Dúvida Preenchimento do Formulário 1C - Quadro 2

Boa tarde, pessoal!
O livro onde consta o assento do meu bisavô foi digitalizado pelo Arquivo Distrital de Braga Segue o link:
http://pesquisa.adb.uminho.pt/viewer?id=1008766&FileID=472125
No quadro 2 do formulário 1C tenho que escolher entre Conservatória do Registro Civil ou Conservatória dos registros Centrais. Qual delas eu marco?
Agradeço desde já a atenção! :)

Comentários

  • @Shimene possivelmente esse assento não está informatizado e vc terá que pedir uma copia original certificada junto ao arquivo distrital.No item 1 do campo 2 vc deixa tudo em branco ja que vai apresentar o assento original.
  • Muito obrigada pela resposta @Vlad! No caso então eu envio um e-mail para o Arquivo Distrital de Braga solicitando a certidão, né? E ela será enviada por e-mail ou por correio? Tem algum prazo para o envio? Tenho pagar alguma taxa?
    Agradeço muito a atenção! :)
  • @Shimene vc tem que entrar no site e verificar qual o procedimento para pedir o assento de nascimento e a forma de pagamento.

    http://pesquisa.adb.uminho.pt/
  • @Shimene, vão mandar pelos Correios, um original com um carimbo em relevo. É esse documento que você tem que enviar. Guarde uma cópia para você.
    Tem que pagar, sim!
  • Boa tarde, pessoal! Mandei ontem um email para adb@adb.uminho.pt e estou aguardando a resposta. Muito obrigada pela atenção!
  • Bom dia, pessoal! Me responderam hoje, mas estou na dúvida quanto ao orçamento que me enviaram. No e-mail que enviei, pedi uma cópia original certificada (tipo Narrativa Completa) do assento de nascimento do meu bisavô. Esse foi o orçamento que me enviaram:

    "A fim de lhe ser remetida a certidão de batismo/nascimento de **** para o Brasil, deverá enviar-nos o montante de 24,00, conforme se discrimina a seguir:

    1 Certidão paroquial
    € 20,00

    Portes de correio registado
    € 4,00
    "
    Será que este documento seria o suficiente?
    No site deles aparece uma tabela de serviços e valores com outros tipos de reprodução de documentos e certificações (segue o link):
    http://www.adb.uminho.pt/Default.aspx?tabindex=4&tabid=10&pageid=12&lang=pt-PT

    Devo solicitar o que me foi enviado por e-mail mesmo ou pedir um desses outros tipos de documentos que eles emitem? Estou bem confusa..
  • @Shimene, o preço é esse mesmo!
    Cópia original certificada. Junte a certidão de casamento ou de óbito para estabelecer o nome adotado, pois as certidões antigas só contêm o nome do batizando.
  • Vou realizar o pagamento então. Muito obrigada pelo retorno, @Liane! :)
  • ShimeneShimene Member
    editado February 2020
    Boa tarde, pessoal!
    Só para atualizar, o pedido foi pago dia 21/01, dia 23/01 o documento foi enviado e chegou em minha residência no dia 01/02 em perfeito estado.
  • @Shimene, eles são muito eficientes!!
  • @Shimene,
    Só pra reforçar o que a Liane lhe disse mais pra cima, o documento que você manda é a original, com o carimbo em relevo.
    Junte uma certidão de casamento para fixação do nome.
    Se a requerente tem mais de 70 anos, fazer prova de vida e assinar o 1C presencialmente no consulado.

    Você guarda sua cópia para o caso de precisar no futuro pedir outra igual. Nunca acontece, mas pode vir depois algum parente atras do documento querendo também, e você tem os detalhes e sabe onde conseguir outro original.
  • Muito obrigada pelas dicas @gandalf! Aproveitando, poderia tirar mais algumas dúvidas? Vou levar minha avó ao consulado na terça-feira para fazer a prova de vida e a assinar o 1C. Preciso levar algum modelo de prova de vida já impresso ou o consulado já possui seu próprio documento? Para fazer a prova de vida preciso levar algum outro documento dela, fora a carteira de identidade?
    Outra dúvida, a certidão de nascimento já possui anotação do casamento. Acha que seria necessário o envio da certidão de casamento ainda assim?
    Agradeço muito a ajuda! :)
  • @Shimene, o consulado já tem o modelo. Só pedem o documento de identidade.
    Cansamos de recomendar aqui no fórum que, caso tenha havido mudança no nome por causa do casamento, envie um via original da certidão de casamento inteiro teor. Diversos processos caem em exigência solicitando esse documento complementar mesmo estando o casamento averbado na certidão de nascimento. A cada dia estão mais exigentes com os documentos devido aos casos de fraudes. Nem todos conservadores exigem mas, alguns exigem a apresentação da certidão de casamento.
    A opção de mandar a certidão ou não é sua, você escolhe se quer correr o risco de cair em exigência e, caso caia, ter que mandar o documento depois. Leve em conta o custo de envio de um documento, que poderia ser enviado agora, e os meses de atraso na finalização do processo. Você que sabe o que é melhor para o seu caso.
  • Muito obrigada pelo esclarecimento, @Daniel Henriques! Então, no caso, envio a certidão de casamento de inteiro teor (sem ser cópia reprográfica) apostilada?
  • @Shimene, isso mesmo. Apenas a cergidão de nascimento do requerente para o processo de nacionalidade tem que ser a reprográfica, todas as outras certidões inteiro teor (digitada).
  • @Shimene,
    Tudo como o Daniel lhe disse. Exatamente.
    Certidão de casamento é IT apostilada.
    Somente as certidões de nascimento são reprográficas apostiladas.
  • Muito obrigada pelas orientações, pessoal! Já estou com todos os documentos em mãos, mas surgiu mais uma dúvida. Minha avó é viúva, no quadro 1 do 1C em "Estado Civil" eu coloco "viúva", certo? Preciso enviar alguma documentação relacionada a isso ou não é necessário?
  • @Shimene,
    É isso mesmo. Coloca o estado civil atual.
    Não precisa mandar documentação adicional.
  • Tá ótimo então! Mais uma vez muito obrigada, @gandalf! :)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.