Documentos necessarios para ACP

Ola pessoal, irei dar entrada no processo da minha mae que e filha de portugues e o portugues e declarante e solteiro. Ja estou com a certidao de nascimento dele, gostaria de saber quais sao os documentos que pedem na acp, e como e o processo de legalizar o formulario que nao entendi, so pode ser no consulado?? Alguem pode me ajudar??



Comentários

  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado September 2019
    @Diego Brito
    Os documentos são:
    Assento do português (não importa se nasceu em Portugal ou é atribuído);
    Certidão de nascimento do requerente por CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada;
    Cópia autenticada do documento de identidade (RG ou CNH) do requerente, apostilada;
    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com assinatura reconhecida POR AUTENTICIDADE;
    Pagamento, por Vale Postal - NÃO USAR EURO EXPORTAÇÃO, usar o que tem maior valor! Ou por cartão de crédito (neste caso, Portugal manda, por email, um formulário 1C com recibo de pagamento.
    Colocar em envelope e mandar para o ACP, preferencialmente por DHL (é mais caro que os Correios, que vivem em greve, DHL é muito mais rápido e tem um seguro de mil reais)

    "Legalizar o Formulário é reconhecer a firma, em qualquer cartório, POR AUTENTICIDADE.
    Você não precisa fazer nada no Consulado, a não ser que resida no exterior, apenas para autenticar a assinatura!!
  • Muito obrigado Liane me ajudou bastante eu na verdade estou rebuscando informacao pq na prineira tentativa nao tive recursos financeiros e parei no meio do caminho e perdi o prazo de validade dos documentos.
  • @Diego Brito, imagino o transtorno! O Vale Postal, semana passada, com as taxas dos Correios, estava 891 reais! A postagem pela DHL, 238, fora o preço das certidões e apostilamentos!!
  • @Vladpen
    Nova etapa, agora faremos a Atribuicao do meu esposo.
    Duvida: a Certidao de nascimento era de Inteiro Teor apostilada, agora vi outro moderador falar em Reprografica.
    Qual é a correta????
  • @RITA, agora a certidão tem que ser POR CÓPIA REPROGRÁFICA do livro, apostilada!
  • Liane Alegria, muito obrigada pela resposta.
    Fiz ano passado mas pelo jeito sempre ha alguma mudança.
  • @RITA, creio que vivem tentando barrar as fraudes que, infelizmente, devem ser muitas!
  • editado November 2019
    A certidao que tenho da minha mae filha do portugues e de inteiro teor por copia reprografica do livro e apostilada sera aceito???
  • @Diego Brito , a certidão é mesmo por cópia reprográfica do livro e apostilada! Se estiver difícil de ler, mande uma inteiro teor, original, com firma reconhecida. Esta não precisa apostilar
Esta discussão está fechada.