Necessito fazer a transcrição de casamento de minha mãe?

Olá, recentemente providenciei a nacionalidade por atribuição de minha mãe, estamos esperando o recebimento da referida certidão, assim que chegar pretendo iniciar a minha nacionalidade portuguesa, porém mim bateu uma dúvida, será necessário fazer antes a transcrição do casamento de minha mãe? Detalhe, na Certidão de Casamento em Inteiro Teor dela, consta que minha mãe é divorciada, isso interfere em algo? Meu pai é brasileiro.

Comentários

• @Clovis, sim, precisa transcrever o casamento de sua mãe, para pedir sua atribuição.
    O fato de estar divorciada não influencia. Se, posteriormente, ela quiser casar novamente, precisará homologar a sentença de divórcio em Portugal através de advogado.
    Mas para sua atribuição basta transcrever o casamento
  • Obrigado Liane, você poderia informar quanto tempo está levando para processar via consulado e ou via conservatório de Portugal? Alias qual conservatório vc indicaria? desde já agradeço!
  • edited November 2019
    @Clovis Lins, tenho lido por aqui o pessoal fazendo com muita rapidez nos Consulados, especialmente no de Santos. Mas sei que o problema é agendar horário. Para fazer em Conservatória, mande para Ponta Delgada.
    Se optar por Ponta Delgada, sugiro que mande os documentos por DHL, pois os Correios são bem mais demorados e você corre o risco de o Vale Postal caducar!
    Quanto ao prazo, é difícil precisar! Falam de 1 até 3 meses, mas não dá para garantir!
  • @Liane Alegria, tanto no escritório de Santos como no consulado de SP não tem agendamento de horário para transcrição pois não é atendimento presencial, o processo é feito enviando os documentos pelo correio.
  • @Daniel Henriques, eu não sabia. Aqui no Rio o Consulado é tenebroso!!O prazo nesses Consulados é melhor que o de Ponta Delgada?
    @Clovis
  • @Liane Alegria, em SP capital o prazo acho que está um pouco maior que PD, pelo que lembro estava perto de 4 meses. No escritório de Santos está mais rápido, até 1 mês atualmente.
    Aí no RJ o pessoal sempre comenta que o consulado é difícil...
  • @Daniel Henriques, no Rio, até 8 meses para pedir o Cartão Cidadão!! Pedi em setembro e só encontrei vaga para maio!
  • Ok pessoal, e para finalizar minha dúvida, quais são os documentos necessários para a transcrição de casamento e o valor da taxa?
  • @CLOVIS LINS, se for fazer mandando os documentos para Portugal leia as duas primeiras postagens que tem todas as informações
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento/p1

Se optar em fazer pelo consulado siga as instruções do site do próprio consulado
  • Uma dúvida pra pedir a transcrição de casamento somente após a nacionalidade ... Ou já posso ir adiantando e pedir a transcrição?
  • @thaluama, só depois do assento de nascimento ser feito.
  • Olá! Irei efetuar, após emissão do assento de nascimento, a transcrição do meu casamento no consulado do RJ. para isso, tenho algumas dúvidas:
    só posso requerer o cartão cidadão após o casamento estar transcrito?
    posso fazer o agendamento da transcrição e do cartão cidadão para o mesmo dia? muito obrigada!
  • @izabela..sim, vc pode agendar a transcrição e o cartão cidadão.Se optar por fazer somente o cartão cidadão seu nome irá constar como solteira.
  • @VladPen Muito obrigada!!
  • Olá, ano passado (2019), após contato com a Linha de Registos, obtive a informação que enfim a minha mãe conseguira a cidadania portuguesa, porém a referida cidadania teria sido concedida em agosto e que eles ainda não haviam confeccionado e enviado as certidões emitidas em julho. Procede? ligo toda semana e ainda nada!
  • @CLOVIS LINS, a emissão dos assentos está muito demorada!
    Isso ocorre desde que descobriram uma mega fraude nos processos de pedido de nacionalidade, envolvendo até cartórios brasileiros! Graças aos bandidos, todos sofrem as consequências. Triste
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.