a certidão de óbito é necessária?

Olá! Estou tentando a cidadania da minha avó, depois a da minha mãe e a minha.

Meu bisavô (falecido) era português. Ele foi o declarante do nascimento da minha avó. Não tenho a certidão de óbito dele. Isso é um problema?

Outra coisa: consegui uma cópia da certidão de batismo dele (de 1883, em Braga). Ela equivale à certidão de nascimento? Devo pedir uma cópia autenticada em Braga?

É necessário transcrever o casamento do bisavô, da minha avó e o da minha mãe? (como é a regra? Transcreve-se o casamento do ascendente português feminino, é isso?)

Gente, são muitas as dúvidas! Agradeço imensamente a quem puder me ajudar!!

Abs

«1

Comentários

  • Tatiana,

    se fizer no consulado, não ter a certidão de óbito do seu bisavô é um problema.

    A certidão de batismo até 03/1911 vale como certidão de nascimento. Essa cópia serve.

    Se existe uma regra, é esta: nos consulados precisa transcrever tudo. Quanto ao casamento do bisavô, estou lhe mandando uma mensagem. Da avó e da sua mãe é bastante provável que sim, uma vez que não devem ter sido as declarantes e devem ter alterado o nome no casamento.
  • Guilherme, obrigada pela ajuda! Você trabalha com isso?
    Seria possível obter êxito sem a certidão de óbito? Alguém já conseguiu sem ela?
  • Não trabalho, não. Só ajudo as pessoas.

    Se fizer no consulado, não será possível. A maioria dos que fizeram processos em Portugal não transcreveram óbitos.

    Leu minha mensagem?
  • Sim, li. Fui reparar e a certidão de óbito só traz o primeiro nome do bisavô (mas relaciona o nome de seus pais). Vcs indicam algum profissional? Ou não indicam alguém?
  • Obrigada, Guilherme!!!
  • Oi Guilherme, eu tenho o mesmo exato caso da Tatiana.

    Pode me mandar o que enviou pra ela via mensagem?

    Obrigada
  • Oi Guilhherme, meu pai era português (já falecido) e minha mãe brasileira. Eles casaram aqui no Rio.
    Eu gostaria que você me ajudasse no passo a passo para tirar minha cidadania.
    Obrigada
  • Cristina,

    sabe a data e a freguesia de nascimento do pai?

    Veja o que precisa no tópico 'Informações para filhos de portugueses (processo via Arquivo Central do Porto)'
  • Ola tenho uma duvida tb quanto a certidão de óbito:
    meu caso:
    meu pai vai requerer a cidadania através de seu avô, que era português. Seu pai ja é falecido.
    Seu avô foi casado no Brasil com uma portuguesa. Ela faleceu aqui mesmo no Brasil. Após isso ele voltou a Portugal e acabou casando novamente e tendo mais um filho. Em Portugal consta somente esse segundo casamento e seu óbito.
    Pois minha pergunta:
    para transcrever o casamento do Brasil seria somente enviar sua certidão de casamento daqui e nascimento para alguma dessas conservatórias acima, se sim seria necessário reconhecer no Itamaraty?
    é necessário o óbito de sua ex mulher daqui ?(lembrando que era portuguesa tb porem não tenho seus dados).
  • Só um detalhe, Albert Lemos, se o seu pai requerer por naturalização, como dá a entender, você não terá direito.
  • é eu sei disso. mas meu pai quer tirar a dele... você saberia se precisa da certidão da avó dele?
  • Albert,

    se entendi, esse "óbito de sua ex-mulher" é da sua bisavó. Certo.

    Para desenrolar essa situação que seu bisavô criou em Portugal, vai precisar da certidão de nascimento e óbito da 1ª esposa, além da certidão de casamento.

  • A situação é exatamente essa, Guilherme . Vou ter que garimpar para achar local e data de nascimento...ou a de óbito no Br. Pela cert. casamento consta que é aproximadamente de 1878 de Lisboa... por sua experiência , você saberia dizer se quando consta Lisboa se refere a cidade?
  • Olá,estou precisando de alguns esclarecimentos, meu marido filho de português mãe brasileira já falecidos,foi declarante o próprio pai português, precisa transcrever a certidão de casamento, para dar entrada na cidadania? Para ele,estamos com os documentos todos ,só faltando legalizar no consulado,
  • Cristina,

    se vai pedir a atribuição em Portugal, não.
  • Olá, pessoal.

    Quando o Guilherme respondeu a questão da Tatiana, ele disse: 'se fizer no consulado, não ter a certidão de óbito do seu bisavô é um problema.'

    Como estou numa situação parecida com a dela, ou seja, ainda não localizei um cartório que esteja com a certidão de óbito, pergunto se há outra forma de fazer o processo sem ser pelo consulado e sem utilizar a certidão de óbito, já que eu também consegui a de batismo/nascimento.

    Grato a todos!
  • Gente,

    Se lerem TODOS os tópicos do fórum, vão perceber que os Consulados são burocráticos, demorados e dispendiosos. Passarão a ter um conhecimento profundo sobre o próprio caso e não precisarão de nenhum profissional para fazer para vocês (alguns chegam a cobrar cerca de 5 mil reais fora as despesas com as certidões nos processos mais simples).
    Mas é preciso LER TUDO. Vocês irão economizar com procedimentos e documentos. Se depois de tudo lerem ainda permanecerem dúvidas, é só postar que nos ajudaremos.
  • Webill,

    boa noite. A Theresa já havia lhe respondido (veja comentário abaixo) e vc voltou a postar.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/34426/#Comment_34426
  • Olá!!

