Processo de Atribuição de Geração por Geração.

Ola pessoal, sou antigo no forum, mas como sabemos muitos acabam não andando com os seus processos por falta de tempo,
eu resolvi andar com o todo o processo e agora me encontrei em um "dilema" e preciso da ajuda de voces,

O meu caso é

Meu Bisavo é portugues, meu avo vivo esta fazendo o processo dele, após isso vamos iniciar o do meu pai para finalmente chegar ate a mim.

Eu possuo todos os documentos de todo mundo e isso esta ok, o meu problema esta no processo do meu pai,
preciso de uma orientação, ele não tem interesse em tirar o cartão cidadão e se "tornar" um cidadão portugues, porem faria o processo para me ajudar a ter a cidadania, alem disso ele nao quer fazer a transcrição de casamentos antigos, entao tenho duas duvidas

1-Como o meu caso é de uma linhagem masculina no qual sempre o Portugues foi o declarante de nascimento do filho, ele precisa fazer transcrição de casamento? e se a resposta for não ( como eu imagino fazendo por ACP) teria algum link oficial para eu mostrar para ele?

2-Quando eu startar o processo do meu pai, eu posso enviar o meu ao mesmo tempo? eu dependo que ele ative o cartao social portugues dele? ele vai precisar fazer algum documento portugues? Esse ato de pedir a cidadania dele, ja basta para eu ter o direito?

Qualquer duvida sobre as minhas questões eu estou a disposição para explanar, e agradeço desde ja a ajuda de voces.

Grato,

Comentários

  • editado September 2019
    @Loharan
    1- sendo todos os descendentes diretos não precisa fazer a transcrição de casamento sendo o pai declarante do nascimento do filho e fazendo o processo por ACP do Porto.
    2- Primeiro vc tem que esperar o processo do seu pai ser concluído para iniciar o seu. Seu pai não precisa tirar o cartão cidadão, basta o registro português dele para vc dar entrada no seu processo.Vc só terá direito depois que o processo do seu pai for concluído.
  • @Vlad Pen

    Obrigado pela resposta, só para entender melhor a segunda resposta,

    Quando ele finalizar o processo dele, a conservatoria ja envia o registro portugues dele? e com esse registro dou entrada no meu processo é isso? Ele nao precisa dar entrada no cartao cidadao como vc disse

    Grato,
  • editado September 2019
    @Lohran sim. exatamente isso.
  • Olá Pessoal,


    Nao quero criar um novo tópico, espero que esse seja a forma ideal de pedir ajuda de voces, consegui solicitar o documento do meu Bisavô portugues, e eles enviaram a copia do livro de batismo original, chegou agora de manha ( demorou 14 dias para chegar), e agora quero iniciar de fato o processo do meu Avô ( Vivo) para tirar a cidadania dele, e seguir para o meu pai e eu.


    Gostaria de ajuda em relação a documentação que preciso juntar a essa certidao de batismo do meu Bisavô, e se de fato a copia que eles me enviaram é suficiente para entrada do pedido de nacionalidade do meu avo.


    Pelo o que sei preciso Juntar os seguintes documentos


    • Assento do meu Bisavô ( Documento que chegou hoje)
    • Formulario 1C preenchido ( Reconhecido firma, e algo mais?)
    • Copia da CNH ( Autenticação simples?)
    • Certidão de Nascimento do meu avô ( requerente)

    Minha duvida é sobre de que forma devo enviar e se falta algum documento, e gostaria de saber se preciso enviar com algum tipo de autenticação especifica para nao ter erro no envio, alem disso, esse "envio" é para onde? e preciso startar o processo de que forma? e aonde? ou é só enviar?


    Muito obrigado desde ja!

  • @Lohran Vaz , o assento português de seu avô deve ser certificado - tem um carimbo em relêvo;

    O Formulário 1C preenchido deve ter a firma reconhecida por autenticidade, ou seja, tem que ser assinado na frente do funcionário do Cartório;

    A cópia da CHN ou RG tem que ser autenticada e apostilada;

    A certidão de nascimento de seu avô deve ser original, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Tem que fazer o pagamento de 175 euros , preferencialmente com cartão de crédito (pode ser de qualquer pessoa, internacional, desbloqueado, só prestando atenção em colocar como nome do requerente o nome de seu avô)

    Quando pagar por cartão de crédito, vai receber um Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Use este formulário para preencher e reconhecer a firma por autenticidade.

    Mande para a Conservatória portuguesa de sua preferência, por DHL, que é mais segura e rápida que os Correios, e custa uns 60 reais a mais.

  • Complemento...:

    @Lohran Vaz ...

    Se seu Avô já tiver 70+ Anos é exigida Prova de Vida (PV)...

  • @Nilton Hessel

    Meu avo ( requerente) esta assinando reconhecendo firma e tudo mais, mesmo assim precisa de Prova de vida? e como funciona isso?

    Ele precisa ir em algum lugar ?

  • @Leticialele Muito obrigado, sim veio com esse relevo! é que me pareceu simples rs


    Voce teria o link ou aonde faço o pagamento para receber o formulario 1C? ou é direto na conservatória? me desculpe as perguntas.

