Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1839840842844845856

Comentários

• @Arthur Guilherme, ligue pelo Skype! Custa uns 7 centavos o minuto!!

+ 351 211 950 500, opção 1 e depois 1 de novo
  • edited February 25
    Lembrando que É FERIADO EM PT hoje. (Entrudo, que corresponde ao feriado de Carnaval)

@Arthur Guilherme,
    O "+" é pra você substituir o prefixo de ligação internacional, e depende do pais de origem. Se ligar do BR, troca "+" por "0021".
    Se ligar via Embratel, como você indicou, seria 00 21 351 211 950 500
    Aproveite para abrir sua conta, e ligando por Skype fica "+" mesmo, como dito acima.
  • Maravilha vou fazer isso!! Obrigado
  • @pessoal
    Lendo o tópico aqui e acompanhando a saga de cada um, vejo que os serviços na ACP transbordou de vez... Isso só me faz ter estar certo de que , além dos advogados, os consulados passaram a ter prioridade total.... Outra coisa, algumas dessas conservatórias no interior, que estão sendo enviados processos do ACP, tem um ou dois funcionários,portando, não esperem que tudo se resolva em 1 ou 2 meses ( esse é o meu pensamento ). Infelizmente, terá que ter muita paciencia. Isso (essa demora ) não deve estar ocorrendo somente pela quantidade enorme de processos ou prioridades dos consulados, mas, deve ter também, algum tipo de pente fino ou controle a mais, devido ao enorme numero de pedidos que vem tendo. Para aqueles que vão inciar o processo, sugiro que entrem em contato antes com o Consulado de sua cidade no Brasil, pois pode ser que seja mais rápido que imaginam, enviar por la...
    abs
  • Olá pessoal essa semana as conservatórias funcionam normalmente??
  • @marcos

ACP trabalhou normalmente segunda e terça, Lisboa parou para o Carnaval.

Bem como, teve greve em algumas conservatorias no dia 24, conforme aviso postado na porta da CRLisboa
  • Caramba @gandalf não imaginava que estava assim...minha irmã não tem tanta pressa menos mau...vou enviar o processo dela e vamos ver o que ocorre...muito obrigado por responder...abraço!
  • Li o comentário acima do do JCCS. Advogados tem mesmo prioridade nos processos de cidadania?
  • @MariaHernandes, sabemos que no ACP advogados tem atendimento prioritário no balcão. Em Ovar sim, os processos feitos por advogados tem prioridade na análise e conclusão.
  • @Daniel, obrigada pela resposta. Vc sabe me dizer em qto tempo um processo em Ovar, feito por advogado, fica pronto?
    Se for o caso, tô achando que pagar para um, apesar dos gastos, é mais vantajoso (no meu caso).
  • edited February 26
    @MariaHernandes, faz algum tempo que alguém comentou aqui no fórum, não lembro o tempo exatamente mas foi entre um e dois meses.

Complementando, fui procurar e localizei, foi por causa dessa publicação da @PaulaG que descobri sobre essa prioridade de advogados por lá. Segue os comentários posteriores da conversa pra entender a história.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/201381/#Comment_201381
  • @Daniel, muito obrigada. De qqr forma, agora, preciso esperar a ACP terminar o processo da minha mãe. Espero que eles realmente comecem a fazer os registros esse ano.
  • @MariaHernandes, da uma lida que complementei acima.
  • @Daniel, opa! Acabei de ler =O
    Não tinha idéia de que lá funcionava assim. Muito obrigada pela informação!
    A dúvida (talvez boba) é : o advogado pode ser daqui do BR, ou precisa ser um de lá?
  • @MariaHernand, tem que ser advogado que atue em Portugal.
  • Pessoal. Sem criar esperanças, mas trabalhando com fatos, só de ontem pra hoje, 6 pessoas (3 sem pedido de urgência) tiveram seus processos despachados no grupo de Facebook que estou. Agora resta torcer :)
  • Bom dia Pessoal!!!
    É com imenso prazer que comunico que consegui o registro dos meus 3 filhos, todos menores de 18 anos. Dei entrada em Julho de 2019 e todos foram aprovados em Outubro e desde então esperava o registro.
    Viemos morar em Portugal no inicio desse mês (Fevereiro de 2020) e fiz um pedido de urgência, pois todos estavam sem conseguir ir ao médico da família por não terem o número do utente.
    Enviei o nosso comprovativo de morada, as matriculas das escolas das crianças e copia do meu cartão cidadão.

Obrigado @blancout pelo incentivo!!!

