Validade

Boa noite ..
Gostaria de saber a validade de uma certidão de nascimento , que veio de Portugal , para fazer o processo da minha mãe
Muito obrigada.

Comentários

  • @Mammamia não tem prazo de validade
  • Muito obrigada

  • @Vlad Pen

    Fiquei em dúvida... Mesmo sendo certidão de batismo do AD não tem prazo?

  • @gandalf só se for mto antiga

  • Algumas duvidas que gostaria de tirar com os colegas.

    1- hj li em um grupo do face que as certidões brasileiras após o apostilamento deixam de ter a validade de apenas 1 ano, que o prazo de 1 ano são para processos feitos nas representações do governo Português, a informação procede?.

    2- Quanto ao assento de casamento emitido por Ponta Delgada (emitido em 2018), e a copia autenticada do registro de batismo do Português emitido pelo arquivo distrital de castelo Branco em 2018, para juntar ao processo preciso emitir novos ou posso juntar as copias que possuo?

  • @DárioJr

    O objetivo do fórum é reduzir o risco de exigência, pelas diretrizes que sabemos ser seguras.

    Você é que decide se quer tentar. Não é o que eu sei, e não tenho notícia de ter mudado. Quando recusarem e cair em exigência, você chama pelo zap a pessoa que te informou pelo facebook e fala pra ela pagar a nova remessa de documentos pra você. :-)

    Certidões brasileiras têm validade de um ano entre a data emissão e a data de numeração, quando o processo da entrada. O apostilamento não expira, mas também não muda a validade do documento que autenticou. Certidões portuguesas (e originais da UE) não têm prazo. Contudo não podem estar danificadas, amareladas, ou ilegíveis (e obviamente, não podem ter indícios de fraude).

    Certidões de batismo têm que ser originais, emitidas pelo Arquivo Distrital correspondente. Tem que enviar a original com marca d'água em relevo. Não serve cópia, seja autenticada ou não. Se tiver 5 processos que dependem da certidão de batismo, precisa pedir 5 originais. E cada uma precisa ser acompanhada da certidão de casamento ou óbito IT apostilada para fixação do nome.

    Assentos de nascimento e de casamento portugueses, pode enviar somente uma cópia xerox simples, porque são verificados diretamente nos registros oficiais. O documento funciona apenas como um localizador.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.