Avô com assento Português mas sem Transcrição do Casamento.

Ola, estou com um grande problema, estou tentando tirar a cidadania e para isso estou fazendo minha Avó virar portuguesa, depois de muito tempo, buscas e tentativas, eu consegui fazer o assento dela em Portugal, ou seja, ela ja é Portuguesa, o problema apareceu depois disso, para transcrever o casamento dela para Portugal eu preciso da Certidão de Nascimento do meu Avô, aqui do Brasil, e simplesmente não consigo encontrar, ja fiz pesquisas, buscas, tentei com a família, tentei no cartórios próximos de onde ele vivia quando criança e nada.

Atualmente eu estou morando em Portugal com visto de estudo, então estou fisicamente aqui, existe alguma forma de fazer passar essa cidadania para meu pai, sem precisar Transcrever esse casamento, algum local especifico que não solicita isso. Preciso disso com urgência, pq meu visto acaba em breve e fiquei travado nesse documento do meu Avó que não é p português.

att Paulo

Comentários

  • @Paulo...

    Mesmo que você localize o Registro de Nascimento de seu Avô...A sequência de processos que você terá que fazer...

    Que são...:

    ▪Transcrição do Casamento dos Avós...
    ▪ Atribuição da Nacionalidade Portuguesa de seu Pai...
    ▪ Atribuição da Nacionalidade Portuguesa para você...

    Não vai ser concluídoa do dia para a noite...
    Mesmo solicitando urgência...(Se você puder comprovar essa urgência com a documentação exigida)...

    Referente ao Registro de Nascimento de seu Avô...

    Geralmente através dos dados dos registros civis posteriores é possivel identificar a origem dos registros anteriores...

    Você já pesquisou os registros de casamento de seus Avós...
    Tem que localizar o registro Civil e o Religioso...
    Eu já resolvi uma questão semelhante dessa forma...
  • editado January 2020
    Eu sei que leva um tempo, a urgência seria para aproveitar o fato de eu estar aqui para fazer.
    Então eu já tenho a certidão de casamento dos meus avós em inteiro teor, mas mesmo assim la não diz nada, tenho o cpf do meu avó, tenho a certidão de obito, tenho o RG, em nenhum lugar consigo encontrar o cartório em que ele foi registrado, já solicitei essa informação no cartorio que ele casou mas não tem.

    Os dados dele:
    Jorge Eugenio dos Santos
    [APAGADO]
    Natural do RIo de Janeiro
    Nascido 08 de agosto de 1925
  • @Paulo...

    Se você tem a Certidão de Casamento em Inteiro Teor...Leia com atenção...Deve ter a informação de origem dos registros civis de nascimento de ambos os nubentes...
    Outra maneira de encontrar essa informação é verificando documentos antigos de seu Avô...Como RGs...

    Existe também o livro de casamento da Igreja...
    Se seus Avós casaram no religioso esse registro pode fornecer informações que permitam encontrar o registro de Nascimento dele...

    Mas é claro que isso tudo requer tempo para realizar as pesquisas...

    ATENÇÃO...Não é recomendado publicar número de documentos aqui...
    Se ainda houver tempo de editar sua postagem...Sugiro que apague...
  • @Paulo Corrêa Junior,
    Você pode tentar a habilitação de casamento no Arquivo Nacional, se conseguir achar a Habilitação vai conseguir estes dados que precisa.
  • @Paulo as conservatórias não aceitam mais fazer transcrição de casamento com supressão de certidão de um dos nubentes. Infelizmente vai ter que achar a certidão de nascimento do seu avô.
  • @Vlad Pen,
    voce pode apagar o CPF que ele informou que é irrelevante para a busca em questão e um risco ele ter postado?
  • Não consigo editar e nem apagar.
    Viu buscar no arquivo nacional, mas pelo que entendi, sem a transcrição do casamento é impossível dar continuidade?
  • editado January 2020
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/212084/#Comment_212084

    @Paulo...Como pode verificar lendo o relato do @alandomingues no link acima...Não é "Impossível" ...

    Porém...As informações do Fórum devem ser usadas apenas como referência...Não podem ser dadas garantias de que um processo com características semelhantes seguirá pelo mesmo caminho...É de conhecimento comum que existem diferentes entendimentos e critérios de análise entre um Conservador e outro...E entre as diferentes Conservatórias Portuguesas...O que faz mais verdadeira do que nunca a máxima...:
    "Cada caso é um caso"...

    O correto é encontrar o Registro que falta e fazer a Transcrição do Casamento antes de iniciar o processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa...**Ponto**...

    Se decidir arriscar enviar a Atribuição sem transcrever o casamento antes...Essa deve ser uma decisão SUA...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.