Filiação e Data de nascimento de uma pessoa no Passaporte 894 de 29.08.1931

Será que alguém consegue saber a filiação ou data de nascimento da pessoa do passaporte 894 abaixo? O Arquivo nacional da Torre do Tombo não achou o processo, ficando impossível confirmar se é do meu pai. Esta informação seria de grande importância, pois este passaporte é português e na realidade o que busco há muito tempo é a dupla nacionalidade do meu pai:

Como cheguei ao passaporte: https://digitarq.arquivos.pt/details?id=5784319

PT-ADLSB-AC-GCL-H-D-001-00016_m0063.tif

Nome: JOSE GOMES DA SILVA

PASSAPORTE: 894

DATA: 29.08.1931

Livro de Registro dos passaportes na folha 62


Segue novamente os dados do meu pai, se alguém tiver alguma idéia de onde procurar, agradeço.
Nome do meu pai: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 14/02/1914 - Rio de Janeiro - Brasil
Filiação:
Nome do meu Avô: JOSE GOMES DA SILVA
Data de Nascimento: 17/06/1886
Naturalidade: Português
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Arcozello

Nome do Cônjuge (Minha avó): ALBERTINA DA SILVA REIS
Data de Nascimento: 12.03.1890
Naturalidade: Portuguesa
Natural do distrito: Porto
Concelho: Vila Nova de Gaia
Freguesia: Grijó

Comentários

  • O artigo 239 (Vide abaixo) me fez ter mais esperança e aumenta a minha persistência e otimismo em descobrir que meu pai pode ter tido uma dupla nacionalidade, já que chegou em Portugal com 3 anos, nascido no Brasil, mas veio com o passaporte da mãe, quando resolveu voltar para o Brasil com 16/18 anos, grande chance de ter feito um registro de nascimento português para conseguir o passaporte para viajar. Concordam? Aceito sugestões, opiniões, etc.........
    Transcrição do Artigo:
    Cap. II - Dos actos do registo em especial
    Secção I - Do registo de nascimentos
    Sub-secção I - Da declaração
    Artigo 239 - A todos os indivíduos maiores de 14 anos que não tiverem o seu nascimento inscrito é permitido declararem eles próprios, em qualquer idade, o seu nascimento perante o funcionário do lugar do seu domicílio, desde que o dito funcionário se certifique da veracidade das declarações do registando, devendo para esta espécie de registos exigir-se quatro testemunhas que assinem o assento
    --------------------------------------

  • @Portugal 2019
    Achei as Certidões de Nascimento e Casamento do seu pai, José Gomes da Silva, Livro 145, registro nº427, Folhas 117v e 118 em 15/02/1914, na 5ª Pretoria Cível, 8ª RCPN, Tijuca, atualmente, e a outra em Itatiaia, Livro 6, registro nº258, Folha 164 em 29/05/1943, José e Odete, respectivamente.
    Nestas duas certidões informariam ser José Gomes da Silva, do Distrito Federal, nenhuma menção em nacionalidade portuguesa.
    Nas duas informariam os nomes dos pais e as origens portuguesas destes, como links abaixo:
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D8QQ-R36?i=119&cc=1582573&personaUrl=/ark:/61903/1:1:798L-Y7N2
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1S9-NSN?i=124&cc=1582573&personaUrl=/ark:/61903/1:1:QGV9-D3RS

    Poderia procurar algum dado, a respeito deste passaporte em:
    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10


    Mauriceia.
  • Mauriceia
    Boa tarde
    Agradeço muito a intenção de ajuda, mas já tenho as certidões de nascimento do meu pai, casamento, as certidões de batismo dos meus avós, etc.
    Não estou ainda convencido que meu pai não teve dupla nacionalidade, inclusive encontrei um passaporte nr 894 em seu nome e ano que deve ter sido quando veio para o Brasil 1931 e seria a solução, mas o Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Lisboa não achou o processo e nem o CEPESE, dessa forma ficou difícil.
    Mas continuarei nas pesquisas, acho inadmissível uma pessoa morar em um país por mais de 16 anos, de 3 a 18 anos aproximadamente e não ter documento português, com os pais portugueses, entende? Obrigado de qualquer forma, se souber de algo, agradeço.
    Um abraço
    Luizir
  • @portugal2019 por acaso já recorreu ao arquivo distrital? O passaporte do meu avô e da minha bisa, consegui acessar através da Universidade do Minho ( pois eles eram da região), talvez tbm seja uma outra alternativa pra vc. Algumas universidades possuem acesso a registros antigos, vale a pena tentar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.