Duvida e dificuldade em relação ao processo de matrícula em escola de portugal

Bom dia, gostaria de fazer algumas perguntas a respeito do processo de matrícula em escolas portuguesas.
Há um mês venho tentando resolver questões como equivalência, certificado de nota mínima e etc para conseguir fazer minha matrícula em uma escola de Braga. Moro em Maximinos e antes mesmo de vir pra cá, li em alguns sites que a matrícula deveria ser feita na freguesia que eu fosse residir, até então tudo certo, mas quando fui nesta semana na escola daqui de Maximinos, disseram-me que isso não era uma informação válida e que eu poderia me matricular em outras escolas que não fossem necessariamente na minha freguesia. Fui em uma escola na freguesia de São Vitor e chegando lá me disseram algo completamente diferente. Disseram-me que a minha equivalência tinha que ser feita na freguesia que resido(Maximinos) e que também deveria ser feita uma espécie de pré-matrícula também na escola da minha freguesia e que isso era uma lei. Também disseram que APÓS isso eu poderia entrar no site do Portal das Matrículas e aí sim tentar fazer minha matrícula na instituição que eu quisesse estudar, mesmo não sendo a da minha freguesia.
Voltei a escola de Maximinos e aceitaram fazer minha equivalência(com muita insistência e ordens de superiores) mas disseram que NÃO seria possível e nem necessário fazer minha pré-matrícula lá pois o curso que eu pretendo é o de Línguas e Humanidades e eles não o terão no ensino secundário.
Minha duvida é: o que devo fazer em relação a essas informações trocadas/diferentes? Já fui em ambas as instituições várias vezes e sempre me diziam informações contrárias e já não sei mais o que fazer. Receio que quando voltar a escola de São Vitor possam me dizer mais informações diferentes e que eu não consiga resolver novamente toda essa situação.
Se alguém já passou por essas dificuldades por favor me ajude a entender toda essa situação.

Espero que possam me ajudar. Agradeço desde já. (:
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.