    Estou dando entrada na cidadania da minha vó, depois meu pai, depois eu.
    Porém, tenho uma dúvida a respeito do óbito da minha bisavó Portuguesa.
    Ela morreu no Brasil, mas o óbito já foi transcrito para Portugal, assim como o casamento dela com o brasileiro (meu bisavô) já foi registrado lá.
    Para dar entrada na cidadania da minha vó qual atestado de óbito devo apresentar, o de Portugal ou do Brasil?

    Caso seja o de Portugal, como faço para consegui-lo? Sei qual foi a "freguesia" e o "conservatório" e inclusive já mandei e-mail, mas gostaria de alguma indicação de pessoas que possam enviar para mim.
  • Lais,

    já não precisaria de óbito algum, mas se está transcrito aí é que não precisa mesmo.
  • Então não apresento documento Português algum?
    Pois no site do consulado diz que deveria ser o "cartão cidadão", e como ela já faleceu, informaram por e-mail que era preciso enviar o óbito, por isso surgiu a dúvida de qual óbito...
    Se eu enviar os documentos da minha vó corretos, e eles derem entrada no sistema já acusará o óbito?
  • Lais,

    por aqui não falamos de processos no consulado. Se vai fazer no consulado precisa de fazer o que eles pedem. Agora se o casamento e óbito já foi transcrito com certeza está no sistema.
  • @LAIS,

    Você vai usar os DESserviços dos Consulados, cujos processos são mais demorados (MESES), burocráticos e onerosos?

    Aqui no fórum, enviamos nossos processos diretamente para as Conservatórias, atualmente para Ponta Delgada cuja Atribuição sai em cerca de 10 dias depois da chegada dos documentos.

    Se você ler TODOS os tópicos do fórum, gastará cerca de 100 horas mas passará a ter um conhecimento profundo sobre o seu próprio processo. Você irá economizar com procedimentos e documentos. Se depois de tudo ler ainda permanecerem dúvidas, é só postar que a ajudaremos.

    Mas já posso adiantar que o seu processo deve ser MUITO fácil
  • Ola... Poderiam tirar uma duvida ?

    Na certidao de casamento de inteiro teor vem a informação do óbito da mãe...

    Sendo assim, mesmo sem o documento transcrevendo o óbito... Vale apena mandar uma copia autenticada do óbito durante a transcrição ? Apenas informando ....
  • Olá.. Alguém poderia me ajudar ?
    Sou bisneto de português. Irei dar entrada na cidadania do meu vô, depois farei a do meu pai e na sequência a minha. Tenho uma prima de segundo grau, que fez a cidadania do pai dela, que é irmão do meu vô, e fez a dela.
    No entanto, quando ela fez a cidadania, que não faz muito tempo. Não foi necessário ela apresentar a certidão de óbito, ela levou apenas a certidão de batismo do meu bisavô e da minha bisavó que nasceu também em Portugal e a certidão de casamento deles que veio de Portugal também. E os outros documentos solicitados.
    Agora quando eu solicitei a documentação eles me enviaram da seguinte forma:

    - Certidão de nascimento do pai/mãe PORTUGUÊS(A) já com o casamento e óbitos
    (se for o caso) averbados em Portugal.

    Agora vem as dúvidas. Preciso fazer a transcrição do óbito para dar continuidade na cidadania ? Como minha prima fez sem ter feito a transcrição ?

    Desde já agradeço.
  • @CaiqueFrancisco2,

    os consulados solicitam as certidões de óbito e suas transcrições.
    Quando se faz o processo de nacionalidade diretamente com as conservatórias em Portugal, não existe esta exigência. É simples fazer diretamente, basta enviar a documentação pelos correios (SEDEX EMS) e fazer vale postal internacional (também nos correios).
  • @Marcia,

    Poderia me enviar o contato da pessoa que posso entrar em contato na conservatória em Portugal ?
    Vou ver para fazer direto por Portugal então.
    Deixa eu tirar mais uma dúvida. Meus bisavós casaram em Portugal e somente faleceram no Brasil. Já solicitei a certidão de batismo dos dois e a certidão de casamento deles.
    Mesmo casando em Portugal preciso fazer a transcrição de casamento ?
  • editado August 2017
    @Caique, para processos de Atribuiçao de netos de portugueses,pela nova lei é exigido agora laços efetivos com a comunidade portuguesa.De uma lida nas novas exigencias antes de dar inicio ao processo.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/8126/nacionalidade-para-netos-pela-nova-lei-como-fica-para-quem-ainda-nao-enviou-a-documentacao#latest
  • GDadGDad Member
    Minha dúvida é um pouco parecida com a do @Felipe. Mesmo que na certidão reprografica de casamento dos meus bisavós venha citando a viuvez da minha bisa, o nome do primeiro marido e a data de falecimento dele, ainda assim é necessário apresentar a certidão de óbito dele?
  • @GDad para transcrição de casamento não precisa da certidão de óbito a não ser que faça pelo consulado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.