Dúvidas sobre continuação do meu processo de atribuição.

editado December 2019 em Processos de Atribuição
Boa tarde gente!
O registro da minha avó finalmente foi todo finalizado!!! Dei entrada em 04/19 na conservatória de Tondela e na semana passada tinha sido aceito o pedido e só faltava o registo e hj atualizaram o site de consulta com tudo verdinho!!!
Agora tenho três dúvidas:
1- Sei q agora para dar entrada no processo do meu pai consigo pelo número de registo da minha avó, porém como faço para conseguir o número? Tenho q aguardar a correspondência q eles mandam pra minha casa ou já consigo no site do civil online?
2- Depois q eu conseguir o número de registo dela como faço para dar entrada na cidadania do meu pai? Mesmo esquema q foi o da minha avó? Ou muda alguma coisa além de não ter a certidão para enviar? Qual conservatória está valendo mais a pena mandar por conta do tempo? ACP mesmo?
3- Minha avó agora como cidadã portuguesa tem alguma obrigação? Por exemplo: votar, declarar imposto de renda e esse tipo de coisa?
Muito obrigada a todos q me ajudaram e a todos q vão me ajudar ainda nessa jornada até eu me tornar uma Tuga!!!

Comentários

  • editado December 2019
    @Barbará vc pode conseguir o numero do registro português pela linha de registro. Não esqueça que vai ter que transcrever o casamento da sua avó antes de dar entrada no processo do seu pai. A linha de registro só fornece informações para o próprio requerente.Sua avó não precisa fazer nada disso mencionado no item 3.
  • @Bárbara, peça uma certidão pelo civil online, se tiver pressa. Custa 10 euros e você recebe no máximo no dia seguinte. Daqui a uns 15 dias ela recebe a certidão enviada por Tondela pelos Correios.
    Para fazer a atribuição de seu pai terá que transcrever o casamento de sua avó. Creio que ACP ainda é a mais rápida.
    Quanto às obrigações como portuguesa, peço desculpas, mas não sei!
  • editado December 2019
    @VladPen e @LianeAlegria a transcrição de casamento da minha avó já foi feita aqui no Brasil, vou precisar fazer em Portugal tb? Pq quando preenchi o formulario 1C coloquei q ela era viúva. Como procedo para fazer a transcrição em Portugal?
    @Liane Alegria se eu pedir hj pelo civilonline já consigo mesmo o registo tendo sido finalizado ontem? Não tem nenhum prazo para espera?
  • editado December 2019
    @Bárbara Fuzzato, como a transcrição de casamento já foi feita se você disse que o processo consta como finalizado hoje? A transcrição só é feita após a atribuição. Se ela casou no Brasil tem que ser feito o registro do casamento em Portugal antes dos filhos poderem fazer o processo de nacionalidade.
    Veja as informações nas duas primeiras postagens http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1

    Se o assento está feito pode solicitar pelo civilonline, não tem prazo algum a esperar, é tudo em um sistema informatizado.
  • @danielhenriques o q eu quis dizer foi q como foi feita aqui no Brasil e achei q se eu enviasse a certidão daqui apostilada valeria tb, já q ela não tem uma certidão de nascimento em Portugal. Estou no site do civilonline e no campo de tipo de certidão o q eu coloco? De nascimento mesmo sem ter nascido lá?
  • @Bárbara Fuzzato,
    "já q ela não tem uma certidão de nascimento em Portugal", o registro do nascimento dela em Portugal é exatamente o que foi feito com a conclusão do processo de atribuição.
    Tem o passo a passo de como solicitar a certidão pelo civilonline em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    O escritório consular de Santos está com prazo melhor do que Ponta Delgada, veja aonde é mais conveniente para você. Mesmo sendo de outro estado eles fazem sem problemas pois o processo é tido feito por correspondência.
    Se optar por fazer no consulado siga as instruções que constam no site do consulado geral de São Paulo. Só atente para enviar os documentos para o endereço de Santos e não para SP capital. em Santos teve processo de forista feito essa semana mesmo concluído em 2 dias e na capital está demorando uns 3 meses pelo menos.

  • @danielhenriques Entendi. Muito obrigada!
  • @danielhenriques estou no site do consulado e me surgiram algumas dúvida: minha avó é viúva então eu preciso, além de fazer a transcrição de casamento dela, tb tualizar o óbito do meu avô?
    No site só aparece a opção de transcrição + cartão cidadão, porém não queria tirar o cartão dela. Tem como fazer o pedido só da transcrição pelo consulado em Santos?
    E no caso de fazer pelo consulado, o formulário é preenchido online mas estou na dúvida se minha avó vai ter q assinar.
  • @Bárbara Fuzzato, não sei te dizer se é possível. Uma vez que por lei todo cidadão português tem que ter o cartão do cidadão pode ser que o consulado exija a emissão dele.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.