Mae neta de portugues, processo concluido por atribuicao -- posso virar portugues?

Bom dia,

minha mae e neta de portugues e ja concluiu o novo processo para ter cidadania por atribuicao. Gostaria de saber se eu (filho) maior de idade posso agora pedir a cidadania atraves dela? Tenho que comprovar algum laco com portugal?

Muito obrigado!
Bernardo

Comentários

  • @bernardobe não precisa comprovar laços efetivos. Basta juntar os documentos e enviar. Antes terá que fazer a transcrição de casamento da sua mãe.

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3588/transcricao-de-casamento-dicas-e-informacoes-gerais#latest
  • Olá @bernadobe, demorou quanto tempo o processo de sua mãe? e como foi comprovado o laço com Portugal. Gostaria muito de saber!
  • @Vlad muito obrigado pela resposta! 1. Minha mae eh divorciada, tem que fazer algo especial?

    Do que entendi, eu encaixaria no artigo 1o no 1 alinea c). https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/

    "Aos indivíduos maiores, nascidos no estrangeiro, filhos de mãe portuguesa ou de pai português, que comprovem documentalmente que a filiação relativamente ao progenitor português (mãe ou pai) foi estabelecida durante a menoridade."

    2. O que significa esta ultima frase, sobre filiacao relativamente a mae durante a menoridade? Quais documentos preciso para comprovar isso?

    3. A pagina lista duas formas de pedir a cidadania: por inscricacao do nascimento no registro civil portugues ou por declaracao para atribuicao da nacionalidade. Qual devo seguir?

    Muito obrigado!

    @Victor, minha mae comprovou com diversas visitas a Portugal. O processo de aquisicao para atribuicao demorou por volta de 2 anos.
  • editado August 2019
    @bernardobr mesmo sua mãe sendo divorciada terá que transcrever o casamento dela.Sobre a frase citada, a lei portuguesa exige q seja reconhecida a maternidade/paternidade dos filhos de portugueses na menoridade .. ou seja, até os 18 anos.
  • Obrigado novamente @Vlad. Para confirmar entao, os documentos que eu preciso sao (com algumas duvidas)

    * Original da minha certidão de nascimento inteiro teor por cópia repográfica do livro legalizada com apostilha;
    * Cópia autenticada do meu documento de identificação e legalizado com apostilha; (passaporte, moro na Suica, consigo no consulado? ou seria mais facil carteira de identidade?)
    * Cópia da certidão ou número do assento da minha mãe portuguêsa (serve a certidao online do site https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ ?);
    * O Impresso-modelo C1 legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a sua assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório; (reconhecimento por autenticação)
    * Copia da transcricao de casamento (tem que ser autenticada tambem?)
  • @bernardo a autenticação do passaporte bc pode tentar no consulado português.A cópia da transcrição de casamento pode ser simples.
  • @Vlad, achei minha certidão de nascimento por inteiro teor, mas é de 2010. Será que vale ainda? Obrigado
  • @bernardo recomendo pedir uma nova certidão por cópia reprográfica.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.