Validade do passaporte para entrar em Portugal

Olá!!

Tenho uma dúvida para a qual obtive respostas diferentes e não consegui encontrar uma informação oficial.

A minha avó é portuguesa e mora há 60 anos no Brasil. Ela não tem passaporte brasileiro, tem apenas o cartão cidadão português (vencido) e passaporte português (a vencer em fevereiro de 2020). No consulado do RJ foi informado que ela deve primeiro renovar o CC para então poder renovar o passaporte.

Gostaria de saber se é necessária alguma validade mínima do passaporte para viajar a Portugal (nesse caso seria uma cidadã, com o passaporte com menos de 1 mês de validade, a entrar em Portugal). Se for possível, sabemos que em 2 ou 3 dias conseguiria também renovar os 2 documentos com urgência em Portugal.

Agradeço desde já,

Janine

Comentários

  • editado November 2019
    @Aviner como o passaporte está prestes a vencer, sua avó terá q fazer o CC e em seguida fazer o novo passaporte.
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado November 2019
    @Vlad Pen, mesmo sendo cidadã portuguesa? O passaporte não estará vencido, pelo que entendi vai vencer pouco tempo após sua entrada em seu país natal!
    Sei que, a turismo, o passaporte tem que ter validade que cubra o período da viagem e mais um pouco para prevenir eventuais dificuldades.
    Mas, para voltar a seu país de origem, nunca vi!
    Até porque ela não vai passar pela imigração e sim pela máquina que verifica se o passaporte é verdadeiro!
    Eu perguntaria no Consulado de Portugal, para tirar a dúvida.
  • @Liane..se o passaporte vencer e ela estiver em Portugal com passaporte vencido...estará com o documento irregular.Ela poderá pedir um novo passaporte lá , mas terá q tirar o CC antes.
  • @Vlad Pen, creio que a intenção é renovar o CC e o passaporte lá! Porque marcar em Consulados aqui está demorando demais! E se ela ficar sem passaporte em Portugal, sendo portuguesa, não há problema! Só vai precisar se for viajar, muita gente vive uma vida inteira sem passaporte!
  • editado November 2019
    @Liane..sim a ideia é essa .
  • Pode viajar sem susto. so não pode embarcar aqui no Brasil com o passaporte vencido, no momento do embarque, em Portugal não tem problema ela é cidadão portuguesa.
    Quando chegar, se éstiver em Lisboa va uma loja do cidadão ou ao Palacio da Justiça e peça o Cartão Cidadão Urgente. Pede pela manha e retira no Palacio da Justica no Parque das Nacões as 17hs;
    Com o cartão cidadão em maos pede no aeroporto de lisboa (urgente), a loja abre as 9 horas se conseguir senha pra atendimento ate 11hs, o passaporte sai no final do dia , se não no dia seguinte



Entre ou Registre-se para fazer um comentário.