União Estável - Dúvidas

Pessoal, boa tarde... Tenho algumas dúvidas em relação à União Estável, gostariam que pudessem me esclarecer quem souber. Agradeço muito!

1) Já possuo minha cidadania portuguesa em dia, caso eu queira estabelecer um contrato de união estável com alguém no Brasil, terei que averbar em Portugal? Pergunto pois no Brasil meu estado civil continuaria solteira... alguém sabe se é necessário transcrever/averbar (alterar o estado civil) em Portugal? Eu teria que renovar algum documento (passaporte, cartão cidadão, etc)?

2) A pessoa que entrará na união estável comigo, poderá requerer cidadania portuguesa? Se sim, seria por naturalização? E quanto tempo após o contrato?

Muito obrigada pessoal!!

Comentários

  • editado July 2019
    @Natalia o mais prático seria vc casar no Brasil, esperar 5 anos( ou 3 se tiver filhos atribuidos portugueses) e aí pedir a nacionalidade para o marido .A homologação da União Estável em Portugal é cara e demorada e só pode ser feita através de advogado.Vc teria que transcrever seu casamento antes de pedir a aquisição de nacionalidade para o marido.
  • oi @Vlad! Obrigada! Sabe se eu realizar união estável no Brasil o estado civil "solteira" português também permanece o mesmo?
  • @Natalia não sei te informar como ficaria seu estado civil em Portugal após homologada a união estável.


  • pessoal, bom dia. Dúvida. Tenho um união estável há mais de 4 anos com uma cidadão portuguesa. Além do miasi nos casamos oficialmente em Lisboa em janeiro do corrente ano. Posso requerer a cidadania?
  • @Robson Filgueiras, já respondido na sua outra postagem. Por favor não poste a mesma dúvida em diversos locais do fórum. Aguarde um pouco para ser respondido.
  • Desculpe, mas acho que não sei bem usar o dispositivo. Se importa de repetir a resposta? Admito que não sei lidar muito bem com a tecnologia. Mais uma vez me desculpem. Obrigado.
  • Não consigo localizar a resposta.
  • Muito obrigado, Daniel.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.