  • @Lohran Vaz . a prova de vida é feita no Consulado. Não precisa agendar, basta ir lá e pedir no balcão. A simples assinatura, ainda que reconhecida por autenticidade, não vale como prova de vida em Portugal.

    Para fazer o pagamento dos 175 euros, use a plataforma de pagamentos do IRN:


  • @Leticialele , Muito obrigado, passando por esse google nosso de cada dia, obviamente ele começou a me encher de propagandas e videos e etc sobre o assunto, e um deles cita uma mudança na Lei para Netos de portugueses, (caso o meu pai crie dificuldades para fazer o processo dele), gostaria de saber se houve alguma mudança que me da o direito sem necessitar do meu pai.

    Só para recapitular, meu processo é do Meu Bisavô para meu Avo ( Sendo feito agora) após isso preciso do meu pai, mas ele nao tem interesse, e estou tentando convence-lo ao mesmo

    Obrigado

  • @Lohran Vaz , o Presidente vetou um dos artigos da Lei, que voltou para o Parlamento. Não se pode garantir um prazo para que a alteração, que irá eximir os netos de comprovação de laços efetivos, seja implementada. Eu, se fosse você, não arriscaria!!

    Convença seu pai, fazendo de geração em geração é bem mais ágil e garantido! Diga que é um legado que ele deixará para as futuras gerações !!

    Fazendo direto, nem sai tão caro!!

    Boa sorte!

  • Bom dia.

    Que forum otimo, voces me ajudam bastante com perguntas e respostas. Voces poderiam me ajudar? Tenho uma dúvida.......

    Minha mãe tem 94 anos de idade, é filha de portugues, pai dela foi o declarante, mas ela não anda, não sai da cama, se cansa muito facil, mas é super lucida e esta bem feliz em ser portuguesa. ja tenho as certidões todas prontas e apostiladas e finalmente o formulario 1C preenchido e assinado presencialmente no cartório. Foi uma vitoria ela ter conseguido fazer isso.

    Prova de vida. O que devo fazer para provar que ela está viva? Uma declaração que ela está viva? ....tipo, Declaração, eu Aurora Quiteria, e por ai vai...data de nascimento, filiação, etc etc, declaro para os devidos fins estar viva.

    Assina, data, reconhece firma por autenticidade e apostila.

    É isso?

    Outra coisa, quando preenchemos o formulario 1C, reconhcemos firma por autenticidade etc, so nos demos conta que o cabeçario onde diz IRN, numero, nome do requerente e email, nao saiu. Posso enviar assim mesmo, mencionando esse cabeçario a parte?

  • editado August 2020

    @mramazzina

    Por favor, não repita a pergunta em tópicos diferentes.

    O consulado faz o documento de prova de vida nos termos corretos pra ela, e certificam.


    Isso deve ser feito no final, depois que você tiver juntado todos os documentos necessários, e conferido se não há divergências de nomes e datas. Pode ser que seja necessário fazer correções em alguns casos. Ter um RG recente. Certidões apostiladas.

    O RG, a regra diz menos de 10 anos. No entanto seria melhor fazer um RG novo no caso dela (principalmente se estiver amarelado, ou danificado). Seria melhor (pela idade) autenticar o RG no consulado (nesse caso não precisa apostilar).

    Também, quando paga a taxa por cartão de crédito internacional é que recebe o form-1C por e-mail. Esse já vem com o recibo. Terá que imprimir frente-e-verso na mesma página. Foi esse que você preencheu e autenticou?

    Já que ela vai pessoalmente ao consulado fazer a Prova de Vida, faça as 3 coisas juntas: Prova de Vida, RG autenticado, form-1C (com recibo) autenticado. Como você já autenticou (imagino que um genérico, sem recibo), poderá opcionalmente enviar juntos os dois form-1C. Eu faria outro.

    No consulado eles entendem como se faz as certificações, não rasuram, e não criam problema. Fazendo em outros lugares, não é raro o processo ter exigência para refazer. Na idade dela você tem que minimizar o esforço. Quando for fazer coisas, faça uma única vez, tudo junto. Ela terá que fazer RG? Faça isso primeiro, porque somente ela pode fazer. E depois as 3 autenticações no consulado (assinatura presencial para certificação por autenticidade), e ela está liberada.

    O resto é contigo.

  • Obrigado Galdalf

    Primeiro de tudo desculpe pela repetição, não farei novamente. Como foi a primeira vez aqui, me perdi um pouco nos cliques!

    E seguirei tuas dicas preciosas. Consegui imprimir o 1C com o recibo com o numero fornecido pelo site de pagamento por cartao de credito. Ela está bem fraquinha fisicamente, disse que nao tem mais forças para nada. O RG dela tem exatamente 10 anos e 1 mês. Vamos ver se ela consegue se animar para ir ate o poupa tempo. Estamos em Barueri, se fosse perto de São Paulo, estariamos mais otimistas. Mas como voce disse, vou tentar fazer tudo de uma vez visando o bem estar dela, sempre.

    Mais uma vez, muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.