Duvidas Cidadania poruguesa avô - mãe - filho

Estou pretendo tirar a cidadania portuguesa e minha esposa está me ajudando neste processo. Mas estamos com muitas duvidas.

Sou neto de português, mas minha mãe não tem a cidadania. Eu tenho todos os documentos do meu avô. E o mesmo se casou aqui no Brasil com uma brasileira. Mas ambos são falecidos.

Como vou tirar a cidadania pela a minha mãe estou arrumando os documentos dela que tem muitas divergências dos nomes do meu avô, da minha avó e bisavós.

Gostaria de saber se preciso fazer a transcrição do casamento do meu avô??

Comentários

  • @Leandro dependendo das divergências vc terá q retificar. Se seu avô foi o declarante do nascimento da sua mãe não precisa transcrever o casamento pelo ACP do Porto.
  • @VladPen como eu faço para saber se o meu avô foi o declarante do nascimento da minha mãe?, na certidão de nascimento dela?
  • Exatamente @Leandro...Na Certidão Inteiro Teor vem a informação de quem foi o declarante do Nascimento...
  • Seria mais fácil se eu fosse para Portugal e tirasse a nacionalidade por lá ??
  • Não seria...
  • @NiltonHessel Desculpa o incomodo, mas é que sou leigo sobre este assunto. Como não preciso transcrever o casamento do meu avô o próximo passo que tenho que dar é apostilha os documentos da minha mãe e mandar para o consulado?? Eu arrumei os documentos da minha mão que estavam com divergências dos nomes.
  • @Leandro...
    # 1 Esqueça o Consulado...
    # 2 Se houver divergências nos documentos...Deve ser feita avaliação da necessidade ou não de proceder às retificações...Havendo necessidade...Retifique os documentos...

    ***Com os documentos EM ORDEM...***

    # 3 Se sua Mãe é filha de Português...Ela tem direito à Nacionalidade Portuguesa Originária...
    # 4 Se o Pai Português...(Seu Avô)...Consta como declarante do Nascimento na Certidão da filha...(Sua Mãe)...Na menoridade dela...Pode enviar a Atribuição de sua Mãe para ACP sem transcrever o Casamento de seu Avô...
    # 5 Reúna a documentação e envie para o ACP usando a modalidade de envio que lhe aprouver...EMS...FEDEX...DHL...Etc...(Eu costumo usar DHL = + Rápido + Seguro)...

    DOC...:

    # 1 Assento de Nascimento do Português...(Se estiver Informatizado >>> CÓPIA SIMPLES)...(Se For Certidão de Batismo Anterior a 1911 >>> Cópia certificada)...
    # 2 Certidão de Nascimento da Requerente obtida por Processo Reprográfico Com Apostila de Haia...(Se essa Certidão não estiver 100% Legível...Deverá enviar também uma Via DIGITADA...)...
    # 3 Cópia do documento de identidade da Requerente Autenticada com Apostila de Haia...

    PAGAMENTO + FORMULÁRIO...:

    # 1 Faça o pagamento com cartão de crédito aqui...:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    # 2 Preencha o formulário que receberá por email após a confirmação do pagamento...Formulário que a Requerente deve assinar com reconhecimento de firma por AUTENTICIDADE...

    # 3 Coloque esse Formulário assinado + Documentos dentro de um envelope e envie para o ACP usando uma das formas de envio mencionadas anteriormente...

    PS...Quem recorre a esse Fórum é essencialmente um "Leigo" buscando informações para poder montar seu processo sem ter que pagar para intermediários o fazerem...
    Sendo assim...Recomendo que se apesar do passo a passo descrito acima você ainda tiver dúvidas...Leia as postagens do Fórum...
    Cada um desses passos descritos acima já foram explicados dezenas de vezes em tópicos específicos para cada assunto...
    Usar seu tempo em **Muitas** pesquisas no Fórum é o preço para não ter que contratar Advogados ou Despachantes para fazerem o trabalho para você...

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3585/atribuicao-dicas-e-informacoes-gerais/p1

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/12234/pagamento-por-cartao-de-credito-internacional-acp-do-porto-tondela-crc-lisboa/p1

    Boa Sorte...
  • @NiltonHessel Muito Obrigado pelas as informações. Mas fui buscar com o cartório a respeito do declarante do nascimento da minha mão e não foi meu avô (o declarante).
  • editado August 2019
    Então não será tão simples de fazer...Tem que ver quem é o declarante...Enfim...Tem que analisar o Assento de Nascimento do Português em Questão e a Certidão de Nascimento da Requerente para saber qual caminho terá que seguir...Provavelmente terá que transcrever o casamento...
  • @Nilton Hessel consegui o número de assento do meu pai, já está informatizado. Preciso enviar cópia mesmo assim?
  • editado September 2019
    @Priscilla...

    Se o Assento está informatizado...Pode preencher no quadro 2 do Formulário 1 C as informações solicitadas para que localizem o Registo no sistema de informações deles...Sem necessidade de enviar cópia do Assento...

    Se tem o Assento envia uma cópia simples e não precisa preencher essas informações no quadro 2...(Eu sempre preferi enviar cópia ao invés de preencher o quadro 2)...
    Prefiro fazer assim pois tendo acesso ao Assento de Nascimento Português é possível verificar se está 100% correto...O meu Registo por exemplo foi emitido com erro de grafia no nome de minha Mãe...Assim que recebi o Assento comuniquei a Conservatória e no dia seguinte estava tudo OK...
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.