Assento de nascimento - emitiram com nome errado, e agora?

Amigos,
Bom dia!
Esta semana tive a felicidade de receber a notícia que o assento de nascimento da minha esposa saiu depois de longos 21 meses de espera, porém, o nome dela veio com "um nome a mais", acrescentaram um nome de solteira ao de casada.

Ex: Nome de solteira: A. C. de Paula dos Santos
Nome de casada no Brasil: A. C. dos Santos Coelho (entendo que o assento deveria vir com este nome)

Nome que foi lavrado o assento: A. C. "de Paula" dos Santos Coelho (ao meu entender não deve conter o "de Paula").

Alguém sabe como resolver isso??? Estou com agendamento para outubro/2020 no consulado do RJ para emissão do Cartão Cidadão dela, será que lá na hora eles acertam isso???

Quem puder dar uma luz eu agradeço!

Comentários

  • @Portugal2019, entre em contato pelo e-mail rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt
    Informe os dados do processo e solicite a retificação.
    O consulado NÃO altera isso na hora, o CC é emitido, obrigatoriamente, com os dados constantes do assento de nascimento.
  • @Daniel Henriques, bom dia! agradeço as orientações, irei enviar e-mail para o endereço eletrônico informado, em breve informo a respeito do desfecho.
  • Tenho uma dúvida: O assento de nascimento da minha avó, feito pela ACP, saiu com o nome do pai somente" Norberto Cesar", da mesma forma que a certidão de nascimento narrativa que consegui dele (esse é o português de origem), porém a certidão de nascimento dela Espanhola, consta o nome do pai " Norberto Cesar de Oliveira".

    O processo de nacionalidade da minha mãe caiu em exigência e uma delas é a o surgimento do "de Oliveira"no assento de casamento. Todos os documentos brasileiros da minha avó,continha o nome Norberto Cesar de Oliveira, desta forma a certidão de casamento e consequentemente o assento de casamento também.

    Pergunto:

    1. Devo solicitar a retificação do sobrenome do meu bisavô no registro da minha avó?
    2. Esse pedido de retificação pode ser feito no momento que enviarei os documentos para cumprimento das exigências, ou posso adiantar, pois estou dependendo de documentos chegarem da Espanha para cumprimento.
  • Continuando minha dúvida:

    1. No assento de nascimento da minha avó, o nome de seu pai, deveria ser igual ao da certidão de nascimento dela, ou da certidão de nascimento dele (assento de nascimento português)?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.