Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

18408418438458461460

Comentários

  • eles ainda estão informando a chave de acesso através do e-mail??

    Eu tento saber a chave de um processo enviado em outubro do ano passado e nada ainda... não tenho recebido resposta da ACP via email.
  • @marcuspergentino, por e-mail algumas pessoas tem recebido sem solicitar, dias após a abertura do processo. Se você não recebeu até agora acredito que não vá receber.
    Atualmente os foristas só tem conseguido obter a chave de acesso pela LR, e-mails tem sido respondidos apenas com a indicação de ligar na LR ou se dirigir pessoalmente a um balcão de nacionalidade.
  • @JCCS, estava lendo seu comentário acima e, por coincidência, estava pensando exatamente na mesma coisa hoje cedo. Não faz o mínimo sentido que os processos andem, que sejam numerados, que sejam até aprovados, mas que não se emitam, justamente, os assentos. O registro de nascimento, em minha humilde opinião, deveria ser o mais simples de todos. Afinal, todas as análises já foram supostamente concluídas. Os processos dos meus filhos, menores, foram aprovados em dezembro e não foram redistribuídos, nem concluídos. Continuam lá como aprovados, aguardando registro. Não vejo por que a dificuldade somente nessa fase...
  • @Liane alegria
    Muito obrigado pela informação , irei solicitar logo então
    Grato
  • Boa tarde, pessoal! Alguém poderia me informar o endereço do ACP Porto para o envio dos documentos, por gentileza?
  • @Shimene, na página inicial do fórum você pode usar a ferramenta de pesquisa e procurar por "endereço acp". Eu fiz isso e o primeiro item do resultado foi esse:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/158546/#Comment_158546
  • Boa tarde, alguém poderia esclarecer uma dúvida? Se o filho menor atinge maioridade antes do despacho de concessão da cidadania, será necessário iniciar um novo processo como maior de idade ou vale a data do recebimento da documentação pelo ACP para considerá-lo como menor?
  • @jbsergio, vale a data de entrada da documentação no ACP, não precisa fazer outro processo
  • @LianeAlegria Obrigado pela resposta
  • Boa tarde pessoal! Enviei o processo do meu sogro em junho de 2019, em outubro passou para fase 2 dizendo q estava registrado (bolinha verde) porém desde então não saiu disso. Ja são 9 meses que o processo está lá e ainda não tive nenhuma novidade. Alguém sabe me dizer se é normal ou devo ligar lá? Obrigada!
  • Boa tarde,

    O processo da minha avó encontra-se desde o início de Dezembro aguardando registro, com a seguinte mensagem:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.". Alguém mais na mesma condição? Ou será que perderam meu processo rsrs
  • @LeticiaMonte...

    As informações relevantes sobre os processos são informadas no site...
    Procure não se fiar muito nas bolinhas...Mais importante é o texto que consta logo abaixo...!!!
    Lá será informado aquilo que realmente interessa sobre o processo de seu sogro...

    A - Notificação de exigência... ***Vamos torcer para que vocês não venham a receber esse tipo de notificação...

    B - Conclusão do processo e emissão do respectivo Registo de Cidadão Português...

    Se mudou de fase em Outubro...Provavelmente está prestes a mudar novamente para "Aprovado" ou "Exigência"...

    Aproveita para dar uma olhada se o processo de seu sogro continua no ACP ou foi redistribuído para outra Conservatória...Como ocorreu com vários processos nos últimos dias...
  • @Flavio Lemes...

    Fui dar uma olhada nas suas postagens e lembrei da maneira peculiar e inédita como vocês conseguiram fazer a Prova de Vida de sua Avó...

    Infelizmente não tem peculiaridade que faça o Registo sair rápido...(A não ser um pedido de urgência muito bem fundamentado e documentado)...

    Portanto...Pode se juntar aos milhares que se encontram na mesma condição...Inclusive há relatos aqui mesmo no Fórum de processos aprovados a quase um ano atrás que ainda não tiveram o Registo Português criado...