Seguem processos para atualização na planilha (Se é que ainda vale pra alguma coisa diante dos atrasos!!!)
    520XX / 2019 - GMaia (Filho de Leo Maia)
    523XX / 2019 - VMaia (Filho de Leo Maia)
    523XX / 2019 - LMaia (Filho de Leo Maia)
  • @Leonardo AB Maia uhuuuu !!! Fico feliz que tenha conseguido. Parabéns pela iniciativa e bola pra frente !
  • Oi gente boa tarde,
    Enviei os documentos para a atribuição da minha esposa por DHL na sexta feira dia 22/11/19 e os mesmos chegaram na terça feira 26/11/19.

Em 09/12/19 recebemos um e-mail com o assunto "Chave de acesso ao estado do seu processo de nacionalidade" . Nesse e-mail constava o número do processo e a chave para consulta.

Ontem (26/02/20) a bolinha foi para o passo 2, ou seja pouco mais de 3 meses para ir do "1-Foi recebido" para o "2-Foi registado"

*A nível de informação segue os passos da "bolinha":
    1-Foi recebido
    2-Foi registado
    3-Aguarda consultas
    4-Verificação documentos
    5-Análise pedido
    6-Despacho
    7-Terminado

Significa que está tudo seguindo corretamente? Não preciso ligar pra nada, basta eu ir acompanhando por esse site mesmo com a chave de consulta que passaram?
  • Sim @drpost, tudo certo, só aguardar e continuar seguindo o estado do processo pelo site.
  • @PedroGaspar

Sabe informar se em média com tudo estando certo quanto tempo mais ou menos até o término do processo?
    6 meses, 8 meses, 1 ano...?
  • edited February 27
    @drpost, infelizmente não sei e creio que ninguém saiba!

Desde setembro/2019, se não me engano, que não tem saído registros que não sejam de urgência. O processo todo leva uns 4 meses até o despacho, mas aí a etapa final, que é só registrar o nascimento em Portugal (que teoricamente seria rápida), está parada e não tem saído registro de ninguém, e não sabemos exatamente porque.

Aqui temos pessoas que deram entrada no processo em abril/2019 e até hoje o registro ainda não saiu. Eu mesmo dei entrada pessoalmente no meu processo em 03/julho/2019 e ele foi aprovado para despacho em 18/outubro/2019 e está aguardando o registro desde então. Foram 3,5 meses até ser aprovado e agora já mais de 4 meses aguardando registro, e contando.

Veja essa outra resposta da semana passada:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214134/#Comment_214134
  • @PedroGaspar O meu de maio ainda está em análise
  • @JoãoTaborda5,
    Não estar escrito significa somente que o pedido de urgência não foi informado. Pode ter havido ou não.

Há vários fatores que indicam que esses que foram concluídos podem sim ter sido por urgência:
    - Ser processo de menores (Gratuito), mesmo sem prioridade, geralmente é um processo mais fácil
    - Prazos muito menores do que o usual para os que estão "ao seu redor", e entraram +- na mesma data
    - Ter sido entregue pessoalmente, geralmente pago em Dinheiro ou C.Débito
    (entrega local sempre tem a chance de explicar presencialmente o motivo da urgência, mesmo não tendo escrito que o fez)

Essas coisas acima são indícios, e não ter mencionado explicitamente que não houve pedido de urgência, reforça a tese.
    Pense nisso "com uma pitada de sal".
  • @gandalf

Muito obrigado pela resposta que vc me deu anteriormente. Fiquei um tempo sem acessar o fórum e só vi agora.
    Foi muito completa. Não pude deixar de te agradecer.
  • @marcuspergentino,
    Sem problemas.
    Basicamente a bolinha verde representa o passado, já completou.
    Onde o processo está no momento a bolinha vai estar em branco ou vermelho (ocre).
    O texto é que vale. Ele indica onde está no momento. Ignore as bolinhas...
    Cada conservatória tem um entendimento diferente, e não tem muita lógica. Mas pessoas gostam de ver as cores...
    A atualização não é instantânea. O processo vai pra algum funcionário que atualiza os dados no site depois.
    Uma consulta por semana, ou por mês dependendo da fase seria suficiente. Mais que isso é somente "ansiedade palpitante".
  • edited February 28
    [Editando: procurei melhor na busca e verifiquei que há mais casos, desculpem pelo questionamento precipitado!]

Boa noite, pessoal!

O processo de atribuição da minha mãe, enviado para o ACP, encontra-se aprovado e aguardando o registro do assento desde setembro de 2019.

Tenho feito consultas quase que diárias e somente hoje reparei que não está mais no Arquivo Central do Porto, mas sim na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Felgueiras.

Mais alguém nesta situação?
  • @PedroGaspar muito obrigado pela resposta, valeu meu amigo =)
  • @Felipe Sanches, várias pessoas tiveram seus processos redistribuídos para Conservatórias pequenas, que não têm balcão de nacionalidade!
  • Alguem sabe me dizer se dá pra consultar o processo pela internet??
    E qual o site??
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.