Processo parado na ACP

Oi, eu não sei bem ao certo o azar que eu tive. Meu processo de atribuição demorou praticamente 5 meses para ficar pronto pela ACP e eu dei entrada no processo em julho do ano passado. Desde novembro não sai o meu registro de cidadão português.
Alguém pode me recomendar o que eu posso fazer? Uma advogada próxima da minha família mandou um e-mail para ACP com intuito de resolver a situação já que ela trabalha com isso.
Eu tenho agendamento no consulado no mês que vem, a pandemia de certa maneira me ajudou, mesmo assim eu preciso resolver. Muito obrigado.

Comentários

  • @maurishiorima, se você verificar no tópico do ACP verá que tem muitos foristas nas mesma situação que a sua. Os processos aprovados estão, gradativamente, sendo redistribuídos para outras conservatórias para serem feitos os registos, algumas conservatórias já estão fazendo outras ainda não começaram.
    Se você tiver fundamentação para um pedido de urgência, por exemplo uma proposta de emprego em Portugal e que o empregador lhe de uma declaração que você necessita ter os documentos para ser feita a contratação, pode entrar com um pedido para que seu processo seja tratado com prioridade. Se não tiver urgência comprovada para necessitar do registo, infelizmente, só resta aguardar.
  • Muito obrigado, @Daniel Henriques
  • @maurishiorima,
    Você dificilmente usará seu agendamento atual.
    Na sua frente ainda há processos numerados em abril, maio, junho, e julho. Normalmente eles saem na ordem.
    Só antecipa na ordem se houver urgência comprovada, ou se for enviado a outra conservatória. Isso é um princípio legal.

    Como disse o Daniel, com pedidos de urgência fundamentados para a Conservatória, eles ainda estão concluindo + rápido.
    O fundamento usual é uma carta oficial de oferta de trabalho, aceitação para estudo em universidade, tratamento de saúde.
    Alguns processos numerados em maio foram redistribuídos e poucos concluídos. Essa prática parece que foi interrompida.

    Mesmo que seu processo conclua, não há muito a fazer depois disso. Viagens estão suspensas, consulados fechados.
    Não tem onde tirar seu CC ou passaporte, nem no consulado, nem presencialmente em PT.
    Mesmo depois, a retomada não acontecerá de um dia pro outro. Vai ser uma retomada progressiva. Pode levar meses.
    Você terá que ter paciência nesse momento difícil que o mundo todo atravessa.

    http://consuladoportugalsp.org.br/aviso-suspensao-servicos-consulado-geral/
    estão suspensos todos os atendimentos já agendados e receção de novos processos.
    Tentaremos certamente fazer os reagendamentos para a data mais próxima possível, e de acordo com a ordem em que já estavam agendados
  • Eu não vou antecipar porque eu não estou com pressa por essa documentação. Minha maior preocupação foi a falta de resposta, levou bastante tempo para resolver a cidadania e já houve problema com a do meu pai. Nós tivemos que refazer e eu não queria passar pela mesma dor de cabeça.
    O consulado de Portugal aqui no Rio de Janeiro ligou para mim avisando sobre um reagendamento. No agendamento online do consulado, eu já coloquei para setembro. Eu economizo dinheiro nesse momento complicado.
    Mesmo assim, @gandalf, obrigado pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.