É realmente necessário transcrever o casamento do português na linhagem?

Olá, tudo bom?

Estou tentando tirar a cidadania portuguesa para o meu pai, que é neto de português.

A avó dele era portuguesa, mas se mudou para o Brasil na adolescência e nunca transcreveu seu casamento em Portugal.

Comecei a juntar os documentos para transcrever o casamento dela, mas o marido dela (meu bisavô), que era brasileiro, está com problemas na documentação.

O que acontece é que ele tem um nome na certidão de nascimento e outro nome na certidão de casamento. Ele não apresentou documento nenhum para se casar. O que sabemos por história de família, é que a família dele decidiu mudar de sobrenome por causa da guerra e perseguições por sobrenome. Ainda não conseguimos achar nenhum documento que prove que ele mudou de nome.

Então a minha dúvida é: a cidadania portuguesa do meu pai está em risco porque não conseguimos transcrever o casamento? Afinal, isso não muda em nada a linhagem até ele. Temos prova suficiente de que a portuguesa era avó dele, apenas não estamos conseguindo resolver a situação do casamento dela.

Obrigada.

Comentários

  • editado August 2019
    @Lais a transcrição de casamento é obrigatória principalmente quando o nubente português é a mulher e o processo é atribuição de netos.Com relação à divergências de nomes entre a certidão de nascimento e casamento , terá q retificar .
  • @Vlad Pen
    Não tenho como retificar porque não tenho documento que prove essa mudança.
    E se a portuguesa nunca tivesse casado e tivesse tido um filho? Eu não poderia tirar a cidadania só porque ela não tem certidão de casamento?
  • editado August 2019
    @Lais vc disse q na certidão de casamento do seu bisavô diverge do q está na certidão de nascimento. Terá q retificar a certidão de casamento para q os nomes fiquem iguais ao q consta na certidão de nascimento.Se a portuguesa nao tivesse se casado e tivesse nascido anterior a 1978..teria q comprovar a maternidade do filho com documentos adicionais como carteira de saude ,carteira escolar.declaração de batismo e se possivel declaração da maternidade onde o filho nasceu.A lei portuguesa de nacionalidade exige isso.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.