Documentos que comprovem os Factos

Boa Noite!
Em 26/09/19 o IRN do Arquivo Central do Porto me enviou uma comunicação solicitando os seguintes:
1) Certidão de nascimento do interessado em cópia integral e devidamente legalizada
2) Ser remetido o original da certidão de nascimento do progenitor Português.
Enviei esta documentação em dezembro e acompanhei a entrega, mas para minha surpresa na data de hoje 30/01/20 recebi novamente um outra comunicação com a solicitação de :
1) Certidão de nascimento do interessado devera ser em cópia integral emitida em fotocópia e devidamente legalizada.
Não entendi? se este documento eu já tinha enviado.Como Descobrir o que foi errado? ou entender o que eles estão me pedindo.

Comentários

  • @MartaeLaura, a certidão de nascimento que estão pedindo é a cópia reprográfica do livro, apostilada. Se estiver de difícil leitura, mande uma Inteiro teor original
  • @MartaeLaura, estão pedindo a certidão de nascimento do requerente modelo reprográfico e apostilada. Essa certidão é uma xerox do livro de registro. Qual foi o tioo da certidão que você enviou? Estava apostilada?
  • @MartaeLaura,
    Peça no cartório uma nova certidão de nascimento por cópia reprográfica apostliada, e outra em inteiro teor (digitada) certificada. Ponha as duas juntas na carta e mande de preferência por DHL. O tempo é importante.

    Estão lhe exigindo a 1a. (reprográfica). Você economiza no envio mandando a IT pra facilitar a vida deles, caso esteja ilegível.
    Já peça as duas de uma vez só, porque você não tem tempo pra esperar chegar uma, e depois dizer "omg! esta ilegível... deixa eu pedir a outra então".
    Se a reprográfica estiver excelente, pode mandar só ela se quiser. Se concluir rápido, você pode usar a IT para fazer sua atribuição.
  • Sim, mas em setembro quando me solicitaram eu enviei e Reprográfica e de Inteiro teor ambas apostilada, só se eu enviar novamente?
  • @MartaeLaura, acho que vale a pena entrar em contato e solicitar esclarecimentos. Tente enviar e-mail com um assunto chamativo (Exigência processo XXXX/XX - Esclarecimentos) e diga que recebeu ofício pedindo o documento porém que esse documento já havia sido solicitado e enviado. Se possível diga a data que os documentos foram entregues. Peça esclarecimento do motivo de estarem solicitando novamente o mesmo documento.
  • @MartaeLaura,
    No primeiro pedido você enviou a copia do assento do português? É o que pede no (2).
    Creio que viram a IT e não perceberam que você mandou junto a reprográfica e a IT (para o caso da reprográfica estar ilegível).
    Se estava muito ilegível, eles podem estar querendo outra cópia da reprográfica pra ver se dessa vez fica melhor, e pra se certificar que não é falsificada.

    Tente esclarecer diretamente na conservatória antes de re-enviar, como foi sugerido. Não disse qual conservatória.
    Se for na ACP: arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.