Imigração para familiares de cidadão português (naturalizado)

Meu marido está em Portugal, meu filho e eu pretendemos nos mudar para Portugal, porem pelo que já pesquisei não existe um "visto de residência" para tal efeito, ou seja, de passar pela imigração tranquilamente. Sendo assim, gostaria de saber se alguém que teve a mesma experiência, conseguiu passar pela imigração sem o cônjuge (cidadão português)? E o que foi dito aos agentes do SEF na imigração?
Estou a perguntar, pois eu não quero mentir, à dizer que estou indo visitar meu marido, é quase sem nexo isso. Quero dizer que meu marido se encontra em Portugal e que estamos a vir estar junto à ele.
Detalhe que gostaria de saber se antes de sair do Brasil poderíamos já deixar agendado no SEF de Portugal a ida para regularizar o cartão de cidadão.

Comentários

  • @Samira..vc terá que entrar como turista ( válido por 3 meses) com passagem de volta comprada. Depois que vc estiver em Portugal vc pode pedir visto de residência por agrupamento familiar junto ao SEF.
  • @Vlad Pen, @Samira Ballout, o nome agrupamento familiar pode levar a confusão, pois o Reagrupamento Familiar é solicitado por portador de visto ou quem tem autorização de residencia em Portugal.
    Já a Autorização de Residencia para familiar de cidadão português/Europeu e solicitada através do Cartão de Residencia, o agendamento errado no Sef pode levar a ter que dispender de mais tempo.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12847/reagrupamento-familiar-ou-cartao-de-residencia.

    Quanto a passagem de volta, o Vlad Pen está super correto, pois apesar de ser familiar de cidadão português, não estará na companhia do mesmo na viagem.
  • E caso eu mostrar a eles, o documento do cartão cidadão do meu marido, comprovante de morada será que poderá dar problema?
    Ou ainda se caso eu conseguir a nacionalidade do meu filho, eu posso passar com ele na imigração tranquilamente?

    Obrigada
  • @Samira Ballout, pela sua outra postagem o casamento não foi transcrito, para Portugal vocês não são casados.
    Enquanto não transcrever o casamento você não tem os direitos de cônjuge de cidadão português. Apresentar cartão do cidadão, comprovante de morada, etc... não acredito que ajude nesse caso
  • Esclarecido. Muito obrigada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.