averbação de casamento

Bom dia,

Gostaria de saber como faço para saber se meu casamento ja se encontra averbado em Portugal?
Obriugado

Comentários

  • Envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
    Informe nome completo,data de nascimento e filiação dos cônjuges e peça para enviarem o numero do assento de casamento
    Se estiver averbado,vão te mandar o numero
    Caso não esteja,vão te responder que nada foi encontrado
  • Maria Nelida, mais uma vez, muito obrigado.
  • Boa Tarde,

    Se no assento de nascimento do meu pai, esta constando um averbamento de casamento, isso significa que o casamento foi transcrito?
  • editado September 2019
    @MLuiza se for no assento português....sim
  • Sim é no assento portugues, porem eu enviei uma email para a conservatoria e eles dizem que nao encontraram registro, porem no assento do meu pai consta um averbamento de casamento com minha mae, e un numero de assento de casamento..
  • @Mluizacoelho...

    Se quiser pode solicitar esse Assento de Casamento pelo civilonline.pt...Eu acho que não é necessário pois se no Assento de Nascimento consta a Averbação do Casamento significa que está feito...!!!
    Mas...Se essa dúvida estiver te tirando o sono...Gaste os R$ 50,00 e solicite o Assento de Casamento...

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/

  • Eu solicitei o assento de CASAMENTO, paguei e chegou o assento de NASCIMENTO do meu pai, o que me fez entender no momento que estava ok a transcrição do casamento dele. Até me responderem o e-mail da Conservatoria em Portugal dizendo que não havia registro. Estou sem saber o que fazer
  • Alguém fez o pedido de Transcrição do casamento este ano?
    Gostaria de sabem por qual conservatória e quanto tempo demorou?

    Att, Larissa
  • Qual é a forma de envio de documentos para Portugal, que vocês me recomendado?

    Pelo Correio, vi que tem a opção EMS DOCUMENTO $ 151,00 chega com até 11 dias, DOCUMENTO PRIORITÁRIO $ 11,85 chega com até 15 dias e DOCUMENTO ECONÔMICO $ 6,75, chega com 19 mo máximo.
    A forma de envio pela DHL não sei como funciona nem o valor, mas sei que o lugar mais próximo da cidade onde eu moro é Londrina.
    Alguém já enviou por algum deste que poderia me contar como foi a experiencia .
    Obrigada
  • @Larissa...

    Se o destino da remessa é Ponta Delgada...Melhor não arriscar...Use os serviços da DHL...Ou similar...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/205783/#Comment_205783

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/205314/#Comment_205314

    Para saber de prazos de conclusão...Leia as Dez últimas páginas da discussão abaixo e terá a resposta...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3360/transcricao-de-casamento-por-ponta-delgada/p195

  • @Mluizacoelho...

    Você quer saber se o Casamento de seu Pai está Transcrito em Portugal...Certo...?
    Seu Pai se casou em Portugal...?
    Se seu Pai se casou no estrangeiro...Você já transcreveu esse Casamento em Portugal...?
    Se você solicitou e pagou por um Assento de CASAMENTO...Deveriam ter te enviado um Assento de CASAMENTO...Se não enviaram...Você tem direito de reclamar por aquilo que pagou...

    Eu li algumas postagens suas e não encontrei nada sobre Transcrição de Casamento do seu Pai...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14571/cidadania-portuguesa-em-portugal

    Você informa que no Assento de NASCIMENTO que recebeu está constando a Averbação do Casamento...Inclusive com Número desse Assento de CASAMENTO...
    Portanto...Se existe uma Averbação e um número de Assento...Significa que esse Casamento Já está transcrito em Portugal...Simples assim...

