Dados divergentes

Amigos!
À um tempo atrás, havia solicitado ajuda para entrada de processo de atribuição do meu pai no qual foi dado entrada em Porto e caiu em exigencia.
Não consegui avançar no processo, pois devido a muitos dados divergentes e mudanças de documentação no Brasil, isso afeta diretamente na aposentadoria do meu avô portugues (que ainda é vivo), pois mudaria data de nascimento e nome dele e dos avós e por isso acabei dando uma pausa no processo.
Gostaria de retomar e cheguei a entrar em contato com varios advogados mas cobram caro e nenhum dá garantia, por falar que Portugal esta muito exigente, sendo assim, investiria em algo que talvez não conseguisse. Sendo assim, queria saber de vocês que entendem mais profundamente, conseguem me ajudar para que eu conduza o processo sozinha.

As divergencias encontra-se na certidão de nascimento do meu pai, que não batem com os dados da certidão de nascimento do meu avô.
Meu avô - Registro brasileiro - José Gaspar / Registro portugues - José Gaspar da Silva
avô paterno - Registro brasileito - José Gaspar Junior / Registro português - José Gaspar
avó paterna - Registro brasileiro - Joaquina Maria / Registro portugues - Joaquina da Silva

*avô - Nascimento (certidão de casamento brasileira) 19/03/1921 / certidão de nascimento em Portugal - 28/07/1921
Devido essa divergencia na data de nascimento, o casamento dos meus avós não foi transcrito em Portugal. A irmã do meu pai, conseguiu tirar a cidadania, mas para isso, ela seguiu com o registro dela como os meus avós sendo separados.

Nao sei se ficou claro, se puderem me ajudar, como sempre ajudaram. Agradeço!

Comentários

  • @ mlg, para fazer a retificação dos documentos brasileiros, conforme os emitidos em Portugal, você deve procurar os devidos cartórios brasileiros e verificar se é possível fazê-la de forma administrativa e não judicial. Neste caso, você não necessitaria de um advogado. Por exemplo, em SP o valor seria aproximadamente R$135,00 e demora aproximadamente 5 dias úteis, para um processo administrativo. No entanto, você necessitará dos corretos documentos para dar entrada. Por exemplo para trocar algum dado do seu avô português na certidão de nascimento seu pai, você necessitará dos documentos do avô e por ser português apostilados em Portugal. Alguns Cartórios em SP batem o pé e não aceitam as retificações administrativas. Precisaria consultar individualmente.
  • mlgmlg Member
    @Dante obrigada! Eu tentei por esse meio, porém alterações nos documentos brasileiros, afetam a aposentaria e os imoveis do meu avô, devido a mudança de nome e data de nascimento do mesmo. Sabe se existe algum outro caminho?
  • mlg,

    vide mensagem inbox.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.