Como atualizar o estado civil na certidão de nascimento?

Boa tarde, estou começando o processo de nacionalidade para a minha mãe, que é filha de português. Um dos documentos pedido é a certidão de nascimento do português com o estado civil atualizado. Como devo fazer isso? Mando a original ou uma cópia?Outro coisa é a certidão da minha mãe de inteiro teor, firma reconhecida e legalizada no consulado. Para enviar direto para Portugal não seria a cópia do livro? Ou inteiro teor? Fico confusa... Poderiam me ajudar? Agradeço desde já!!!!

Comentários

  • @Marcia Filgueiras, onde você viu essa exigência de certidão de nascimento com estado civil atualizado? Eu nunca vi isso! A certidão de nascimento do (a) português (a) pode ser a do civil online se já estiver informatizada ou a narrativa certificada, se for anterior a 1911 e tiver que ser pedida lá. Essa certidão não precisa ser apostilada! A certidão de quem vai pedir a atribuição tem que ser por cópia reprográfica (cópia do livro), original, apostilada.
    Juntar a cópia autenticada identidade, com emissão de até 10 anos. ACP também aceita CNH. Se o nome da mulher mudou por casamento, enviar a certidão de casamento, inteiro teor, apostilada
    Formulário 1C com assinatura por autenticidade (presencial, no cartório). Não precisa apostilar
    Vale postal de 175 euros ou pagamento por cartão de crédito!
    Não precisa legalizar nada no Consulado, faz as autenticações e as apostilas em Cartório!
  • Bom dia, obrigada pela resposta! Vi na lista de documentos necessários (https://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/). Tenho a certidão de nascimento do português em papel e é depois de 1911. Neste caso é só uma cópia autenticada, certo? Juntamente com os documentos do requerente.
    Desculpa essas perguntas, que já devem ter sido respondidas em outras discussões, mas cada caso tem sua particularidade... Como efetuo o pagamento por cartão de crédito e para qual endereço envio os documentos? Onde encontro o formulário a ser preenchido? Agradeço desde já!
  • @Marcia Filgueiras, a certidão que você tem é certificada? Peça uma cópia pelo civil online se já estiver digitalizada. Mande esta cópia, não precisa autenticar
  • Obrigada pelas informações. Vou providenciar todas as cópias dos documentos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.