Melhor opção para envio de documentos

Bom dia pessoal, atualmente qual está sendo a melhor opção para envio dos documentos para aquisição de cidadania (em relação ao tempo).

No caso específico, vamos fazer o pedido de cidadania da minha mãe, onde meu avô era português (nascido em Portugal), casado aqui no Brasil com uma brasileira.

Comentários

  • @TiagoM...
    "...(em relação ao tempo)..."
    Envie os documentos para Portugal usando os serviços da DHL...

    https://www.logistics.dhl/br-pt/home.html
  • Nilton Hessel, seria em relação à Conservatória: atualmente qual é a que teria o processo mais rápido? E quanto tempo levaria aproximadamente?
  • Essa pode ser considerada "A pergunta do Milhão" @TiagoM...
    Com férias de Verão + Greves previstas até Setembro...Infelizmente.ninguém pode prever oque surgirá "No fim do Túnel"...
    Qualquer dado publicado sobre isso pode ser considerado "Achismo" puro e simples...
    ANTES das férias e das greves...A resposta seria fácil...:

    TONDELA...(Para menores de idade)...
    ACP...(Para mairores de idade)...
    PONTA DELGADA...(Para Transcrição de Casamentos)...
  • Nilton Hessel, inicialmente tinhamos planejado fazer a atribuição via Consulado/SP, mas olhando a dificuldade para fazer o agendamento estamos analizando fazer o pedido via Conservatória.

    Antes das férias e greves, via ACP era mais rápido que o Consulado?

  • "...Nilton Hessel, inicialmente tínhamos planejado fazer a atribuição via Consulado/SP..."
    Não faça isso...!!! Vão enviar seu processo para Lisboa...Vai levar chá de cadeira por dois anos...!!!

    "...Antes das férias e greves, via ACP era mais rápido que o Consulado?..."
    Enviar atribuição direto para as Conservatórias Portuguesas por correio SEMPRE foi mais rápido do que fazer pelo Consulado pelo motivo que informei acima...
    Digo que entre as Conservatórias que aceitam processos pelo correio...ACP tem sido a mais rápida na conclusão dos processos de maior de idade já por um bom tempo...

    Veja @TiagoM...Em Janeiro de 2018 tivemos dois processos da família finalizados pelo ACP...Um em 26 e outro em 28 dias...Três meses depois...O mesmo ACP levou 49 dias para concluir Atribuição da irmã de um deles...Daí em diante as coisas só pioraram...
    Prazo atual no ACP...***Em torno de 5 Meses***
  • Nilton Hessel, obrigado pelo informação.

    Então para fazer diretamente pela Conservatória seriam necessários os seguintes passos:

    1) Separar os documentos
    - Certidão de Nascimento cópia reprográfica inteiro teor apostilada
    - Certidão de Nascimento de Inteiro teor apostilada (temos uma sobrando aqui)
    - Cópia do RG autenticada e apostilada
    - Certidão de Casamento inteiro teor apostilada (pois houve mudança de sobrenome no casamento)
    - Cópia simples da certidão de Nascimento do meu avô (já está informatizada)
    - Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade (*)

    2) Pagamento de 175 euros via cartão de crédito

    3) Enviar os documentos para ACP via DHL

    Endereço:
    Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
    Portugal

    O CEP seria este mesmo? Vi alguns posts indicando outro CEP.

    4) Esperar 2 semanas e enviar um email para "rcentrais.admin@irn.mj.pt" para obter o código de acompanhamento no sistema

    Dados necessários no email:

    Nome:
    Data de Nascimento:
    Documento Identidade:
    Nome Cônjuge:
    Nome da Mãe:
    Nome do Pai:
    Data de recebimento do processo na CRC (via postal):

    5) Aguardar.


    (*) Formulário recebido pelo email após a confirmação do email
  • editado August 2019
    @TiagoM...
    Certidão do Requerente...(Sua Mãe)... 2a. Via Original obtida por processo Reprográfico com Apostila de Haia...

    RG com menos de Dez Anos de emissão...

    O restante parece que está OK...

    Ah...Só acho que está sendo muito otimista ligando em duas semanas...
    Rssss....
  • editado October 2019
    Realizei um pedido de cidadania no consulado do Rio de JANEIRO no dia 30/10/2017 e até hoje não obtive nenhuma informação, me falaram que em 6 meses eu receberia o documento.... já fui até o consulado e não me deram nenhuma informação....dizem que só com agendamento...o unico papel que me forneceram foi referente ao pagamento que eu fiz onde consta o numero de Utente....alguem poderia me orientar como devo proceder? Vi aqui que existe a possibilidade de fazer por Portugal porém eu teria que arcar novamente com toda a despesa....me orientem por favor!
  • Liane AlegriaLiane Alegria Member
    editado October 2019
    @Andreacrcarvalho, envie um email para : rcentrais.admin@irn.mj.pt (Informando seu nome completo, que entrou com o processo pelo Consulado do Rio de Janeiro e que lá não dão informações, e falando que não está conseguindo contato telefônico com a Linha de Registos)
    Pede o número do processo e a chave de acesso para consulta no site https://nacionalidade.justica.gov.pt/
    Pelo tempo decorrido, ou seu processo caiu em exigência e o Consulado não avisou, ou já foi aprovado!
    É processo de atribuição ou de aquisição?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.