Dúvida sobre averbação de casamento na certidão de nascimento

Boa noite a todos,
Gostaria de agradecer pois as informações disponibilizadas no fórum são maravilhosas!
Estou organizando a documentação para dar entrada no meu processo de atribuição. Fiz a transcrição de casamento de meus pais no consulado, mas para o processo de atribuição vou perder o medo e mandar os documentos para Portugal.
Fui ao cartório solicitar a certidão de inteiro teor por cópia reprográfica de minha certidão de nascimento e perguntei se meu casamento estava averbado na certidão. Como não estava, fiquei com receio de solicitar a certidão da forma como está e gerar alguma pendência no processo, já que no formulário 1C irei informar meu estado civil como casada. Não alterei meu sobrenome. Meu pai, português, foi o declarante na certidão de nascimento.
No cartório me informaram que devo solicitar ao cartório que realizou o casamento que informe ao cartorio de nascimento, o casamento para o mesmo ser averbado no livro. Como não gostaria de depender dos prazos cartoriais, e para não ter o custo extra da emissão de nova certidão de casamento para realizar a averbação, gostaria de saber se é preciso estar averbado o casamento na minha certidão de nascimento para não haver contradição com o formulário. A cópia da certidão de casamento que já possuo, autenticada pode ser enviada?

Comentários

  • @nathan basta enviar apenas sua certidão de casamento de inteiro teor apostilada se houve mudança do seu nome após o mesmo
  • nathamnatham Member
    Obrigado @Vlad Pen
  • @Vlad Pen...
    Aproveitando a oportunidade dessa discussão...Gostaria de perguntar o seguinte,,,:
    A razão pela qual é necessário enviar a Certidão de Casamento em casos como o descrito acima é somente a alteração do nome de um dos nubentes ao se casar...?
    Ou existe algum outro motivo...?

    Se não houver alteração do nome de nenhum dos dois nubentes após o Casamento não precisa enviar Certidão de Casamento...?

    Um dos meus primos que ainda está por montar seu processo de Atribuição da Nacionalidade Portuguesa teve seu nome alterado ao se casar...Acrescentou um dos sobrenomes da esposa...
    Nesse caso...Quando ele for fazer o processo terá que enviar também a Certidão de Casamento dele...

    Também fiquei na dúvida quanto a essa questão ao tentar ajudar a @Simone nessa outra discussão...:

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15681/nome-de-casada
  • editado August 2019
    @Nilton qualquer alteração que haja no nome do requerente pelo casamento é aconselhável a enviar a certidão de casamento de inteiro teor. O mesmo caso serve para a Simone Pivato.
  • Obrigado pelo retorno @Vlad Pen...
    Pela sua resposta concluo que SE NÃO HOUVER ALTERAÇÃO no nome de nenhum dos nubentes após o Casamento...NÃO será necessário enviar Certidão de Casamento...Não importando que o requerente seja o Homem ou a Mulher...
  • Continuando nesse mesmo assunto...
    Provavelmente esses processos aos quais me refiro só serão iniciados no ano que vem...Mas é uma situação que não me recordo de ter já visto aqui no Fórum...E creio que seria bom ter algo referente a isso publicado por aqui...
    Esse meu primo que teve seu nome alterado ao se casar...Ele tem três filhos...Aos quais pretende futuramente Atribuir a Nacionalidade Portuguesa...
    Ele terá que transcrever seu casamento por conta da alteração do nome mesmo sendo o declarante do nascimento dos filhos...?
  • @NiltonHessel, se seu primo foi o declarante do nascimento e fizer o processo por ACP do Porto não precisa transcrever o casamento.
  • Acreditei que seria necessário a Transcrição por conta dele ter alterado o nome ao se casar...Ele vai gostar de saber que não vai ter que gastar $ com a Transcrição do Casamento... : )
    Obrigado pelo retorno @Vlad Pen...
  • Aproveitando, gostaria de saber o seguinte:
    Na minha CERTIDÃO DE NASCIMENTO consta o nome da minha mãe de CASADA;
    Ela DIVORCIOU;
    Recebeu NACIONALIDADE por ATRIBUIÇÃO (por parte do pai dela), já com o nome de SOLTEIRA (DIVORCIO);
    Dúvida :
    Tenho que transcrever o CASAMENTO DELA? Sendo ela HOJE divorciada!!
    Detalhe : Meu pai foi declarante na minha CERTIDÃO DE NASCIMENTO e HOJE também sou CASADA.
  • @Simone não duplique suas dúvidas em vários tópicos e as concentre em apenas um.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.