São gratuitos os processos de cidadania, pelos consulados?

editado August 2019 em Outros assuntos
Oi pessoal,
Quando comecei a fazer os processos para minha família, tinha a concepção de que processos pelos consulados eram caros e que os advogados cobravam absurdos, então resolvi eu mesma pesquisar para tentar fazer sozinha, já que não dispunha de condições financeiras para tais custos, onde achei esse fórum.
Ontem conversando com o marido de uma prima, ele disse que não cobram nada nos consulados para processos de cidadania, e nem continuei a conversa, porque também não estou a par disso, mas ainda assim fiquei com essa dúvida, apesar de que para mim não altera se cobram ou não, porque não tenho condições de deslocamento, portanto aprender a fazer os processos através desse fórum, pra mim, família e parentela, tem sido bênção atrás de bênção.

Gostaria de saber só para efeito de curiosidade mesmo, qual é a vantagem desses consulados, apesar de que é por lá que a gente tira o cartão cidadão, não é?

Para sair do Brasil, só o passaporte e o assento não servem? Tem mesmo que tirar esse cartão? Não posso fazer o cartão lá em Portugal, como tiramos a identidade aqui no Brasil?

Comentários

  • @Suzie Figueiredo,

    O processo de nacionalidade só é gratuito para menores de idade, seja por Consulado, seja por Conservatória.
    Fazer pelo Consulado só mesmo se não houver pressa, exigência de mais documentos que as Conservatórias exigem, e aguardar dois anos ou mais por processo.
    É possível sim tirar o cartão cidadão em Portugal, mas seria ideal depois ir ao Consulado para fazer a inscrição Consular, que é o registo onde constam os portugueses residentes no estrangeiro.
  • editado August 2019
    @caiodib,

    Se é preciso fazer essa inscrição consular, que nunca ouvi falar, e de qualquer maneira tem que ir no consulado mesmo, então já faz o cartão cidadão logo de uma vez e acaba com isso, não é? rs...
    Sim, eu já sabia que menores não pagam pelo envio e os 175 € do processo, apenas os documentos necessários; me referi se os consulados cobram alguma taxa pelos serviços prestados, quando fazem os processos por lá.


  • @Suzie Figueiredo, a inscrição consular é feita automaticamente quando um português residente no Brasil solicita qualquer serviço, como por exemplo, fazer o cartão de cidadão.

    Eles cobram o valor dos processos em Reais. Deve sim haver taxas extras, visto que cada Consulado tem uma tabela de preços ligeiramente diferente.
  • editado August 2019
    ok, obrigada @caiodib
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.