Confirmação de documentação para envio pelo correio a Portugal

Boa noite Prezados,

Em Outubro do ano passado, fui a cidade do Porto para dar entrada no processo de Atribuição do meu avô português para meu pai. Em Dezembro nós já havíamos recebido a carta com o conclusão de nacionalidade portuguesa do meu pai. Infelizmente a alegria dele durou pouco e em Fevereiro desse ano, ele veio a falecer. Eu gostaria de enviar meu pedido de Atribuição pelo correio para o Porto, pois achei bem rápido o processo. Porém tenho dúvidas em relação a documentação, uma vez que meu pai faleceu.
O que preciso enviar além dos listados abaixo:
- cópia autenticada de inteiro teor da Certidão de nascimento do meu pai;
- cópia autenticada da Certidão de óbito do meu pai;
- cópia autenticada de inteiro teor da minha Certidão de nascimento e com apostilhamento;
- copia autenticada do meu passaporte;
- Modelo 1 C preenchido;
- Pagamento do correio postal.

Dúvidas:
- preciso enviar copia da minha certidão de casamento?
- Preciso enviar cópia da certidão de casamento dos meus pais?
- há necessidade de fazer transcrição/averbação de casamento dos meus pais para eu retirar minha cidadania portuguesa?

Agradeço o retorno e ajuda.
Atenciosamente,
Germana

Comentários

  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado October 2019
    @Germana, não precisa enviar a cópia da certidão de óbito de seu pai.
    A sua certidão deve ser por cópia reprográfica do livro, apostilada. Manda o original.
    Cópia autenticada do documento de identidade (pode ser passaporte, se tiver a filiação) apostilada
    Modelo 1C com a assinatura reconhecida por autenticidade
    Vale postal no valor de 175 euros ou pagamento por cartão de crédito
    Se seu nome tiver mudado pelo casamento, envie uma certidão inteiro teor apostilada
    Não precisa mandar a cópia da certidão de casamento de seus pais.
    Se seu pai foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento se você mandar seu processo para o ACP (Porto)
  • Liana, boa noite
    Obrigada pelo retorno.
    Pode me esclarecer mais uma duvida por favor: consegui a cidadania para meu pai, porem ele nasceu no Brasil, eu assino também o formulário Modelo 1 C? Ou seria outro formulario a ser preenchido? Pergunto, porque no quadro 2, me pergunta a freguesia, conselho e país de nascimento do meu pai...coloco o os dados do meu pai aqui do Brasil mesmo?
    Obrigada
    Germana
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado November 2019
    @Germana, é o mesmo formulário 1C que você vai preencher.
    Coloque o número do assento que seu pai recebeu Assento nº XXXXX do ano de 20XX da Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa. Não preenche concelho nem freguesia.
    Leia este post sobre como preencher o formulário.
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao#latest
  • Obrigada!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.