Processo quase concluído em ACP - dúvidas

Boa tarde pessoal,

Enviei meu processo diretamente para ACP em Maio e hoje finalmente saiu do status 1 e foi para o 4, onde diz:
"O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

É para levar muito tempo até o final agora?
Eu n fiz pedido de cartão cidadão nem passaporte por enquanto, e preciso achar a maneira mais rápida de tirá-los, pois tenho uma proposta de emprego me esperando desde setembro.

Assim que o processo de cidadania for completado, seria mais rápido ir direto em Portugal (já estou na Europa) para pedir o passaporte e cartão cidadão?
Se não, qual maneira mais rápida?

Obrigado.

Comentários

  • @zangamarks sim, é mais facil fazer o pedido do CC e passaporte em Portugal.
  • tem ideia de quanto tempo leva? tenho até dia 13 para ficar aqui apenas.
  • @zangamarks, em Lisboa, no campus da justiça, consegue fazer o CC extremo urgente para retirada no mesmo dia ou dias seguinte, dependendo da hora que chegar (chegue bem cedo). O passaporte também consegue fazer com retirada no mesmo dia ou no dia seguinte.
    Uns 2 dias resolve tudo.
  • Prezados. Bom dia. Mandei o processo para o porto em julho. Mas ate agora não consigo nenhuma resposta de email com l status do processo ou número da chave de acesso. Alguém pode me ajudar a saber.onde consigo maisninfornacoes ?
  • Obrigado Daniel e Vlad!
    Vcs sempre ajudam muito!

    Ainda n tenho o meu número de assento e tenho até dia 13 apenas pra ficar na Schengen.
    Meu plano agora era ir pra Irlanda no dia 9, ainda teria 4 dias sobrando para voltar depois e tirar o CC e PEP (caso o nº de assento n sair até dia 9). Mas eu consigo entrar duas vezes na Schengen sem ter um visto especial para isso?

  • ou então, se eu estiver na Irlanda, consigo pedir os documentos no consulado de la?
  • Zangmarks vc pode tentar pedir o CC e o passaporte no consulado da Irlanda, mas aconselho pedir em Lisboa.Dúvidas sobre ACP favor postar no tópico específico.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest
Esta discussão está fechada.