Transcrição Casamento e Óbito - Consulado SP

Olá, podem me ajudar se já tenho em mãos todos os documentos necessários?
Certidão de óbito de inteiro teor digitada com reconhecimento de firma do escrevente e apostila de Haia;
Certidão de casamento de inteiro teor digitada com reconhecimento de firma do escrevente e apostila de Haia;
Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro de inteiro teor digitada com reconhecimento de firma do escrevente, apostila de Haia e o AVERBAMENTO DO CASAMENTO COM A MUDANÇA DE NOME;
E solicitei também uma certidão original do português emitida pelo www.civilonline.mj.pt
O formulário preenchido é com reconhecimento de firma por autenticidade e mais a apostila de Haia, correto?
Gostaria de saber se são todas as certidões de inteiro teor digitadas mesmo, e se for por um acaso de breve relato, teria problema enviar de inteiro teor?
Outra dúvida é, eu sou do Rio de Janeiro, farei a transcrição pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, pois o Consulado do Rj não está agendando nada desde o ano passado, enviarei os documentos pelo Correios, pois o processo de transcrição em SP é todo pelo Correio mesmo e depois eles mandam os documentos de volta. Alguém já fez assim? Sabe se tem algum problema ser de outro Estado?
Desde já muito obrigada!

Comentários

• @Nathalia, no requerimento é aconselhável que vc coloque um endereço de São Paulo ( parente ou amigo)
  • @vlad Posso enviar os documentos daqui do Rio e colocar um endereço de São Paulo só no formulário?
    Obrigada!
  • Pessoal. Estou fazendo a transcrição do casamento da minha mãe via Consulado de São Paulo. Alguém poderia me confirmar se são estes os documentos para envio:

1. Certidão de Casamento Inteiro Teor Digitada Apostilada
    2. Certidão de Nascimento Simples do brasileiro - Não necessita ser de Inteiro teor e nem apostilada
    3. Requerimento com firma Reconhecida assinado por Autenticidade e Apostilado. Este é o requerimento do próprio site do Consulado?
    4. Pagamento taxa R$ 593,54
    5. Envelope Plástico

Não será necessário enviar:
    . Cópia Simples do Assento da portuguesa
    . Cópia Autenticada RG do solicitante

É isto mesmo? Obrigado.
  • edited July 14
    @Dante...

Se pretende fazer via Consulado...Deve seguir as orientações do site do Consulado Geral de Portugal em São Paulo...

http://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/
  • Entrei em contato com o Consulado de Sp e eles me disseram que para os processos feito pelos Correios não tem problema ser de outro Estado!
  • Olá ,boa tarde!! Agendei no consulado pra fazer cartão cidadão , mas preciso fazer a transcrição de casamento pra já sair tudo direitinho. A pergunta é a seguinte: Devo mandar os documentos da transcrição agora pra que já seja adiantado?? Isso pq meu agendamento e só para novembro e talvez de tempo de ficar tudo pronto.
  • @Danie...
    Creio que a Conservatória com os melhores prazos atualmente seja Ponta Delgada...(2 Meses)...
    Se enviar já... **Pode ser** que a Transcrição de Casamento seja concluída antes da data agendada no Consulado...
  • Obrigado
  • Enviem para o endereço de Santos em São Paulo. Está mais rápido. Fiz a minha no começo do mês e ficou pronta em 3 dias uteis
  • boa tarde!

alguém sabe informar quanto tempo está levando para conclusão do processo de transcrição de casamento em SP ou em Santos ?
  • @Fabiano pelo consulado de SP , de 2 a 3 meses.Pelo consulado de Santos vc tem que agendar pelo site do
    consulado de SP. Não sei os prazos de lá.
  • @Mariturina
    Você fez só a transcrição? É só preencher o formulario, pagar o boleto e enviar tudo conforme diz o site, e ficou pronto em 3 dias úteis?
  • @GuilhermeSantos Isso... Fiz só a transcrição. Paguei e enviei tudo ... Chegou lá dia 2/8 na sexta feira. dia 7/8 ficou pronto.

• @Mariturina, vc poderia me ajudar. Eu estou para mandar o processo de transcrição de casamento da minha mãe para Santos, porém, eu fiquei com uma duvida, eu preciso enviar o Requerimento APOSTILADO? Vc apostilou o seu requerimento?
  • @Guilherme os consulados exigem que o requerimento seja apostilado
Cadastre-se ou connecte-se via Facebook para participar.