Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

12425262830

Comentários

  • FerFer Member
    Além do apostilamento, estas certidões precisam de algum selo específico?
  • @Fer, varia de estado para estado. Os documentos que apostei em SP não tinham nenhum selo, os que apostilei em MG tinham um selo a mais mas já não lembro exatamente o que era, já faz um ano isso.
  • Pessoal,

    Não achei as regras de documentação para transcrição na 4 CRC do Porto. Vi no fórum listagens antigas que não sei se estão atualizadas. Aguem pode me passar a listagem e formulário atualizados. Senão vou enviar email para lá, mas pelo que vi os moderadores não o recomendam.

    Para TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO por lá, pode ser inteiro teor ou tem que ser cópia reprográfica? Precisa da firma reconhecida do notário que assina? Precisa de selo digital?

    Obrigado!
  • Pessoal,
    existe algum lugar que faça transcrição aceitando pagamento via cartão de crédito?
  • Oi Pessoal, será que alguém pode tirar uma dúvida.

    Estou juntando os documentos para a transcrição de casamento de minha mãe. Quem está fazendo isso é um sobrinho, já que não resido em Belém, onde estão os documentos. Hoje ele foi ao cartório para emitir a certidão de nascimento de meu pai, acontece que ele acabou pedindo uma certidão de inteiro teor CÓPIA REPROGRÁFICA. Mas seria apenas de inteiro teor né? Eu pesquisei aqui e com relação a transcrição de casamento, não vi nada sobre reprográfica. Será que posso enviar esta certidão eu terei que solicitar outra?

    Obrigada desde já.
  • @Marcello apenas o consulado do Rio de janeiro aceita cartão de débito.
  • Pessoal, boa tarde! Tenho algumas dúvidas sobre o preenchimento do formulário,, gostaria da ajuda de vocês:

    1 - ___ (indicar (...) nacionalidade) REQUER a V. Ex a transcrição do casamento
    * Portugesa, correto? Quem tem a dupla nacionalidade sou eu, que vou requerer.

    2 - a data da celebração do casamento, a nubente tinha nacionalidade_____
    * Minha atribuição saiu depois do meu casamento,ou seja, eu era só brasileira, mesmo assim, por ser atribuição é portuguesa?

    3 - a data da celebração do casamento, a nubente residia habitualmente em _____
    * Basta a cidade, já que não pede a morada completa?

    4 - O nubente - a nubente, após a celebração do casamento alterou o nome para _____
    * Nem eu nem meu marido mudamos nome. Deixamos em branco ou repetimos os nossos nomes?

    Muito OBRIGADA!
  • editado February 2019
    @Fer

    1-……………………………………………FULANO……………………………………………………………….e………………FULANA……………..……………………………………………………………….………….….., casados, vêm requerer a transcrição do seu casamento, juntando, para o efeito, a respectiva certidão, e prestando as seguintes declarações:

    2-portuguesa
    3-cidade e estado
    4-repete o mesmo nome de solteiros
  • Muito obrigada, Vald Pen!!!!!!

    Apenas em relação ao item 1, minha dúvida continua.
    Recebi, semana passada, via e-mail, da 4CRC um requerimento anexado (tinha enviado e-mail ha um tempo atrás), cujo começo é:

    "…………. (Indicar o nome completo, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade,filiação e residência habitual completa) REQUER A V. EXª A TRANSCRIÇÃO DO SEU CASAMENTO ……... (indicar se foi civil, católico, ou religioso não católico) realizado em ……….(indicar a data completa), em ………. (indicar o local, cidade e país onde o casamento foi celebrado),com ………. (indicar o nome completo do outro nubente, data de nascimento, local do nascimento,nacionalidade, filiação e residência habitual completa), declarando para o efeito o seguinte"

    Devo usar outro modelo?
    No caso de usar o que eles me enviaram esta semana, o que colocaria em NACIONALIDADE? E em LOCAL DE NASCIMENTO? Imagino que o local tenha que ser o do nascimento mesmo, no Brasil, não? Caso contrário não sei o que preencheria.

    Mais uma vez muito obrigada!!!
  • Pessoal, duas dúvidas, se alguém puder ajudar:

    - local do casamento
    ---> Casamos em um restaurante no bairro da Lagoa no Rio, no civil.A juíza e escrevente foram até lá. Mas isso não consta na certidão de casamento. A certidão não menciona o local. No fim da página tem o endereço do cartório que é em botafogo, que foi onde demos entrada de tudo. Ponho o endereço do cartório, mesmo a celebração em si não tendo sido lá?

    - Onde os nubentes residiam:
    ----> Morávamos juntos em um endereço já, posso colocar o mesmo endereço para os dois?

    -Fixaram a sua primeira residência habitual em____
    ----> Continuamos morando no mesmo endereço, que não é o atual. Coloco o local da primeira residência juntos, que era o mesmo em que ja moravamos juntos antes do casamento?
  • Pelo visto ninguém na mesma situação (celebração civil fora do cartório). Acho que vou colocar os dois...endereço do restaurante e do cartório. Na dúvida, melhor explicar demais que de menos.
  • @Rafael Martins, já que ninguém respondeu vou dar minha opinião. Eu não mencionaria o endereço do restaurante pois não consta na certidão, deixaria como no cartório mesmo já que apenas o endereço do cartório é mencionado.

