Fixacao sobrenome

bom dia,

tenho que fazer a fixacao do sobrenome do meu antepassado portugues pois nasceu antees de 1911. Meu problema é: o sobrenome dele é diferente entre documentos, no batismo portugues é Baptista e na certidoa de obito é Batista. Tenho que retificar a certidao de obito? Se sim, devo apostilar o batismo portgues? nao sei como fazer,parece que o consulado portugues nao faz apostilamento.

obrigada.

Comentários

  • @pricorrealeite a diferença entre Batista e Baptista não será problema.Vc pode apostilar a certidão de óbito em qualquer cartório de notas.
  • obrigada!!
  • Boa tarde.

    Não irei conseguir fazer a transcrição de casamento do português, pois apesar de saber onde se encontra a certidão de nascimento da cônjuge estrangeira, o cartório informou que a certidão não se encontra mais lá, que provavelmente foi destruída.

    Dessa forma, será que enviar a certidão de óbito do português não iria ser mais um risco de cair em exigência visto que consta que o mesmo faleceu viúvo?

    Alguém já passou por essa situação? Melhor enviar o processo sem a certidão de óbito para a fixação do nome?

    No meu caso é processo de neto, e me foi recomendado além dos documentos normais, também emitir a certidão de casamento da filha do português, e nela consta o nome completo do português.

  • @willfont , para fixar o nome do português, serve a certidão de óbito inteiro teor, onde deve constar o nome de seus pais. Você precisa demonstrar que aquela pessoa que foi batizada com aquele nome é a mesma que casou no Brasil e teve seus dependentes. É uma combinação de fatores. E se o português fosse solteiro?

    De qualquer modo, respondi à sua mensagem, sugerindo o que você pode fazer no cartório.

  • @Leticialele entendo. Meu receio é não conseguir fazer a transcrição de casamento e enviar a certidão de óbito que está como viúvo, e acabar caindo em exigência.

    Caso eu consiga fazer a transcrição de casamento, o averbamento na certidão de batismo do português deverá constar seu sobrenome, certo? E aí não precisaria enviar outra certidão?

  • editado September 2020

    @willfont , as certidões de casamento OU de óbito só servem para demonstrar que aquele assento de batismo é do ascendente de quem está pedindo a cidadania. A certidão de casamento da filha NÃO servirá para fixar o nome do português!

    Você deve mandar a certidão de batismo certificada pelo Arquivo Distrital correspondente, a certidão de casamento OU de óbito para fixar nome, a certidão de nascimento em que o português apareça como o declarante do nascimento do filho até 1 ano de idade, a certidão de casamento da filha se ela trocou o nome ao casar , tudo Inteiro Teor, apostiladas.

    Do requerente, a certidão tem que ser por cópia reprográfica, apostilada e os demais documentos exigidos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.