freguesias do Irajá, Penha e Jacarepaguá) - Registro Civil - N3, voces tem alguma ideia de onde pode estar essa certidão? ele nasceu em 07/06/1930.
    Se puderem ajudar agradeco!
  • Ola. Pessoal.
    estou no mesmo problema que voces.
    MInha bisavó nasceu em 1906. Em Ramos.

    Ao que tudo indica é a 13 pretoria. Que agora pode ser a circunscricao 11, 12 ou 6. Porem a 12 fechou e foi desmembrada para 11 e 6.

    Ao ligar para uma filial da 11 circunscrição, me disseram que os livros mais antigos estão na filial de cascadura.
    alguem sabe me dizer se é verdade?

    quem esta a procurar ja conseguiu encontrar no cartorio de cascadura ?
  • Olá pessoal! Podem me ajudar? Preciso achar a circunscrição referente à 7ª pretoria. Meu avô nasceu em 1935 e o registro foi pela Freguesia de Irajá.
    Muito obrigada!
  • antes da pagina sair fiz uma copia das pretorias e cartórios atuais, espero que ajude as pessoas.

    Pretorias Circunscrições RCPN
    1894 – 1911 1912 – 1939 1940 a 2012 após 2012 Bairros
    1ª 1ª-1º oficio 1ª 1ª Centro (Candelária), Paquetá
    2ª 2ª -1º oficio 1ª 1ª Centro(Sta Rita), Morro da Conceição, Saúde, Gamboa, Ilha do Governador
    3ª 2ª -2º oficio 2ª 3ª Centro(Sacramento), SAARA
    4ª depois 1ª 1ª-2º oficio 2ª 3ª Centro(SJosé) , Castelo, Calabouço, Passeio, Lapa, Sta Teresa
    5ª 3ª -1º oficio 3ª 3ª Centro (Sto Antonio), Lapa, Fátima, Sta Teresa
    6ª 4ª -1º oficio 4ª 4ª Flamengo, Catete, Laranjeiras, Cosme Velho, Glória, Sta Teresa
    7ª 4ª -2º oficio 5ª 5ª Botafogo, Lagoa, Copacabana, Gávea, Ipanema, Leblon, Urca
    8ª 3ª -2º oficio 6ª 3ª Central, Santo Cristo, Gamboa, Santana
    9ª 5ª -1º oficio 7ª 7ª Estácio, Rio Comprido, Catumbi, Sta Teresa
    11ª 5ª -2º oficio 8ª 8ª Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Grajaú, Quinta da Boa Vista
    10ª 6ª -1º oficio 9ª 9ª São Cristóvão, Caju
    12ª 6ª -2º oficio 10ª 10ª Eng. Novo, Méier, Lins, Rocha, Benfica, Maria da Graça, Eng. Dentro
    12ª 6ª -2º oficio 10ª 10ª SFrco Xavier, Del Castilho, Jacaré, Cachambi, Todos os Santos
    13ª 7ª -1º oficio 11ª 11ª Inhaúma, Eng. de Dentro, Abolição, Pilares,Cascadura, Cavalcanti, Piedade
    13ª 7ª -1º oficio 11ª 11ª Olaria, Ramos, Bonsucesso,Manguinhos, Higienópolis
    14ª 7ª -2º oficio 12ª 11ª Penha, Brás de Pina, Lucas, Vig. Geral, Cordovil, Pavuna, Irajá
    14ª 7ª -2º oficio 12ª 11ª Madureira***, Bento Ribeiro*, Marechal Hermes*
    15ª 8ª -1º oficio 13ª 13ª Campo Grande, Senador Camará**, Santíssimo**, Sen. Vasconcelos, Inhoaíba
    15ª 8ª -2º oficio 14ª 14ª Madureira, Vicente de Carvalho,Coelho Neto, Irajá, Hon.Gurgel, Anchieta,Deodoro
    15ª 8ª -2º oficio 14ª 14ª Realengo, Bangu, Padre Miguel, Senador Camará*, Santíssimo*
    14ª 7ª -2º oficio 12ª 6ª Jacarepaguá, Campinho,Madureira***,Bento Ribeiro**, Mal Hermes**, Valqueire
    15ª 8ª -1º oficio 13ª 2ª Sta Cruz , Guaratiba
    14ª 7ª -2º oficio 12ª 12ª Barra da Tijuca, Vargem Grande, Recreio
    *antes de 2012
    ** depois de 2012
    *** só a parte entre linha da Central e Estr. Intendente Magalhães
    Obs.:a 14ª (1940-2012)só foi criada em 1926, antes a sua área se dividia entre a 12ª e 13ª
  • Bom dia! O que devo fazer?
    Encontrei suposto obito de meu bisavô (FRANCISCO MARTINS
    folha 21verso termo 41b
    Indice de obitos de 1909, Dez - 1914, Jul ) no LIVRO 74 de Registro de obito da 5 pretoria.
    Acontece que o livro, em si, é o único que não consta digitalizado. Há um pulo entre as data.
    O que devo fazer? Onde devo ir?
  • Boa tarde, por incrível que pareça, consegui achar a certidão de batismo da minha bisavó, que nasceu em Portugal no ano de 1873, através da internet (arquivo digital), mas não estou conseguindo a da minha avó, que nasceu em 1911, no Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de Bangu. Liguei para o cartório do bairro, onde me disseram que o acervo deles iniciou-se tempos depois. Os que atendiam a região antes (Madureira e Campo Grande) também têm acervo posterior ao nascimento da minha avó. Nesse sentido, alguém saberia me dizer onde eu consigo tirar a certidão de nascimento da minha avó, nascida em Bangu, no ano de 1911?
  • @rodcanella , tentou no 14º RCPN?
    Pretoria 15ª 8ª -2º oficio 14ª 14ª Realengo, Bangu, Padre Miguel, Senador Camará*, Santíssimo*
    O 14º RCPN fica na R. Dagmar da Fonseca, 118 - Madureira, Rio de Janeiro - RJ, 21351-040, Tel: (21) 2451-9179
    No Google também consta o endereço do Cartório da 14º Circunscrição, R. Francisco Real, 1720 - Bangu, Rio de Janeiro - RJ, 21810-042 . Tel: (21) 2452-4927

  • Olá, pessoal. Estou perdida na busca do cartório atual que seria correspondente à 7ª pretoria civel em 1937, freguesia de Inhauma. Alguém saberia me dizer? Obrigada!

  • seria a 11 circunscrição?

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2021

    @rmeireles

    Boa tarde,

    Em 1937, havia 3 oficios da 7a freguesia.

    Se o bairro era inhaúma, era o 1o oficio, que correspondia a 11a circunscrição até 2012 e hj é o 11o rcpn da capital.

  • jgcourijgcouri Member
    editado April 2021

    Boa noite,

    Gostaria de uma ajuda em descobrir em que Cartório procurar uma certidão de casamento.

    No documento escaneado em anexo é possível ver na 4ª linha da página 261 algo que acredito que seja "terceira pretoria cível".

    O documento foi encontrado nos livros da 8ª Circunscrição, segundo o Family Search. No entanto, o que eu preciso é da certidão de casamento dos pais dessa pessoa. (Wanda Vieira).

    Estou confuso sobre onde devo solicitar a busca.

    Desde já agradeço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.