cidadania portuguesa em Portugal e averbamento de casamento

Tenho cidadania portuguesa e quero transmitir para os meus filhos e marido. Tenho algumas duvidas que gostaria que fossem esclarecida.
1. a minha cidadania já foi tirada com o meu nome de casada, para conseguir transmitir para os meus filhos, preciso antes averbar o meu casamento?
2. vou para Portugal, que documentos preciso levar para pedir a cidadania para as minhas filhas?
3 Quais os termos da procuração que devo levar?
4. Preciso de alguma procuração para meu filho pedir o averbamento do meu casamento?
5. E posso pedir o averbamento do casamento do meu irmão e a cidadania dos meus sobrinhos, sendo que meu irmão já é cidadão
português?
6. Caso sim, qual o modelo da procuração?

Comentários

  • @Regina

    1-precisa
    2-aqui no forum tem o tópico correspondente para atribuição de menores.Veja na lupa.
    3-Tb tem um tópico com modelos de procuração, mas nao recomendo enviar pessoalmente..vai perder tempo e encontrar conservatórias cheias.
    4-envie tudo pelo correio..é mais prático.Se for entregue pessoalmente nao precisa de procuração..ele mesmo pode assinar o requerimento.
    5- se seu irmão foi o declarante do nascimento dos filhos ele não precisa transcrever o casamento se o processo for feito pelo ACP do Porto.
    6-vide item 3.
  • Obrigada, Vlad Pen.

  • Alguém sabe se a Conservatória de Cascais é rápida na atribuição de casamento e nacionalidade portuguesa?
  • Regina,

    Pelo casamento o processo é de aquisição e não atribuição. Só é feito na CRC em Lisboa. Pode ser iniciado em praticamente qualquer conservatória (consulte o site do IRN), mas todos os processos vão para a CRC.

    Não aconselho iniciar processos pessoalmente...você perde um baita tempo na Conservatória e não há vantagem alguma. Inicie seu processo o quanto antes pelos correios...me arrependo de não ter feito isso. Seu processo inicia antes (vantagem 1) e você não perde um dia todo numa repartição (vantagem 2).
  • Mandei um e-mail para Tondela e me disseram que para o atendimento presencial preciso agendar e que só tem vaga para novembro.
    Queria saber qual a Conservatória mais rápida atualmente para averbação de casamento e atribuição de nacionalidade portuguesa parta os meus filhos.
    Me informaram que eu posso entrar simultaneamente com o meu pedido de averbação de casamento e de atribuição de nacionalidade portuguesa para os meus filhos
  • @Regina..envie para Tondela pelo correio.
  • Alguém tem ideia de quanto tempo demora para concluir o processo de transcrição de casamento e atribuiçao de nacionalidade portuguesa para filho?
  • @Regina depende para onde vc mandar o processo. Se o filho for menor, envie tudo para Tondela
  • Para transcrição de casamento, a certidão de nascimento que tenho do meu marido (brasiliero) é reprografada, esta escrito certidão de nascimento de inteiro teor mas não esta digitalizada. Sera que tenho que pedir outra ou esta sera aceita?
  • @Regina...Para Transcrição serve essa Reprográfica que você já tem...Basta que esteja 100% LEGÍVEL...E não tenha muito tempo que foi emitida...*** Não esqueça de Apostilar ***...!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.