Nacionalidade portuguesa pelo casamento - Dúvidas - Português por Aquisição - Neto

Pessoal,

Após ler este fórum ainda me encontro em dúvidas sobre minha situação. Se alguém puder me ajudar, fico muito agradecido.

Sou português através do processo de aquisição de neto. Meu pai faleceu sem requerer a cidadania.
Minha cidadania portuguesa foi concedida em 2016.
Sou casado e sem filhos no momento.
Pretendo requerer a cidadania portuguesa para minha esposa ano que vem, momento em que completaremos 5 anos de casados.

No entanto, pesquisei que os requisitos são os seguintes:
• Ao estrangeiro casado com nacional português há mais de três anos;
o Requerimento cumprido
• Provar vinculos com a comunidade portuguesa

Também notei que a comprovação de vinculos mudou em 2017 e algumas situações são presumidas como vinculos, dentre elas:
o A Conservatória dos Registos Centrais deve presumir que existe ligação efetiva à comunidade nacional quando o declarante, maior, no momento do pedido preencha, designadamente, um dos seguintes requisitos:
o a) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa, casado ou vivendo em união de facto há, pelo menos, cinco anos, com nacional português originário;
Não sou portugues originário. Requerimento não cumprido.
Pesquisei que posso converter minha cidadania para originária requerendo pelo formulário 1D mas gostaria de se realmente preciso. Mais dados abaixo.

o b) Seja natural e nacional de país de língua oficial portuguesa e existam filhos, portugueses de origem, do casamento ou da união de facto que fundamenta a declaração;
Ainda não temos filhos mas pretendemos ter em breve.

Minhas dúvidas são as seguintes:
1) Posso requerer cidadania portuguesa de filhos que nascerão após eu adquirir a cidadania portuguesa por aquisição?
Pelo que pesquisei, pelo metódo da aquisição me tornei Português em 2016. Assim, filhos nascidos após a aquisição da minha cidadania serão considerados filhos de Português e tem direito a cidadania Portuguesa por atribuição. Estou correto?

2) É necessário que eu tenha cidadania portuguesa originária para minha esposa pedir a atribuição da cidadania portuguesa por razão do casamento?
Caso a gente decida esperar termos filho(a), requerer a cidadania dele(a) por atribuição e depois requerer a cidadania de minha esposa usando os filho(a) portugues(a) como prova de vinculo com a comunidade portuguesa, estou certo em pensar que não preciso converter minha cidadania por aquisição para atribuíção?

Muito obrigado,

Rennan

Comentários

Esta discussão está fechada.