Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1758759761763764769

Comentários

• @Carolina Seixas hmmm isso já me deixa um pouco mais tranquilo, nós não alteramos o nome. Pesquisei para minha esposa aplicar o FP aqui em Lisboa, mas aparentemente ela já precisaria ser residente aqui para isso. Acho que vou tentar aplicar na imigração também..
  • Oi gente!

Uma duvida rápida...
    Quem vai entregar os documentos ao vivo na ACP tem que levar o formulário 1C já assinado e autenticado também? Ou pode deixar pra assinar lá na frente do atendente? No caso desse formulário, só precisa da autenticação, sem apostila de Haia, certo?
  • Pessoal, boa tarde!
    Finalmente o processo do meu pai foi finalizado e o registro, criado.
    Eu vou para Portugal no próximo mês, mas não pretendo passar no Porto.
    Será que há algum problema de providenciar a documentação aqui no Brasil e encaminhar pelos Correios de Lisboa para o Porto, utilizando o endereço de um primo que reside em Lisboa? Obrigada! :)
  • @Nilton Hessel não sabia que o ACP tinha mais de um email hehe foi o arquivocentral.porto@irn.mj.pt
  • Pois é @Letícia...Como a orientação aqui no Fórum sempre foi de não enviar emails para as Conservatórias...E também porque acontece muito de o pessoal acabar postando que contactaram ACP quando na verdade enviaram para algum email de consulta do IRN,,,Como "admin" ou "informatizações"...Imaginei que você tivesse postado ACP por engano...
    Mesmo assim agradeço a resposta...
  • @Nayara Ferreira... Não tem problema nenhum... Quando estive em Portugal postei os documentos para cidadania da minha mãe no correio (CTT) no próprio aeroporto assim que cheguei... A atendente só pediu para que eu colocasse o endereço do hotel em que eu estaria hospedada caso houvesse alguma devolução do envio.
    Deixei também os documentos para a transcrição já prontos e uma amiga postou em Faro.

• @elanderpaiva @carolinaseixas
    Estou agurdando pra entrar na Inglaterra mesmo. Mas viram que essa semana foi muito boa pra nós? Votaram uma lei que proibe um BREXIT sem acordo. Ou seja... Se sair dia 31/Outubro, sairá com prazo de transição, o que lembro que seria algo sobre fiz de 2020. Ou, eles vão pedir para alterar a data do prazo pra fim de janeiro ao invés de outubro. Das duas formas são notícias positivas pra nós que queremos mudar pra Londres com a situação do BREXIT.
  • Gente, quem usou a carteira de motorista como documento, na hora de preencher o formulário 1C, vcs colocaram o número da carteira mesmo ou da identidade?
  • edited September 5
    @MagnoMM, preenche com o número do documento que você está mandando
  • Boa tarde, estava procurando, mas não encontrei a resposta ao certo.

Minha tia vai enviar os documentos e ela mudou de nome no casamento, precisa enviar algum outro documento, como a certidão de casamento?
  • Pessoal, boa tarde.

Alguém poderia me informar se os documentos necessários para o processo de atribuição para o meu pai vindo da minha avó que já tem a nacionalidade, são esses ainda?

- Certidão Nascimento do português, com estado civil atualizado
    - Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor, emitida há menos de 1 ano, firma do oficial que a assina reconhecida, apostilada
    - Cópia do RG ou passaporte do requerente, autenticada em cartório
    - Formulário Mod. 1C, impresso frente e verso (1 folha apenas), com assinatura do requerente, reconhecida por autenticidade em cartório brasileiro

Onde eu encontro esse formulário?
    Qual seria os valores para o envio desse processo ?
    E qual é o endereço para envio no ACP do Porto?

Obrigada.
  • @jccs, @pessoal processo finalizado hoje, numerado 08/04, fase 5 dia 12/07 , concluido 05/09, por favor atualizem a planilha
  • Pessoal, meu processo foi FINALMENTE finalizado hoje! Estava desde o dia 09/07 com despacho favorável.
    Antes de tirar mais dúvidas (sempre rs) queria agradecer a ajuda e paciência de todos. Fiz a atribuição do meu pai por um escritório de advocacia e foi dinheiro jogado fora. Aqui descobri como fazer tudo de forma mais simples e gastei menos da metade para a minha atribuição. MUITO OBRIGADO!

