Dúvida sobre identidade brasileira com mais de 10 anos

Tenho uma grande dúvida, já tenho todos os documentos necessários para dar entrada na nacionalidade da minha avó, até a certidão de nascimento do meu bisavô consegui, porém a identidade dela é de 1970 e esta bastante antiga. Posso autenticar esse documento assim mesmo e mandar para iniciar o processo dela de nacionalidade ou teria que tirar uma nova antes de mandar. Se alguém puder responder vai ajudar muito, pois o que na minha cabeça seria mais fácil esta me preocupando.

Comentários

  • @Rodrigo Brandão Guerra, tire uma nova. Os documentos de identificação (identidade, CNH ou passaporte com filiação) têm que ter menos de 10 anos de emissão. Se sua avó tiver ,ais de 70 anos, tem que fazer prova de vida. No Consulado Português fazem gratuitamente
  • não sabia disso @LianeAlegria vou me informar sobre isso. Ela esta acamada, sabe dizer como devo fazer nesse caso. Porque estava pensando em enviar todos os documentos para Portugal. Para ser mais rápido. E ela não tem passaporte nem carteira de trabalho. Mas com essa prova de vida no consulado não precisaria tirar uma nova identidade?
  • Tenho essa dúvida pois também fiz essa pergunta a um advogado brasileiro que atua em Portugal e ele me falou que pode ser a identidade que ela tem antiga mesmo.
  • @Rodrigo Brandão Guerra, outros foristas mais antigos podem responder melhor à sua pergunta, então!
    O que tenho lido nos posts é que não aceitam documentos com mais de 10 anos de emissão, e que, para requerentes com mais de 70 anos precisam fazer prova de vida.
    Se sua avó está acamada e não pode comparecer ao Consulado, creio que há a opção de fazer a prova de vida no Cartório, não sei se o ACP aceita
    Certamente o @DanielHenriques ou o VladPen podem esclarecer melhor do que eu!
  • editado February 2020
    @Rodrigo há uma grande chance de pedirem um documento de identidade recente. A prova de vida é obrigatória e se for em ACP a conservatória pede que seja feita no Consulado a não ser que vc justifique o motivo dela não poder comparecer ao Consulado.
  • @Rodrigo Brandão Guerra,
    RG recente, Prova de vida, e assinatura presencial do formulário 1C, somente podem ser feitos em vida.
    Estar vivo é um dos requisitos essenciais para a cidadania.
    Por isso, faça esses 3 no consulado. Caso sua avó venha a falecer durante o processo, isso garante o direito da prox geração.
    Documentos recentes reduzem a probabilidade de fraude. Ter um funcionário do consulado português revendo e autenticando o documento também. Por isso são praticamente obrigatórios após 70 anos.
    Todas as outras exigências você consegue obter, mas essas 3 não, e são usuais após 70 anos.
    Se pensa em fazer alguma autenticação "a rogo", peça instruções antes à conservatória e documente tudo.
  • Muito obrigado pelos esclarecimentos, sou do Rio de Janeiro e vou me informar no consulado como é feita essa prova de vida e providenciar uma identidade atualizada para ela. Tinha lido sobre esse prazo de 10 anos do documento porém no site do consulado aqui do Rio só diz que o documento de identificação tem que estar em condições de legíveis e que de para identificar a pessoa, não fala mais sobre esse prazo de validade. Mas de qualquer forma vou verificar no DETRAN/RJ como seria para tirar um novo documento de identidade para minha avó. Vocês me aconselhariam a fazer esse processo dela pelo consulado ou direto de uma conservatória em Portugal? Devido as condições atuais dela.
  • @Rodrigo Brandão Guerra, para fazer prova de vida no Consulado de Portugal no RJ não precisa agendar. Aproveite e leve o formulário 1C preenchido, para sua avó assinar na frente do funcionário. Isso substitui o reconhecimento por autenticidade.
    Ainda acho melhor mandar para uma Conservatória em Portugal, é mais rápida que o Consulado.
  • @liane alegria, obrigado! Vou fazer desta maneira que falou então. Vlw msm! Obrigado a todos pela ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.