Certidão de casamento

Boa tarde.
Estou com um processo em andamento no Arquivo Central do Porto para atribuição da nacionalidade de minha mãe. Moramos em Goiânia, estado de Goiás, Brasil. Já encaminhei toda a documentação e agora me foi solicitado a certidão de casamento dos pais da requerente, porque foi um terceiro o declarante do nascimento. Não temos esse documento e não conseguimos localizá-lo por aqui.
Sabemos que eles se casaram na cidade de Guimarães, no Quartel da Guarda Nacional (porque meu avô era soldado da Guarda Nacional). O casamento aconteceu entre 1925 e 1926, pois em dezembro de 1926 nasceu a filha mais velha.
Noivo: Francisco Gonçalves. Noiva: Maria José de Miranda.
O Arquivo Central do Porto nos deu um prazo de 20 dias para " juntar a certidão de casamento (no caso da mesma pertencer a um Arquivo Distrital) ou indicar a Conservatória onde se encontra, para estabelecimento da filiação em relação a ambos os pais". Se não atendermos, o processo será arquivado.
Me ajudem, por favor.
Obrigada

Comentários

  • @Silvana Rios,
    Não há tempo a perder, mas só pra te tranquilizar um pouco, o prazo normal é de 20+30 (50 dias).
    Mas o processo só é arquivado depois de 6 meses inativo (se não houver comunicação do interessado).
    Sendo assim, se precisar estender o prazo, a cada 2 meses mande uma carta para a Conservatória com uma cópia simples da carta de exigência. Diga que está providenciando os documentos, que ja conseguiu isso e aquilo, e solicita que haja uma extensão de prazo para completar a documentação.
    A cada 2 meses, mesmo que uma dessas cartas se extravie, tem boas chances de que a próxima carta chegue lá antes de arquivarem.
    Ha processos em exigência aguardando documentação há mais de 2 anos, porque a documentação às vezes é complexa e não depende somente de seu empenho pessoal em obtê-la.
  • Vou fazer isso, obrigada pela orientação.
    Mas meu processo é de 2017. Já pediram prova de vida, mandamos, e hoje esse pedido.
    O problema é que não sei como conseguir, porque meus avós já faleceram há muito tempo.
  • editado March 2020
    @Silvana Rios,
    Voce esta buscando no tópico errado.
    Poste seu pedido em "Busca de certidões brasileiras" e peça ajuda ao @Kleber Silva Aguiar.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-brasileiras

    Abra um novo tópico e use um titulo tipo "Exigência: Certidão de casamento de 1925/26 no quartel da Guarda Nacional"
    Faça também uma busca pelo FamilySearch e veja o que consegue.
    Talvez alguém possa lhe informar isso através da Guarda Nacional. Eles devem saber pra onde vão os registros de casamento feitos no quartel.
  • @gandalf e @Silvana Rios, entendi que o casamento foi em Portugal, na cidade de Guimarães!
    Peça uma busca na Conservatória do Registo Civil de Guimarães, mandando todos os dados de que dispõe:
    R. Ramada S.Sebastião
    4810-445 Guimarães
    Telefone: 253418836
    Guimarães – Braga – Portugal
    crc.guimaraes@dgrn.mj.pt
  • ...
    Fiquei na duvida mas deve ser registro de Portugal ..."juntar a certidão de casamento (no caso da mesma pertencer a um Arquivo Distrital) ou indicar a Conservatória onde se encontra" ...confirma Silvana Rios?

    Silvana Rios, sabe a filiação do Francisco e Maria José?

    CRC de Guimarães
    Email: registos.guimaraes@irn.mj.pt
    vai precisar da filiação na solicitação/pesquisa
  • Sim, o casamento segundo sabemos, foi realizado em Portugal, no quartel que meu avô servia, Guarda Nacional em Guimarães.
    Hoje já mandei para o Quartel da Guarda Nacional Republicana, em Guimarães e também para o Arquivo Municipal de Guimarães (foi através deles que consegui o registro do meu avô).
    Tenho a filiação de ambos, e vou enviar email para os locais que vocês indicaram. Muito obrigada a todos. Vocês estão me ajudando muito.
  • A filiação dos noivos:
    Francisco Gonçalves, filho de Francisco Gonçalves e Luduvina Rosa.
    Maria José de Miranda, filha de Arlindo de Jesus e de Maria Novaes
  • Obrigado pela pronta resposta @Kleber Silva Aguiar (aqui foi só um lembrete com seu nome pra você voltar nesse post)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.