Agora vamos à dúvida.. rs
    Estou pensando em ligar amanhã cedo para a LR, pegar o número do assento e ir no campus de justiça para fazer meu CC. sabem informar se apenas com o número do assento + passaporte BR consigo fazer isso?
  • @maira lima e @elander paiva parabeeennsss!!!!
    vcs viram que o processo estava finalizado pelo site mesmo ou ligaram na LR? o processo do meu pai esta pra registro desde 10/07, por isso pergunto rs
  • @paulag vi pelo site agorinhaaaa
  • @natalia precisa enviar a certidão de casamento de inteiro teor
  • @Elander sugiro pedir um registro pelo civilonline
  • edited September 5
    @Mayara suas dúvidas podem ser sanadas se vc ler as págínas anteriores deste tópico. As informações que vc precisa estão aqui.
  • Olá. Sou português atribuído e vou requerer a nacionalidade de meus dois filhos, de 11 e 13 anos. A documentação de ambos pode seguir no mesmo envelope? Que cuidados adicionais tenho que tomar? A 3ª Conservatória do Registo Civil do Porto (R. Álvares Cabral, 432) ainda é o melhor caminho?
    Obrigado.
  • @nataliarf
    Sim, precisa enviar a certidão de casamento apostilhada.
  • @antoniopereira Separe em dois envelopes e depois junte ambos em um envelope maior. ACP do Porto (Rua Visconde de Setubal, nº 328) é melhor.
  • @mairalima
    O meu está desde 12/07 aguardando que seja criado Registro de Cidadão Português.
    Verifiquei no site e continua... espero que esteja proximo.
    Abs e Parabèns...
  • Prezados,

Minha avó caiu na exigência de prova de vida, hoje levei ela até o consulado para fazer a mesma. A atendente do consulado fez a prova de vida, porém, no lugar da assinatura da minha avó, ela colocou "Não assina em caráter definitivo".

Essa mesma atendente informou que talvez a ACP não aceite o documento desta forma e eu teria que pegar um atestado médico informando esta condição da minha avó que há impossibilita de assinar, e apostilar o documento.

Eu fiz o processo com uma procuração, e nela consta que minha avó assinou a rogo pois encontra-se temporariamente impossibilitada de assinar.

Será que realmente preciso enviar esse atestado médico? ou minha procuração que já foi enviada supri esta pendencia.
  • @antoniopereira Tondela dá prioridade para menores de idade e os processos saem em até dois meses, penso que é a melhor opção.
  • Boa Noite,

Pessoal, já fiz a transcrição de casamento da minha mãe, só não tenho ela em mãos ainda. Só para confirmar, posso dar entrada no meu processo assim mesmo, com uma cópia simples do assento de nascimento português dela?
  • Quanto tempo demora para sair do 4- Verificação de doc (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.) e ir até o 7? faz uns 13 dias que se encontra parado no 4
  • @larisseloureirob
    O que conta não é a bolinha, mas a mensagem.
    Pela mensagem está em Analise, e a tendencia atual é levar uns 90 dias assim.
    Veja na planilha no TAB de "Instruções de preenchimento" onde há uma estimativa fase por fase.
    No momento entre a Numeração e Conclusão esta levando 155 dias. Esse número pode mudar nos próximos meses, dependendo da adesão às greves. Pode cair para uns 120 dias, ou permanecer como está.
  • @Nilton Hessel Pois foi esse o caso mesmo hehe.. eu enviei para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt e eles encaminharam o email para o ACP, que me respondeu. :)
  • @gandalf
    @Vlad Pen
    Bom dia....
    Meu processo está aguardando que seja criado registro de cidadão português, desde 12/07.
    Verifiquei na planilha, que processos que foram dado entrada após o meu, já tiveram o seu registro criado...
    A data previsão de conclusão na planilha, no meu caso, já mudou duas vezes e agora está previsto para dia 07/09, amanhã, sábado, ou seja, se não acontecer nada hoje, só na segunda feira.
    A ultima vez que meu processo ficou empacado no site no item 2 (Registrado), eu liguei na LR na parte da manhã e na parte da tarde, o site mudou para 5, análise do pedido e logo depois Despacho...
    Como tenho consulado em SP agendado para 20/09 ( se perder essa data, talvez nem para novembro encontre data disponível, só se for desistência ). Será que não seria melhor ligar na LR e perguntar e até pedir certa urgência, devido ao agendamento ?
    Jose Carlos Carvalho da Silva
    Obrigado
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.