    Eu sei que as coisas não estão fáceis por aí com as paralisações e tudo mais...Mas...Não seria mais fácil você se dirigir até um balcão do IRN para saber se esse Casamento está ou não registado em Portugal...?
    Já que está no Porto...Penso que seria mais produtivo...
  • Pois é, eu solicitei a certidão de casamento e recebi de nascimento. Não entendi muito bem o porquê disso. E de fato no assento de nascimento consta um averbamento do casamento dos meus pais. Eles se casaram no Brasil. Eu estou no Brasil no momento e volto quarta feira pra Portugal porém queria levar documentação pra dar entrada na cidadania da minha mãe por casamento, já tenho tudo feito porém estou empatada em saber se foi transcrito ou não o casamento. Creio que só me resta o consulado aqui de belem pra ter essa informação, visto que meu pai fez todo seu processo de cidadania por aqui.
  • @Mluizacoelho, não vão mandar certidão de casamento!! Vai aparecer uma averbação na certidão de nascimento, se referindo ao casamento!!
  • @Liane...Você se refere ao civilonline.pt...?

    Meu entendimento sobre essa questão é o seguinte...:
    Em vários Processos de Transcrição de Casamentos de irmãos e primos meus todos receberam o Assento de Casamento...
    Lá na página inicial do civilonline.pt tem 5 opções de Certidão que podem ser solicitadas..:
    # Nascimento...
    # Casamento...
    # Óbito...
    # Declaração de Maternidade...
    # Perfilhação...
    Se não fosse possível entregar o documento de Casamento não haveria motivo para que essa opção fosse disponibilizada no site...

    @Mluizacoelho...Não vejo motivo para você não levar os documentos para iniciar o processo de sua Mãe em Portugal...Se a Transcrição não foi feita...(Oque eu duvido)...Você pode fazer em Portugal...
    Veja...A Transcrição de Casamento não tem a complexidade de um processo de Atribuição...A Transcrição não precisa ser "Analisada"...A única análise que devem fazer é a da autenticidade dos documentos apresentados e da comprovação do pagamento correto dos emolumentos para o serviço em questão...

    O "Processo" de Transcrição consiste em "Registar em Portugal" um ato de registo civil já realizado no Brasil...Gerando um Registo de Casamento em Portugal...(Assento de Casamento)...Assim como uma anotação desse ato civil na certidão de Nascimento do cidadão Português...(Na forma de uma Averbação)...Ou seja...As coisas funcionam exatamente como aqui no Brasil...

    Oras...Se eu solicitar uma Certidão de Casamento no Cartório...Eles tem que me entregar uma Certidão de Casamento...Não uma Certidão de Nascimento com o Casamento Averbado...

    @Mluizacoelho...Tem alguma coisa que "não bate"...Você não tem o email de confirmação que o civilonline.pt envia...Será que na hora de escolher o tipo de Certidão você não cometeu um equívoco...Solicitando Nascimento ao invés de Casamento...?
    Quanto a esse email de resposta da Conservatória...Responda esse email enviando esse Assento de Nascimento que você tem com o número do Assento de Casamento digitalizado...Vamos ver oque eles responderão então...!!!


  • Muito obrigada a todos que me responderam! eu enviei um e-mail para o civil online sobre a certidao errada e me responderam quase que de imediato e mandaram a certidao de casamento dos meus pais!! agora tive a confirmacao que o casamento foi mesmo transcrito!! muito obrigada pela ajuda de todos .
  • Boa noite pessoal qdo se tem na certidão de nascimento o casamento averbado, mesmo assim precisa da certidão de casamento pra pedir a nacionalidade da minha irmã? Serão 2 certidões de nascimento e de casamento?
  • editado September 2019
    @Guilherme a certidão de casamento é necessária quando houver mudança de nome da requerente da nacionalidade após o casamento.
  • editado October 2019
    Bom dia gente ! Dei entrada na minha cidadania por casamento com português , ela chegou hoje após 1 ano e 7 meses. Mas fiquei com uma dúvida, pois o meu registo veio com meu nome de solteira sem nenhum informação / averbação do casamento , eles mencionam só a minha certidão de nascimento. Nosso assento de casamento já existe em Portugal e foi um dos docs requisitados pro processo. É assim mesmo? Agora Qnd eu for emitir o cartão cidadão levo as duas certidões pra provar a mudança do nome? Ou tenho que fazer algum processo pra constar o casamento no meu registo?
  • @Daiana está errado.Seu nome teria q vir como está na sua certidão de casamento.Envie um email para rcentrais.retificacoes@irn.mj. pt e explique o ocorrido.
  • @vlad Pen vou ver isso, obrigada !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.