Atribuição de nacionalidade

Boa tarde,
Minha mãe conseguiu a cidadania portuguesa (assento de nascimento nº 1548 do ano de 2017 no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Brasil), por ter pai português, mas está com o nome de solteira. Ela mudou de nome quando casou com meu pai.
Eu posso pedir a minha cidadania diretamente ou preciso transcrever o casamento dela e mudar o nome dela antes?
Meu problema é que meu pai morreu a mais de 25 anos e não tenho a certidão de nascimento dele.
Desde já agradeço a ajuda.
José de Araujo Lira

Comentários

  • Nos documentos necessários para a transcrição de casamento consta "original da certidão de nascimento do nubente estrangeiro" e meu Pai nasceu em 1924 no interior de Pernambuco numa pequena cidade.
  • @José de Araujo Lira, você terá que transcrever o casamento de sua mãe! E não é porque ela mudou de nome. As mulheres portuguesas são obrigadas a manterem seu estado civil atualizado. E, provavelmente, foi seu pai que o registrou.
    Veja em que cidade seu pai nasceu, tente entrar em contato com o cartório de lá. Normalmente, as pequenas cidades têm apenas 1 cartório, e normalmente o pessoal é bem solícito. às vezes, mandam até as certidões pelos Correios!
  • Muito obrigado Liane...
    Eu conversei com uma amiga que está neste mesmo tipo de processo. ela está fazendo tudo pelo cartório em Portugal.
    Ela me disse que iniciou um processo de pedido de nacionalidade para ela pelo cartório de Portugal enviando o documento português da mãe e a certidão de casamento dos pais com a averbação da troca de nome da mãe.
    Isso é possível fazer isso?
  • editado January 2020
    @José...
    Como já informou a @Liane...
    Se o Cidadão Português em Questão é MULHER...
    Faz-se OBRIGATÓRIA a Transcrição do Casamento em Portugal antes de iniciar o processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa para os filhos...

    Se esse é o caso de sua amiga...E ela não transcreveu o Casamento da Mãe Portuguesa antes de iniciar o processo de Atribuição dela...
    Certamente esse processo cairá em exigência...

    Em tempo...Se sua amiga alterou o nome DELA ao se casar...Terá que enviar a Certidão de Casamento DELA para justificar essa alteração de nome...
    Isso para o processo de Atribuição DELA...
    E isso tudo...Somente DEPOIS de ter finalizado a Transcrição do Casamento da Mãe DELA em Portugal...

    ***ATENÇÃO...São questões DISTINTAS...!!!
  • Muito obrigado Nilton...
    Perguntei pois assim eu poderia abrir os dois processos em paralelo... a transcrição do casamento da minha mãe e o meu pedido de nacionalidade... aqui no Rio de Janeiro está muito complicado de agendar horário no consulado...
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado January 2020
    @José de Araujo Lira, não dá para pular etapas!
    Primeiro a transcrição de casamento de sua mãe. Depois de pronta, seu processo de atribuição!
    Mande a transcrição para Ponta Delgada, tem levado uns 2 meses
    Depois, seu processo para o ACP
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.