Processo de atribuição com pedido de urgência

Boa tarde, amigos foristas! Gostaria de sugestões no seguinte caso: em abril deste ano, vim à Europa com a intenção de ficar em Portugal para estudar e trabalhar, mas acabei saindo da zona Schengen após os três meses como turista por não haver andamento nos meus processos. No momento, aguardo a conclusão do processo de convolação da minha mãe, que encontra-se na etapa 6 do sistema, e tenho enviado e-mails à CRC com as justificativas para solicitar urgência. Em setembro, fui aceito em uma universidade em Lisboa para continuar meus estudos, mas não pude matricular-me por ainda não possuir a cidadania portuguesa. Além disso, tenho contatos profissionais que tenho deixado de lado por não saber quando terei a documentação em mãos.

Considerando que o processo de convolação seja concluído logo, gostaria de saber de que forma recomendam enviar o meu processo de atribuição com pedido de urgência. Pretendo apresentar carta de aceite na universidade, comprovativo de proposta de emprego e cópia do passaporte com carimbos de entrada e saída da zona Schengen. Recomendam dar entrada no ACP? Eles têm aceito pedidos de urgência? Se sim, seria vantajoso dar entrada pessoalmente? Também tenho a possibilidade de ir pessoalmente a alguma conservatória que se apresente mais rápida.

Há 10 dias retornei à zona Schengen. Estou na Itália mas logo voltarei a Portugal, com o intuito de ficar. Peço desculpas pela longa mensagem, mas a demora nos processos tem verdadeiramente me causado prejuízos pessoais e financeiros. Então qualquer instrução que possa auxiliar o meu processo será muito bem vinda!

Abraço!

Rudá Balthazar

Comentários

  • Olá. Todas as conservatórias, inclusive a a Centrais e ACP, aceitam pedidos de urgência, porém eles devem estar muito bem fundamentados. Porque facilmente esse pedido pode ser negado. Tem que estar muito claro que essa urgência é real e que só e somente só com a cidadania você viabilizaria o que deseja.

    Nas minhas idas e vindas ouvi de conservadores as seguintes questões, muito pontuadas por eles, em relação a pedido de urgência. Sendo elas:
    * Estar morando em Portugal sem autorização ou visto ou na UE ( No que ouvi da maior partes desses conservadores é que o simples fato de estar morando em Portugal não cacteriza urgência, uma vez que como Brasileiro você pode facilmente requisitar um visto ao autorização pelo SEF)
    * Estudar em Portugal ou na UE ( qualquer estudante internacional é aceito em Portugal, Então se for somente o ato de estudar, a urgência também facilmente pode não ser aceita).
    * Trabalhar em Portugal ou na UE. (Tem que estar bem claro que o empregador só te contraria se você tiver a cidadania. Porque também vai o caso de que você pode tirar uma autiorização para trabalhar junto ao SEF ou consulado)

    Casos de saúde, em que pessoa demonstra que se trata de uma doença grave, costuam ser atendidos a urgência.

    Ah. e lembre-se que no caso de sua mãe quem deve fazer o pedido é ela, que é a requerente do processo.

    Espero ter ajudado em algo,

    Um abraço
  • Pequena atualização: há menos de 1 hora enviei um email à CRC perguntando como poderia protocolar uma reclamação pela demora no processo de convolação. Coincidência ou não, recebi agora o e-mail informando a conclusão do processo.
  • @jhonpc...
    Muito boa sua explanação sobre o assunto...
  • @jhonpc, poderia me informa se qualquer doença grave cabe urgencia ou so se necessitar tratamento na UE .?
    perguntei a uns meses atraz se havia a possibilidade de solicitar no processo do meu irmão, me informaram que nao pq nao havia necessidade de tratamento na UE.(caso seja possivel solicitarei pq o processo dele ainda nao foi concluido e ele pretende se mudar para portugal o mais rapido possivel .)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.