    Paciência...!!!
  • @Nilton Hessel obrigado pela rápida resposta. Foi realmente o que imaginei, o que nos resta é esperar.
    Sim, conseguimos uma maneira bem eficiente de fazer a prova de vida junto ao consulado de SP, uma peculiaridade, foi que o ACP liberou o processo em menos de uma semana depois que recebeu os documentos que pediram na exigência (prova de vida, certidão de casamento e óbito do português).
  • Muito obrigada, @PedroGaspar! Vi esse post, mas como é de 2018 e tem sempre alguma coisa mudando, achei melhor perguntar para confirmar. :)
  • @JCCS realmente a fase que era mais rápida hj em dia é a mais demorada. Quanto ao prazo de 4 a 6 meses dado pelo consiulado, eu não acredito q seja real, pois eu mesma dei entrada no meu processo pessoalmente no ACP e lá me deram o prazo de 4 meses p todo o processo, e la se vão 10 .meses, acompanhando pela planilha vejo q não sou caso isolado, ACP redistribuiu meu processo em 22/02 para Albergaria a velha. Creio que não seja revisão ou consulta depois do processo aprovado e despachado a meses, ta desde agosto p registro. Obrigada pela resposta meu amigo.
  • @FlavioMendes o meu ta desde agosto.... Tá demorando mesmo!
  • Obrigada por responder Nilton, mas infelizmente está com a mesma mensagem e informações desde outubro. A mensagem abaixo não mudou de “o seu pedido está pronto para ser verificado”. Nadinha mudou por isso minha preocupação :(
  • @RonnyPaulo Para que e-mail você pediu a chave de acompanhamento? Também não recebi a minha e queria testar pedir por e-mail.
  • Pessoal Finalmente o processo da minha vó parece que vai sair. Caiu em exigência de documentos em 2018, enviei em fevereiro e só agora dia 19/02 esta sendo lavrado e o status é: Despacho
    Esta demorando tanto assim mesmo?
    Sabem dizer quanto tempo demora pra lavrar e eu receber os documentos?
    Abraço
  • editado March 2020
    Entendi @Shimene, mas pode seguir em frente que o endereço do ACP continua esse mesmo que está no post que te indiquei, está confirmado! :-)

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/158546/#Comment_158546
  • | Esta demorando tanto assim mesmo?
    | Sabem dizer quanto tempo demora pra lavrar e eu receber os documentos?

    @edujust, veja esse post:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214331/#Comment_214331
  • @elviswolvie, o IRN já respondeu a vários emails informando que não mais mandarão número de processo e chave de acesso por email.
    Agora, só ligando para a LR ou comparecendo pessoalmente a uma Conservatória!
  • Dúvida: como saber se determinado processo foi redirecionado para outra conservatória?
  • @antoniopereira, aparece no site de consulta do estado do processo.
  • Processos que foram recebidos em abril e despachados favoravelmente em agosto aguardam para registro.

    Tem processo que foi para registro 02 de agosto que não saiu ainda.

    Menos de 4 meses para análise e já passam de 7 meses aguardando registro. Mês que vem fará 1 ano desde quando deu-se entrada.
  • @JairaGP
    O problema é que essas pequenas conservatórias, como essa de Albergaria, que fica em Aveiro, deve ter no máximo 1 funcionario para tratar disso... Imagino... Vou perguntar para meu primo, que mora em Aveiro, perto desse local, para ver..... Só que uma novodade, foi que entrei na internet, para verificar essa conservatória e a informação que veio, é que está fechada hoje... Portas fechadas e uma placa que não da para ler.... Tudo está muito estranho...
  • editado March 2020
    @JCCS, aonde você achou essa informação que está fechada hoje?
    Se você se refere a placa ao lado da porta deve informar Registo Civil e Instituto dos Registos e Notariado. Esse é o padrão de placa usado nas conservatórias. Você passa na frente e nem nota o que funciona ali.
    Isso em lembra que acabei esquecendo de conferir, no momento estou viajando a Portugal, estou numa capital de distrito e o google diz que a conservatória do registo civil não funciona as quintas feiras.
  • Pessoal, meus sobrinhos um de 5 e outro de 2 anos estao aguardando o registro do processo que ja foi aprovado. Os docuemtnos foram recebidos em 10 de Maio.
    Alguem com filho menor na mesma situacao?
  • @jhsfleming,
    Na planilha tem vários, alguns com aprovação e outros nem isso, ainda em análise.
    Claro, como a informação é voluntária, pode ser que apenas não se informaram, ou não atualizaram, mas são muitos.
    Basta olhar os que estão marcados como "Gratuito".
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.