    - Onde os nubentes residiam:
    ----> Morávamos juntos em um endereço já, posso colocar o mesmo endereço para os dois
    Pode colocar o mesmo endereço sim

    -Fixaram a sua primeira residência habitual em____
    ----> Continuamos morando no mesmo endereço, que não é o atual. Coloco o local da primeira residência juntos, que era o mesmo em que já morávamos juntos antes do casamento?
    Coloque como estiver mencionado na certidão.
  • Valeu pela opinião! Faz sentido mesmo!!
    abs
  • Bom dia a todos. Por gentileza, estou com uma dúvida. Sou neto de protuguês e meu pai ja conseguiu o assento dele como português na Conservatória do Porto. Estou danto entrada no meu processo e posteriormente no da miha filha. Estou somente em dúvida quanto ao processo de atribuição para minha esposa. Somos legalmente casados há 15 anos. Neste caso, após eu ter meu processo concluído (atribuição de nacionalidade com numeração de assento), se eu der entrada na transcrição de casamento, e o processo for concluído com sucesso, minha esposa já terá cidadania portuguesa, ou precisará de algo mais? Muito obrigado!
  • @Andersongv82

    Após a sua atribuição e a transcrição do casamento,é necessário pedir a aquisição pelo casamento para sua esposa

    Veja aqui as orientações

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9953/condicoes-para-pedido-de-nacionalidade-pelo-casamento/p1
  • editado February 2019
    Pessoal, minha avó (que obteve a nacionalidade portuguesa por Atribuição) ira transcrever o casamento dela (ocorrido fora de Portugal) com meua avô (brasileiro). E minha mãe vai dar entrada no seu processo por Atribuição (obtendo a nacionalidade de sua mãe, no caso minha avó).

    Existe alguma convervatória que faça os dois processos de forma concomitante? Se sim, quais são estas conservatórias e os respectivos documentos, formulários e taxas requeridos?
  • @Bruno é aconselhável fazer um processo de cada vez.
  • Boa noite. Vi que um membro do grupo pediu uma listagem dos docs atualizados pra transcrição e não o responderam.

    Eu também não achei uma listagem atual. Alguém poderia por gentileza, informar quais os docs pra transcrição?

    Certidão de casamento
    Certidão de nascimento da portuguesa
    Certidão de nascimento do brasileiro, ambos de inteiro teor apenas ou reprograficas?
    Formulário

    Sei que não é necessário apostilar os docs.

    Obg
  • Em tempo:

    A procuração pra ser usada na transcrição, pode ser a mesma da cidadania?
  • @Rodrigo dependendo de quem for assinar a transcrição de casamento nao precisa de procuração.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • @vlad eu vou dar entrada na transcrição da minha tia-vó, então precisa de procuração, correto? Posso usar o mesmo modelo que usei pra dar entrada na cidadania dela?
  • Surgiu uma outra dúvida.
    A transcrição de casamento da minha tia-vó vai ser feita pros filhos dela darem entrada na cidadania deles.

    Eles me informaram que ela foi casada, mas se separou e o esposo faleceu.

    Tanto o divórcio quanto o óbito já estão averbados na certidão de casamento e, após o divórcio, ela retirou o nome de casada, voltando a ter o nome de solteira.

    Dessa forma, ainda se faz necessária a transcrição?

    Na época em que os filhos foram registrados pelo pai, eles eram casados.
  • @rodrigoiferreira como assim não precisa apostilar os docs? Isso em todos os casos ou apenas pra quem vai fazer a transcrição de avós ?
    No meu caso irei logo fazer a transcrição do meu casamento e em todas as informaçoes mencionam certidões apostiladas. Ou para 4 CRC do Porto nao exigem?
  • Oi @vladpen, voce como sempre ajudando todo mundo, ja tenho os documentos para a transcricao de casamento gostaria de saber pelas ultimas informacoes qual o lugar mais rapido pra dar entrada agora, vc saberia me dizer? Estou agora na Inglaterra sabe me dizer se posso enviar normalmente pelo correio os docuemntos ou se deveria ir ao consulado por causa da tal assinatura reconhecida presencialmente do formulario?

    Queria te agradecer porque todas as dicas que nos deu funcionaram mt bem, o processo de cidadania da minha sogra levou qse 5 meses pela ACP e assim que o dela ficou pronto entramos com o do meu marido na ACP tbm que levou exatos 28 dias pra ser deferido. Isso foi no inicio do ano passado, mas acabei nao atualizando as informacoes aqui e nem agradecendo eu acho. Mt Obrigada o grupo e voce foram primordiais ao nosso processo!
  • @rodrigo é obrigatória a transcrição de casamento mesmo a portuguesa ter se divorciado ,ficado viúva ou falecida.
  • @Alik, Ponta Delgada tem sido o lugar mais rápido.
  • editado March 2019
    @vladpen tudo bem? consegue me ajudar? estou em Portugal e vamos dar entrada na transcrição de casamento dos pais de minha esposa em Ponta Delgada, mas estamos em Viana do Castelo. Ja temos todos documentos prontos como se fosse enviados do Brasil para Ponta Delgada. Minha esposa ao ir ao CTT , eles informaram que ela so consegue fazer o Vale Postal com NIF, que no caso, ela não tirou ainda , somente eu tirei pela empresa . Eu poderia fazer o vale postal com meu nome, e incluir uma copia na documentação, mas ela sendo a requerente do processo de transcrição. Fomos hoje na conservatória de Viana do castelo, mas eles exigem um procuração dos pais para pedir a transcrição
    Obrigado
  • Fiz essa pergunta a Ponta Delgada. Estou na mesma situação. Responderam q não havia problema do vale ser feito em outro nome. Mandar cópia do vale c uma cartinha junto explicando. É o q vou fazer
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.